Tesis doctorales de Economía


ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA INDÚSTRIA DA CERÂMICA DE REVESTIMENTO VIA ÚMIDA NO BRASIL E NA ESPANHA

Yolanda Vieira de Abreu



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (119 páginas, 722 kb) pulsando aquí

 

 

 

4.2. Descrição do processo de produção, via úmida, em sua totalidade

A seguir será descrito um exemplo de processo da produção de cerâmica para revestimento via úmida. Deve-se considerar que a tecnologia utilizada é a mesma tanto nas ICRVU brasileira, como espanhola. A descrição do processo será realizada a partir da chegada na fábrica da matéria-prima natural (ver Figura 14).

• Chegada da matéria-prima natural. Algumas dessas matérias-primas são: vários tipos de argilas, talco, feldspato, chamote e filito. No interior da fábrica, as mesmas são estocadas em “boxes” com paredes laterais em concreto armado, de forma individual.

Posteriormente entram no processo de pesagem, visando atender à formulação previamente definida.

• Depois da formulação, a massa é transportada, através de correias, sendo descarregada em moinhos de bolas contínuos de 32.000 litros, para o processo de moagem. O moinho trabalha em torno de 5 a 6 h para produção de piso e de 7 a 7h30 para produção de azulejo. Após a moagem tem-se como produto a barbotina (líquida), que é estocada em tanques com agitadores. No descarregamento passa por 2 peneiras com malhas, sendo, então, conduzida, por bombas apropriadas, ao tanque “alimentador” do atomizador.

• O atomizador é composto de um gerador de ar quente que produz calor a 960ºC. Tal gerador transfere para o atomizador gases à uma temperatura de 560º C. Bombas de alta pressão lançam a barbotina no seu interior na forma de “spray”. A barbotina ao encontrar o ar quente gerado, tem o seu conteúdo de água evaporado para o exterior da fábrica, em forma de vapor d’água, e a parte sólida cai sobre uma correia transportadora na parte inferior do atomizador. Esta parte sólida é chamada de pó atomizado. A produção é de 500 t/h de pó, com uma umidade de 6,5 a 7,2 %.

• Após a atomização, o pó é armazenado em silos para homogeneização. Logo após é lançado em cavidades de prensas hidráulicas, onde é submetido a alta pressão, já apresentando nesta etapa – condicionado por ferramentas instaladas – a sua forma definitiva, denominada suporte ou “biscoito”.

• Essa forma definitiva (que pode ser o suporte tanto para piso como para revestimento de parede) é encaminhada para o secador. Esta etapa se destina a preparar a superfície do suporte para o acabamento superficial, começando pela secagem das peças, visando retirar a umidade existente, melhorar sua resistência mecânica e agregar temperatura à peça para o trabalho de esmaltação. A temperatura de saída, dependendo do formato, é de 90o a 120ºC.

• A próxima etapa é a esmaltação, onde o produto começa a ser preparado para o processo de acabamento superficial, atendendo a todas as características de superfície definidas para o produto em questão ocorrendo a deposição de esmalte para a vitrificação e decoração.

• Os produtos gerados pelas linhas de esmaltação são dirigidos a um estoque intermediário (denominado “pulmão”), antes da alimentação dos fornos. Tal procedimento visa a estocagem desses produtos prontos para entrar no forno evitando interrupções na alimentação e a perda de eficiência do equipamento.

• O produto esmaltado segue posteriormente para o forno, que através de curva de queima e atmosfera interna controlada, efetua a queima do suporte e das deposições efetuadas na linha de esmaltação, dando a característica final do produto.

• Na saída do forno está instalada uma máquina de escolha automática, onde os efeitos superficiais são verificados visualmente pelo operador e as outras características essenciais para o atendimento das especificações, feitas pela própria máquina.

• Após os processos de escolha e classificação as peças são liberadas para o encaixotamento e identificação de qualidade e bitola, seguindo posteriormente para a paletização automática. Completos, os estrados (os paletes) são retirados por empilhadeiras e estocados na expedição.

Quase todas as empresas realizam o processo de produção via úmida, passando pelas mesmas etapas. As que utilizam processos de biqueima ou terceira queima, têm uma ou duas etapas a mais de queima. Porém, a maioria das empresas realiza monoqueima e a terceira queima, quando necessario, pode ser efetuada tanto pela própria empresa, quanto por outra para isso contratada. A terceira queima somente é para peças especiais. A grande diferença na produção está entre o uso das fontes de energia para produzir energia térmica e elétrica. Tal afirmação é verdadeira, mesmo com relação à comparação com a indústria espanhola.

Os equipamentos que mais consomem energia, no setor de revestimento cerâmico, tanto espanhol, quanto brasileiro, são para a energia térmica os fornos, atomizadores, prensas e secadores e para a energia elétrica os moinhos. Mais informações sobre estes equipamentos serão fornecidas no item 4.3 a seguir.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios