Eric Saile Oliveira Neves*
Gláucia Rodrigues Neves**
Patrícia Beatriz Da Silva Coelho***
Claudio da Silva Carvalho ****
Heriberto Wagner Amanajás Pena
DEVRY/FACI
Archivo completo en PDF
Resumo
  Este  Plano de Negócios apresenta uma Empresa de Logística  Reversa do óleo de cozinha usado que será situada na cidade de Belém, em uma  localização estratégica, no qual contará com estabelecimentos fornecedores que  serão bares, lanchonetes e restaurantes da capital, com contato feitos através  de telefone e visitas in loco nesses  locais. Tendo em vista que o  nosso Estado não conta com locais adequados de descarte deste resíduo líquido,  a Empresa PEG RETORNAR LTDA. tem como objetivo dar a destinação correta deste  óleo, de maneira sustentável e economicamente viável, contribuindo para a  economia do estado. A PEG RETORNAR LTDA. oferecerá para seus fornecedores, termos  de compromisso e certificados de sustentabilidade, além de kits de limpeza por  cada quantidade de óleo fornecido. Além de apresentar a missão da empresa e a  importância desta atitude para a construção de um mundo melhor e um futuro  promissor no quesito ambiental para as próximas gerações. E estimando os lucros  futuros, pode-se concluir viabilidade da abertura da mesma, por estimar obter  uma lucratividade de 24,1% mensalmente, superando as expectativas criadas, onde  para pequenos negócios esse valor varia entre 5% e 10%. Possui também uma  rentabilidade estimada em 37,58. 
  Palavras-chave: Plano de Negócios, Logística Reversa e Fornecedores.
Resumen
  Este plan de negocios presenta un Reverse Logistics  Company de aceite de cocina usado que se encuentra en la ciudad de Belém, en  una ubicación estratégica, el cual tendrá los establecimientos proveedores son  bares, cafeterías y restaurantes de la capital, el contacto es realizado por  teléfono y el sitio de visita estos sitios. Dado que nuestro estado no tiene  lugares apropiados para deshacerse de los residuos líquidos, la compañía PEG  RETORNO LTD. Su objetivo es dar la correcta eliminación de este aceite en un  sostenible y económicamente viable, lo que contribuye a la economía del estado.  El PEG RETORNO LTD. ofrecer a sus proveedores, términos de compromiso y de los  certificados de sostenibilidad, y kits de limpieza para la cantidad de aceite  suministrado. Además de presentar la misión de la empresa y la importancia de  este enfoque para la construcción de un mundo mejor y un futuro prometedor en  la pregunta del medio ambiente para las generaciones futuras. Y la estimación  de los beneficios futuros, se puede concluir viabilidad de la apertura de la  misma, mediante la estimación de obtener una rentabilidad de 24,1% sobre una  base mensual, superior a las expectativas creadas donde las pequeñas empresas  que el valor varía entre el 5% y el 10%. También tiene un rendimiento estimado  de 37.58.
  Palabras clave: Plan de  Negocios; Logística inversa y proveedores.
Abstract
This Business Plan presents a Reverse Logistics Company of used cooking oil that will be located in the city of Belém, in a strategic location, which will have suppliers establishments that will be bars, snack bars and restaurants in the capital, with contact made through telephone And on-site visits at these locations. Since our State does not have adequate disposal sites for this liquid waste, PEG RETORNAR LTDA. Has the objective of giving the correct destination of this oil, in a sustainable and economically viable way, contributing to the economy of the state. PEG RETORNAR LTDA. Will offer to its suppliers, commitment terms and sustainability certificates, as well as cleaning kits for each quantity of oil supplied. In addition to presenting the mission of the company and the importance of this attitude for the construction of a better world and a promising future in the environmental issue for the next generations. And estimating future profits, it is possible to conclude that it is feasible to open it by estimating a profitability of 24.1% monthly, surpassing the expectations created, where for small businesses this value varies between 5% and 10%. It also has an estimated profitability of 37.58.
Keywords: Business Plan; Reverse Logistics and Suppliers.
Para citar este artículo puede uitlizar el siguiente formato: 
 Eric Saile Oliveira Neves, Gláucia Rodrigues Neves, Patrícia Beatriz Da Silva Coelho, Claudio da Silva Carvalho y Heriberto Wagner Amanajás Pena (2017): “Logística reversa do óleo de cozinha: uma aplicação empresarial da Peg Retornar”, Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, Brasil, (abril 2017). En línea: 
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/17/pegretornar.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/br17pegretornar
O  descarte incorreto de resíduos no ambiente vem causando grandes problemas  ambientais em nosso planeta. Isso se dá pela falta de consciência ou cultura da  população no que diz respeito à destinação correta destes resíduos. Para tentar  reverter esta problemática, a logística reversa traz como solução a redução do  descarte incorreto destes resíduos, como também, uma oportunidade de negócio que  contribua na geração de alternativas sociais, ambientais e econômicas para a  sociedade.
   Um destes  resíduos que originam problemas ambientais é o óleo de cozinha usado. Quando  descartado incorretamente causa vários danos ambientais e econômicos para as  cidades, como por exemplo: Entupimento dos canos dos sistemas de esgoto, contaminação  dos lençóis freáticos e o aumento dos custos nos processos de tratamento das  estações de água.
   Diante  disto, a PEG RETORNAR LTDA. será uma empresa voltada ao mercado de logística  reversa do resíduo de óleo de fritura. A empresa se localizará na cidade de  Belém do Pará, no Bairro da Pedreira. Se  responsabilizará pela coleta do óleo de cozinha usado do ponto de consumo até o  ponto de reaproveitamento ou reprocessamento deste material, sendo coletado  inicialmente em bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis na região de Belém.
   Nossas principais atividades serão coletar o óleo de cozinha  usado nos estabelecimentos informados acima, acondicionar este material, trata-lo  retirando os resíduos de alimentos/água e transportar este óleo limpo para as  empresas que irão utiliza-lo no seu processo produtivo.  Será comercializado para empresas do ramo industrial que buscam de maneira  sustentável utiliza-lo como matéria-prima, o produto já reciclado, em seu  processo produtivo. Ele pode ser utilizado em diversos seguimentos da  indústria, como: 
   - Produção de sabão e detergente;
   - Tintas a óleo;
   - Massas de vidraceiro;
   - Telhado ecológico;
   - Asfalto ecológico;
   - Produção de biodiesel, e outros.
PEG RETORNAR LTDA. será uma empresa voltada ao mercado de  logística reversa, de resíduos de óleo de fritura. Ela se situará no bairro da  pedreira da cidade de Belém do Pará. Terá como  responsabilidade coletar este resíduo do ponto de consumo (bares, restaurantes,  lanchonetes e hotéis), tratá-lo e transportá-lo até o ponto de venda do óleo  limpo, que será introduzido como matéria-prima da fabricação de produtos como:
   - Sabão e detergente;
   - Tintas a óleo;
   - Massas de vidraceiro;
   - Telhado ecológico;
   - Asfalto ecológico;
   - Biodiesel, e outros.
A PEG RETONAR LTDA será uma  empresa de logística reversa responsável pelo retorno e reciclagem correta do  óleo de cozinha usado nos bares, lanchonetes e restaurantes da capital  paraense. A empresa se localizará na Travessa Barão do Triunfo, S/N, entre  Pedro Miranda e Marquês de Herval no bairro da pedreira, em Belém-PA. A  localização foi escolhida estrategicamente por se situar próximo aos locais de  coleta do óleo de cozinha usado, além de tratar-se de um espaço físico adequado  para exercer tal atividade.
   O principal objetivo da  empresa é dar a destinação correta deste resíduo líquido, de forma sustentável  e economicamente viável, contribuindo para a economia do estado.
2.2  ATIVIDADES SETORIAS
               A empresa atuará no ramo de serviços,  coletando o óleo vegetal usado em restaurantes, bares hotéis cadastrados juntos  à empresa, que será vendido posteriormente, tendo sido reciclado, para empresas  que o utilizam como matéria-prima.
A empresa pretende ser uma sociedade limitada, por se tratar de uma microempresa na qual o capital social se restringirá aos próprios sócios.
 O regime tributário em que a empresa se  enquadra é o regime simples devido o faturamento anual estar dentro dos valores  de até R$225.000,00 (duzentos e vinte e cinco mil reais).
   Sistema  integrado de pagamento de impostos e contribuições das microempresas e empresas  de pequeno porte (simples) é um regime tributário diferenciado, simplificado e  favorecido, aplicável às pessoas jurídicas consideradas como microempresas e  empresas de pequeno porte, considera-se empresa de pequeno porte, para efeito  do simples, a pessoa jurídica que tenha auferido, no ano-calendário, receita  bruta de até R$225.000,00 (duzentos e vinte e cinco mil reais)
   O cálculo  simplificado do valor a ser recolhido, apurado com base na aplicação de  alíquotas unificadas e progressivas, fixadas em lei, incidentes sobre uma única  base, a receita bruta mensal. A inscrição no simples implica pagamento mensal  unificado dos seguintes impostos e contribuições:
Foi realizada uma pesquisa de mercado qualitativa e  quantitativa em 18 empresas do ramo alimentício localizadas no Bairro Umarizal  em Belém, com intuito de conhecera realidade local na coleta de óleo usado de  cozinha que a PEG Retornar está querendo se inserir.  Neste sentido aplicou-se questionários com  perguntas abertas e fechadas em bares, restaurantes e lanchonete, buscando  informações de como deve ser o descarte correto do óleo de cozinha usado nestes  estabelecimentos, assim como conhecer o cenário atual deste ramo.
   Com isso, foi realizada a apuração dos dados obtidos na  pesquisa.
Nesse gráfico apresenta-se o ramo de atividade das empresas entrevistadas, observou-se, que conforme o universo da pesquisa, 39% são lanchonetes; 28% são bares e 33% são restaurantes.
Nesse gráfico é apresentado  se as empresas possuem preocupações em relação as questões ambientais e a  disposição adequada final dos resíduos.
   Pode-se observar que 94% das  empresas entrevistadas têm a preocupação com o descarte correto de resíduos, no  qual 6% não se mostraram interessados com essa questão.
Nesse gráfico foi questionado se as empresas praticavam o descarte correto dos resíduos em questão. Observou-se que, apesar da maioria das empresas preocupar-se com a questão do descarte correto de resíduos, só davam destinação correta ao óleo de cozinha usado, isto porque não existem empresas que coletem os demais resíduos (latas, papel/papelão, vidros) para dar a devida destinação final.
Conforme mostrado no gráfico acima, pode-se observar que as empresas entrevistadas estão dispostas a contribuir para uma empresa de logística reversa que se responsabiliza com o descarte correto de resíduos, sejam eles líquidos ou sólidos.
Acima pode-se observar que 94% das estabelecimentos  entrevistados já possuem parcerias com empresas responsáveis pela destinação  correta de resíduos. No entanto, se tratam apenas de organizações que coletam  óleo de cozinha usado, não trabalhando com os demais tipos de resíduos  descartados pelos estabelecimentos.
   Observa-se que 6% não possuem nenhum tipo de parceria com  empresas responsáveis pela logística reversa dos resíduos.
No gráfico acima, é informado quais as empresas que praticam a logística reversa do óleo de cozinha usado nos estabelecimentos que têm essa parceria. Observa-se que 50% dos estabelecimento atendidos por esse tipo de serviço, desconhecem qual organização é responsável pela coleta em suas empresas. Isso mostra que essas empresas não se preocupam em promover seu serviço adequadamente.
Nesta questão, verificou-se a quantidade de óleo de cozinha usado, no qual a soma do universo de 18 empresas pesquisadas descartam, em média, mensalmente. Esta quantidade foi de 1.350 litros de óleo vegetal usado. Essa questão é de demasia importância para a PEG RETORNAR, pois, com ela, observou-se, além de que a região metropolitana de Belém possui muitos estabelecimentos do ramo alimentício, eles também descartam uma boa quantidade de óleo, o que pode beneficiar a empresa, trazendo viabilidade no negócio.
Conforme o gráfico acima, observa-se que 61% das empresas que são responsáveis pela coleta do óleo de cozinha nos estabelecimentos entrevistados, não oferecem nenhum tipo de benefício ou qualquer outra contrapartida. 28% dessas empresas oferecem somente uma declaração no qual afirma que o estabelecimento pratica a destinação correta do óleo de cozinha usado. Por fim, 11% trocam por Kit Limpeza, independentemente da quantidade de óleo coletado.
Descrição do Produto
   A empresa PEG RETORNAR LTDA. terá como produto a venda do  óleo vegetal fino (reciclado) a partir do óleo de cozinha usado. Para isso, a  empresa estabelecerá todos os cuidados com a coleta do óleo usado que será  feito através de clientes cadastrados, armazenamento em tanques apropriados e  distribuição feita por caminhões adequados, obedecendo todas as legislações  ambientais e operacionais, assim oferecendo toda a segurança do produto ao  nosso cliente.
Descrição dos Clientes
   Por ser um nicho de mercado pouco explorado na cidade de  Belém do Pará, o setor de coleta de resíduos liquido e sólidos vem ganhado  grande visibilidade no âmbito dos negócios. Isto vem acontecendo devido a  grande preocupação com o descarte correto destes resíduos, assim como, um novo  setor com um potencial enorme na geração de renda e emprego para a nossa  cidade.
   Neste contexto, o resíduo de óleo vegetal usado vem trazendo várias  oportunidades de negócios para a sua utilização como matéria-prima, como por  exemplo: fabricação do biodiesel, materiais de limpeza (Sabão em barra e  detergentes), sabonetes líquidos para higiene pessoal, preparação de ração  animal, etc.
Descrição dos Concorrentes
   Conforme pesquisa de mercado realizado, apesar de esse setor  de coleta de óleo de cozinha usado ser pouco explorado em grande escala na cidade  de Belém do Pará, há algumas empresas que fazem essa coleta, são elas:
  A) NORTE ÓLEO: Situada na cidade  de Santa Izabel do Pará, próximo a capital paraense, vem atuando no mercado de  coleta de óleo usado desde 2009, possuindo uma estrutura adequada para coleta e  reciclagem desse material. Possui parcerias com grandes redes de fast-food na região metropolitana de  Belém. 
  B) RECÓLEO: Empresa que  possui grande know-how na coleta de  óleo vegetal usado, vem atuando desde 2004 neste ramo. Situada em Belo Horizonte  MG, mas com uma franquia em Belém, traz consigo uma vasta experiência,  fornecendo apoio necessário para sua franquia na operacionalização de coleta  desse óleo usado. 
  C)  ECO CELPA: Um projeto da empresa  CELPA (Centrais Elétricas do Pará), que fornece energia elétrica para o Estado  do Pará, vem com um objetivo de incentivar a prática da coleta seletiva de  resíduos, dentre eles o óleo de cozinha usado. Tendo como contrapartida  descontos nas contas de energia dos consumidores que entregam à ela o óleo  usado.
Quanto aos Fornecedores
   Mediante a pesquisa de mercado realizada, verificou-se que  nossos principais fornecedores serão bares, restaurantes e lanchonetes da região  metropolitana de Belém, que utilizam o óleo vegetal.
Quanto as Estratégias  Promocionais
   O Produto
   Trata-se do óleo de cozinha usado, no qual passará por um  processo de peneiragem, purificação e decantação para venda aos nossos  clientes, que utilizarão como matéria-prima na produção do biodiesel, sabão,  detergentes e entre outros.
  O  Preço
   Ofereceremos um preço compatível com o praticado no mercado.  Nós seremos diferenciados pelo compromisso nas nossas entregas, pela qualidade  do nosso produto e pela transparência e ética com nossos clientes e  fornecedores.
A Política Promocional  Promoção 
   Iremos promover a nossa empresa através das redes sociais (facebook, twitter e instagram),  site próprio no qual será divulgado a estrutura completa da mesma, nossos  serviços e diferenciais e panfletagem em nossos potenciais fornecedores.
A Praça
   A empresa participará de feiras, workshops e seminários relacionados a importância do descarte  correto e reciclagem para o meio ambiente. Visitas porta a porta em bares,  restaurantes e lanchonetes para apresentar nossa empresa e fornecer informações  sobre o esse descarte correto do óleo usado.
Quanto a Estrutura de  Comercialização
   A comercialização do óleo já refinado será feita através de  vendas diretas realizadas por contato telefônico, com empresas que utilizam  este óleo como matéria-prima para produzir seus produtos, como por exemplo,  biocombustível, sabão, tintas à base de óleo, dentre outros.  
Quanto a Análise SWOT
   De acordo com o estudo, foi elaborado uma Matriz SWOT para  apresentar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da Empresa  PEG RETORNAR LTDA.
  Pontos Fortes
   Levando em consideração a pesquisa de mercado realizada nos estabelecimentos  fornecedores, observou-se que a PEG RETONAR LTDA. terá pontos fortes em relação  a concorrência. As empresas concorrentes não oferecem certificação aos  fornecedores de óleo de cozinha usado, assim como, dão apenas benefícios  representativos que não suprem as necessidades legítimas dos fornecedores em  troca da doação desse óleo. Deste modo, a PEG RETORNAR LTDA. oferecerá tal  certificação da própria empresa, que os fornecedores poderão utilizar como um  meio diferencial de mostrar aos seus clientes sua preocupação com o meio  ambiente, sustentabilidade e o descarte correto dos resíduos, neste caso do  óleo de cozinha usado. Além de oferecer, de acordo com a quantidade por litro  coletado desses estabelecimentos de óleo de cozinha usado, produtos de limpeza,  como por exemplo: rodo, água sanitária, vassoura, detergente, entre outros.
   Bem como, estreitará o relacionamento com seus fornecedores  através de políticas de marketing de relacionamento para buscar informações de  suas necessidades legítimas para oferecer cada vez mais serviços eficientes à  eles.
   Outro ponto importante, é a formação e conhecimento dos  sócios em Logística Empresarial, Administração e Engenharia de Produção que  pode favorecer um melhor desenvolvimento da PEG RETORNAR LTDA. em relação à sua  concorrência.
   Por fim, mostrará a importância do descarte correto do óleo  vegetal usado através de folders,  redes sociais, mini palestras nas empresas fornecedoras, assim como apresentar  qual destinação esse óleo terá.
Pontos Fracos
   Tendo em vista que a PEG RETORNAR LTDA. ainda pretende se  inserir no mercado de Logística Reversa do óleo de cozinha usado na região  metropolitana da capital paraense, terá como desafio suprir algumas fraquezas  relacionadas na análise SWOT acima.
   A empresa começará com uma equipe de trabalho reduzida que  pode dificultar um pouco a operacionalização de nossas atividades em relação  aos nossos concorrentes que já fazem essa prática há algum tempo. Isto também  restringirá a empresa a atender um quantitativo alto de fornecedores e  clientes, visto que será uma empresa recente no mercado paraense.
Oportunidades
   Vislumbra-se como oportunidade a criação de Leis Municipais  que exigem dos estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como  restaurantes, lanchonetes e bares, o descarte correto dos resíduos sólidos e  líquidos, assim como uma fiscalização mais efetiva dos órgãos públicos  competentes em relação a essa prática.
   A partir dessas exigências, a demanda do descarte correto de  resíduos aumentará significativamente, proporcionando uma maior oportunidade de  crescimento neste ramo da Logística Reversa.
   Analisou-se também que as empresas concorrentes não oferecem  aos seus fornecedores uma contrapartida efetiva que fidelize as mesmas a  fornecerem seu óleo usado.
Ameaças
   Mediante pesquisa realizada, observou-se que a maioria dos  clientes interessados na compra do óleo de cozinha usado situam-se fora do  estado do Pará, o que pode ser uma potencial ameaça para a viabilidade  econômica e financeira da empresa, tendo em vista, também, que o cenário  político-econômico atual do país encontra-se fragilizado.
   Outra ameaça considerável é a instalação de novas empresas no  ramo de Logística Reversa do óleo de cozinha usado, além das empresas já  existentes no mercado.
  CONCLUSÕES
Conforme observado na pesquisa de mercado realizada, verificou-se que as empresas atuantes no mercado possuem poucos diferenciais competitivos entre si. Neste sentido, a PEG RETORNAR LTDA. criou diferenciais competitivos visando conquistar e manter fornecedores e clientes.
Outro diferencial competitivo da PEG RETORNAR LTDA. para com seus fornecedores, é o certificado que mostra que o estabelecimento pratica ações de responsabilidade socioambiental, pois descarta corretamente o óleo vegetal usado, ajudando a conservação do meio ambiente, além de contribuir com a geração de emprego e renda na economia do estado. Este certificado poderá servir como um diferencial competitivo do próprio estabelecimento, visto que, as pessoas hoje, estão cada vez mais preocupadas com questões ambientais. Segue abaixo o modelo do Certificado oferecido pela PEG RETORNAR LTDA.:
A PEG  RETORNAR LTDA. apresentará funcionamento de oito horas diárias, ou seja,  quarenta horas semanais compreendidas de segunda-feira a sexta-feira das 8h às  18h com duas horas de intervalo para almoço dos colaboradores. O recebimento de matérias-primas será  realizado semanalmente até às 16:00 para que o material seja conferido e  estocado apropriadamente. Esse tempo para recebimento será considerado pelo programador  de produção. 
   A empresa dará total suporte aos seus  funcionários com capacitação e treinamento adequado para desenvolverem suas  funções. Para colaboradores que já possuírem maior experiência no cargo,  lançaremos oportunidades de participarem de cursos de aperfeiçoamento conforme  cada necessidade, posteriormente os mesmos participarão das reuniões semanais  para compartilharem seus conhecimentos com os demais funcionários e assim  divulgarem as novas técnicas aplicadas no trabalho. Mensalmente cada superior irá  levantar possibilidades de realização de novos treinamentos externos de acordo  com a necessidade estudada.
   No caso de novos funcionários, o mesmo  deverá ser acompanhado por seu superior ou um colaborador mais experiente para  acompanhar seu processo de integração na empresa. Esse tempo de adaptação deverá  ser realizado durante seu período de efetivação na PEG RETORNAR LTDA.
A Avaliação de  Desempenho será uma das ferramentas mais importantes na gestão de pessoas  da PEG RETORNAR LTDA., pois a mesma objetiva analisar o desempenho individual  do colaborador, no sentido do seu comportamento individual como, também, no seu  desempenho com a equipe.
   Com o  resultado do processo é possível constatar se a postura individual e  coletiva do funcionário está de acordo com a cultura da empresa. E caso positivo,  será verificado o que fazer para que os demais sigam o exemplo do colaborador  em questão. No contrário, será preciso entender os fatos para que o funcionário  seja ajudado a desempenhar suas funções. 
   Então, pode-se concluir viabilidade da  inclusão da Empresa PEG RETORNAR LTDA. no mercado, por obter 24,1% de  lucratividade mensal, valor acima do estimado de 5% a 10%. Possui também uma  ótima rentabilidade estimada de 37,58%. É possível observar que através da  análise da lucratividade estimada pela DRE e o investimento total, a empresa  terá o retorno do investimento em aproximadamente em  32 meses, enfatizando assim a viabilidade da PEG  RETORNAR LTDA.
   Além da viabilidade financeira da PEG  RETORNAR, pode-se vislumbrar, também, a viabilidade socioambiental do negócio,  pois verifica-se que a empresa oferece uma solução otimizada no descarte  correto do óleo de cozinha usado de forma responsável e profissional e  contribui tanto para geração de renda como para preservação do meio ambiente. 
   E como perspectivas futuras, a empresa  buscará investir em infraestrutura para recolher outros tipos de resíduos, como  por exemplo: latas de alumínio, papelão e vidros. Logico, que a empresa tem a  ciência de que a expansão da PEG RETORNAR vai depender do crescimento  progressivo da empresa e do cenário adequado da economia Local.
  
   REFERÊNCIAS
GODOY, Priscila Oliveira de; OLISKOVICZ, Katiucia; BERNARDINO, Vânia Maria; CHAVES, Wellington R.; PIVA, Carla Dal; RIGO, Ana Silvia Nalevaiko. Consciência limpa: reciclando o óleo de cozinha. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente. Campo Grande, MS, v. 13, n. 17. 2010.
JUSTINO, Ana Luiza et al. A engenharia de produzir sabonetes com óleo vegetal: uma produção sustentável. Belo Horizonte, MG, v. 4, n. 2, p. 19-28. Edição Especial Interdisciplinaridade, 2011. Editora UniBH. Disponível em: <www.unibh.br/revistas/exacta/> Acesso: 23 abr. 2016.
MEI, Leonardo Bizari; CHRISTIANI, Vitor Sanches, LEITE, Paulo Roberto. A logística reversa no retorno do óleo de cozinha usado. XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, RJ, 4 a 7 de setembro de 2011.
MENDONÇA, Jane Correa Alves; COSTA, Giane Prata da. Estudo da implantação de uma fábrica de sabão ecológico segundo os princípios socioambiental. Manhuaçu, MG. 2009.
MIGUEL, Camile Rodrigues. Coleta seletiva para reciclagem do óleo vegetal em estabelecimentos localizados no município de Florianópolis. Estudo de caso: Programa de reciclagem de óleo de cozinha – REOLEO. (Curso de Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Criciúma, SC. 2010.
NUNES, Ivany Araújo. Reciclagem de óleo residual de frituras nas indústrias alimentícias: um estudo de caso. (Curso de Graduação em Administração à Distância) – Universidade de Brasília – UNB. Palmas, TO. 2011
PADOAN, Aquino Rosa. Plano de ações estratégicas para a empresa Coleto óleo Vegetal Saturado Ltda. (Curso de Bacharelado em Administração) – Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Canoas, RS. 2011.
PEZZINI, Elissandro. Plano de Negócios: Viabilidade de instalação da empresa de reciclagem e coleta de óleo vegetal usado na cidade de Passo Fundo. (Curso de Graduação em Administração) – Faculdade Anhanguera de Passo Fundo – FAPLAN. Passo Fundo, RS. 2009.
PINTO-COELHO, Ricardo Motta; FREITAS, Nivia Sueli de; MENECUCCI, Roberto Góes. Manual do Franqueado. Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleos, Ltda. Belo Horizonte, 2008.
SANTOS, Doralice Cesar dos; OLIVEIRA, Antonio Fernandes de. Um estudo de viabilidade e implementação do projeto INOVAR. Pimenta Bueno, RO. 2014.
SCHEFFER, Deise; SIMONETTO, Eugenio. Descarte do óleo de cozinha: uma análise dos procedimentos nas maiores cidades do Rio Grande do Sul. 4° Fórum Internacional Ecoinovar. Santa Maria, RS, 26 a 28 de agosto de 2015.
ULBANERE, Rubens Carneiro; SOUZA, Cássio Daniel de. Logística reversa aplicada ao descarte do óleo de cozinha: uma ação a favor da segurança socioambiental. Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Campus Guarujá. Guarujá, SP. 2011.
** Gláucia Rodrigues Neves, casada, brasileira, paraense, nascida em 11/08/1989, bacharel em Administração pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Ideal (FACI/DEVRY), possui Inglês Intermediário. Atualmente atua como Analista Administrativo em uma Construtora na cidade de Belém-PA.
*** Patrícia Beatriz da Silva Coelho, solteira, brasileira, nascida em 04/11/1989, bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA), especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Ideal (FACI/DEVRY), graduanda de Direito na Faculdade Estácio de Sá do Pará (FAP), possui Inglês Avançado.
**** Mestrando em Ciência Política na Universidade Federal do Pará, possui Pós Graduação pela Universidade Estácio de Sá em Direito Penal e Processual Penal(2001) graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (1996) , graduação em bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1991) e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1992). Atualmente é assistente legislativo - Assembleia Legislativa do Estado do Pará e outro Professor da DeVry Faci (Belém - Pará). Tem experiência na área de Sociologia e Direito.
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.
Este artículo es editado por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.