Tesis doctorales de Economía


CONTÁGIO ENTRE MERCADOS DE ACÇÕES DE PAÍSES DESENVOLVIDOS: UM ESTUDO DE PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CHOQUES DE RENDIBILIDADE NUM CONTEXTO DE EPISÓDIOS DE CRISES FINANCEIRAS

Júlio Fernando Seara Sequeira da Mota Lobão



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (385 páginas, 1,18 Mb) pulsando aquí

 

 

 

b) Problemas de Agência

Estes modelos consideram que os riscos de reputação dos gestores de investimentos e analistas de mercado e a avaliação do desempenho destes agentes em termos relativos conduzem à ocorrência de comportamentos de imitação. Nestas condições, em resultado dos problemas de agência gerados, cada agente terá incentivos para imitar as decisões dos restantes agentes por forma a convencer o principal de que possui capacidades superiores.

Uma primeira causa dos problemas de agência relaciona-se com os riscos de reputação. Se as competências de um determinado gestor de investimentos na escolha das acções a adquirir e a alienar forem desconhecidas tanto do próprio gestor como do mercado de trabalho em que esse profissional se insere, uma actuação imitativa em relação aos restantes gestores de investimento poderá permitir a continuação dessa incerteza. Neste caso estaremos perante um herd behavior com base na reputação (Scharfstein e Stein, 1990; Chevalier e Ellison, 1999).

O segundo motivo subjacente aos problemas de agência pode ser encontrado nos incentivos baseados em critérios relativos. De facto, os critérios de remuneração dos agentes de mercado podem também constituir uma das causas de herd behavior. Especificamente, se os incentivos desses agentes assentarem em critérios relativos de desempenho, as escolhas das carteiras podem ser afectadas, principalmente no caso dos gestores de investimentos que passam a desejar maximizar o seu desempenho já não em termos absolutos, mas em termos relativos (Roll, 1992; Brennan, 1993; Maug e Naik, 1996).

Apesar da relação entre a imitação por problemas de agência e o contágio internacional não estar ainda formalizada na literatura, a motivação subjacente à existência de riscos de reputação e de incentivos baseados em critérios relativos pode justificar que os gestores de investimentos internacionais imitem as decisões dos investidores considerados como de referência, frequentemente os investidores institucionais de maior dimensão ou rendibilidade mais elevada, dando assim origem a um aumento do comovimento entre os mercados financeiros internacionais, fenómeno associado frequentemente à presença do fenómeno de contágio.

c) Ineficiências Informacionais

Os modelos que consideram as ineficiências informacionais como causa de herd behavior centram-se no estudo dos padrões de aquisição de informação por parte dos investidores. O herding ocorre quando os investidores escolhem obter informações acerca dos mesmos activos ou a partir das mesmas fontes de informação ou quando os investidores só processam uma determinada informação se muitos outros também o fizerem.

Uma das causas de herd behavior mais frequentemente referida na literatura prende-se com a questão da eficiência informacional dos mercados, ou seja, à forma como a informação se reflecte nos preços. As situações de ineficiência informacional potencialmente geradoras de herd behavior e, quando se consideram vários mercados, de efeitos de contágio surgem sempre que exista uma afectação incorrecta dos esforços de pesquisa e investigação dos agentes no sentido de calcular o valor dos activos cotados no mercado o que traduz, na maioria dos casos, a percepção de que existem vantagens em assimilar informações já conhecidas por outros agentes e em não aproveitar toda a informação disponível.

Num mercado com muitos investidores, o valor de uma determinada informação acerca de um activo pode ser muito reduzido se esse activo proporcionar um rendimento diminuto e se nenhum outro investidor processar a mesma informação. Se, por outro lado, muitos investidores utilizarem tal informação, o preço ajusta-se, remunerando os agentes que dela dispuseram em primeiro lugar. Por isso, pode ser que, neste último caso, seja vantajoso para os agentes que se proceda a alguma coordenação dos seus esforços na recolha de informação acerca do valor do activo. A afectação não eficiente do esforço individual que as vantagens da coordenação configuram pode estar relacionada, como sugerem Froot et al. (1992) e Hirshleifer et al. (1994), com o facto de os agentes orientarem a sua actuação por objectivos de curto prazo.

No contexto do contágio internacional, os comportamentos de herding por motivo de ineficiências informacionais permitem explicar o facto de alguns mercados internacionais receberem uma atenção substancial por parte dos investidores enquanto que outros de características similares são praticamente ignorados. Além disso, a actuação dos investidores em mercados com ineficiências informacionais tenderá a provocar uma maior persistência nos movimentos dos preços. Pode estabelecer-se uma relação de causalidade entre essa persistência dos preços e o contágio internacional se se assistir, em simultâneo, à utilização reiterada dos mesmos segmentos de informação em diversos mercados que, por essa via, acabam por apresentar um padrão de comovimento superior ao que se observaria se a informação disponível fosse utilizada de forma eficiente pelos agentes.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios