BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (175 páginas, 1.74 Mb) pulsando aquí

 


3.2. CONCEITOS E TEORIA

Neste tópico serão descritos, de maneira a agilizar o raciocínio proposto, os conceitos teóricos mencionados na introdução visando a analisar, discutir e explicar o que se compreende como dificuldades na atual fase de expansão da indústria do GN no Brasil.

Mercado

Segundo a versão predominante, entende-se por mercado um grupo de muitos compradores e vendedores que interagem entre si, resultando na possibilidade de troca. Tal grupo é integralmente competitivo quando nenhum daqueles detenha individualmente impacto significativo sobre os preços. Nesse caso, um único preço prevalecerá: o de mercado. Além dessa posição inicial, o modelo de concorrência perfeita para o mercado, criado pela economia clássica, tem como outras características prévias:

a) Compradores e vendedores têm o mais completo conhecimento dos preços e disponibilidades a respeito do mercado local e de outras praças;

b) Inexistência de significativas economias de escala, de modo a nenhum vendedor poder crescer a ponto de tornar-se o dominante;

c) Inexistência de qualquer barreira à livre movimentação dos fatores de produção e dos empresários. Do lado da demanda além das características listadas para a oferta, ainda teria a homogeneidade do produto, ou seja, é indiferente comprar de um ou de outro vendedor.

A doutrina liberal, propugnada por SMITH e outros economistas, determina que a livre concorrência entre capitalistas constitui a situação ideal para a distribuição mais eficaz dos bens entre empresas e consumidores. Com o surgimento de monopólios e oligopólios, a livre concorrência desaparece, substituída pela controlada ou imperfeita. Para esses teóricos quando o mercado estava em desequilíbrio, a própria força do mercado o auto-regulava, significando dizer que a “mão invisível“ o levava ao equilíbrio,

3.2.1 Estrutura de Mercado

A estrutura de monopólio existe quando uma empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço sem substitutos. A de monopólio natural prevalece quando o tamanho ótimo de instalação e produção de uma empresa seria suficientemente grande para atender todo o mercado, de forma que existiria espaço para apenas uma empresa. O oligopólio forma-se quando um pequeno grupo de empresas detém a oferta de produtos e serviços.

A estrutura de monopsônio ocorre quando existe um só comprador para um produto. Nesse caso, mesmo quando existem vários produtores de um mesmo bem, os preços não são determinados pelos vendedores, mas pelo único comprador.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles