Revista: CCCSS Contribuciones a las Ciencias Sociales
ISSN: 1988-7833


PROGRAMA UM CANTO E UM CONTO: PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL ATUANTE NO CEMEI’S (CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DO BAIRRO NOVA MONLEVADE EM JOÃO MONLEVADE – MG

Autores e infomación del artículo

Adriano José de Barros*

Mayara de Souza Coelho

Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

adrianojosebarros@yahoo.com

Resumo:
A cidade de João Monlevade Localizada na região central do estado de Minas Gerais possui 5 (cinco) CEMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil) que recebem crianças de 0 a 5 anos, localizados em distintos bairros do município. Alguns desses CEMEI’s estão bem desenvolvidos, porém há outros que ainda não dispõem de artefatos e locais, como uma biblioteca e diversidade de livros, que são importantes para o desenvolvimento da criança nessa fase, por serem municipalizados a pouco tempo.
O caráter extensionista desse projeto se evidencia na necessidade de proporcionar a um desses CEMEI’s, o CEMEI Luz aos Pequeninos, localizado no bairro Nova Monlevade, uma região mais carente da cidade, a oportunidade de ter em seu ambiente, um local para que as crianças desenvolvam o hábito de ler, de forma agradável e prazerosa, acreditando-se que quanto mais cedo as histórias forem inseridas em suas vidas, maiores as chances de elas crescerem gostando de ler.

Palavras-Chave: Projeto extensão, Leitura, Cultura, Educação, Biblioteca.

Abstract
The city of João Monlevade Located in the central region of the state of Minas Gerais has 5 (five) CEMEI's (Municipal Centers for Early Childhood Education) that receive children from 0 to 5 years old, located in different districts of the municipality. Some of these CEMEIs are well developed, but there are others that do not yet have artifacts and sites, such as a library and a diversity of books, which are important for the development of the child at that stage, because they are municipalized   shortly.
The extensionist character of this project is evident in the need to provide one of these CEMEI's, the CEMEI Luz dos Pequeninos, located in the Nova Monlevade neighborhood, a more needy region of the city, the opportunity to have in its environment a place for children to develop The habit of reading, in a pleasant and pleasurable way, believing that the sooner the stories are inserted into their lives, the more likely they are to grow up enjoying reading.

Keywords: Extension Project - Reading - Culture - Education - Library.



Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Adriano José de Barros y Mayara de Souza Coelho (2017): “PROGRAMA UM CANTO E UM CONTO: projeto de implantação de biblioteca infanto-juvenil atuante no CEMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil) do Bairro Nova Monlevade em João Monlevade – MG”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (abril-junio 2017). En línea:
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/02/cemei.html

http://hdl.handle.net/20.500.11763/cccss1702cemei


1. INTRODUÇÃO

A biblioteca tem como principal função promover o acesso e a disseminação da informação e literária, contribuindo na formação do ser e de uma sociedade mais íntegra, em seu viés cultural, a biblioteca agrega a estes princípios o cunho de agente de inclusão social e integração deste ser a sociedade da informação, defendendo a missão de incentivar, difundir e democratizar o acesso à cultura e a informação, auxiliando a educação de crianças adolescentes e jovens.

[...] surgem cheias de energia, iniciativas de constituição de espaços de leitura e acesso ao livro, denominados por seus idealizadores como bibliotecas comunitárias, ligadas ou não a organizações comunitárias, articuladas ou não a outras instâncias, respondendo a uma necessidade percebida por um grupo e alavancada pelo esforço coletivo da própria
comunidade. (MACHADO, 2006).

O projeto de implantação de biblioteca CEMEI Luz aos Pequeninos, surge com a problemática de desenvolver uma unidade informacional atuante no Bairro, situada no bairro Nova Monlevade, atende 151 alunos, com faixa etária até 5 anos. Sua solução se faz pertinente através de ações que alicercem o ingresso desta biblioteca na escola, devido a inexistência de tal estrutura educacional no CEMEI escolhido para o projeto, sendo ferramenta ativa com a finalidade de ser um centro de desenvolvimento de transmissão de conhecimento para a educação infantil, sendo que o CEMEI e amparado e administrado pela prefeitura da cidade do projeto.

“A biblioteca tem um papel fundamental dentro da sociedade, pois leva o conhecimento ao público leitor, formando a ideia de cidadania e exercendo a democracia. ” (COSTA, 2014).

A passagem acima, de Costa (2014) demonstra a relação estreita entre o ser humano e a leitura. Esse paradigma mostra a leitura como um indutor do conhecimento científico educacional, desenvolvendo novas visões e suportes para o aprendizado de forma evolutiva e interdisciplinar do aluno. Nesta linha de pensamento a literatura por meio das bibliotecas são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais. Assim pode-se observar a conectividade humana nas relações básicas do mundo no qual a literatura através da biblioteca cria novas concepções. Diante desse fato, tem-se o nascimento do princípio de mudanças e revoluções dos setores da produtividade do aluno formando seu caráter crítico e literário.
A relevância do projeto envolve a importância da literatura por meio da biblioteca na contemporaneidade através da compressão os processos de transformação na sociedade. Os usos das bibliotecas, na forma do meio de compartilhamento literário, podem contribuir de forma significativa para que a escola possa praticar uma visão mais abrangente, gerar conhecimento, reflexões e construir práticas pedagógicas em sintonia com um mundo que age e se organiza no ensino.
Assim, a proposta do projeto surgiu de uma inquietação dos pesquisadores ao perceber, no cotidiano, do CEMEI as dificuldades, devido falta de estrutura pertinente ao desenvolvimento de ações que tentem a conciliar e relacionar o conhecimento exposto na literária pela leitura diária, somado às necessidades da vida prática do aluno. Além dessas dificuldades relatadas por professores e alunos sobre a falta de tal ferramenta educacional, constituindo-se em entraves ao ensino.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO PROJETO 
O Bairro Nova Monlevade é um bairro que faz parte do território da cidade de João Monlevade no estado de Minas Gerais a cidade tem uma caracterização metalúrgica devido a abrigar uma das empresas de grande tradição na área à Arcelor Mittal.
  
MATERIAIS E MÉTODOS
A abordagem preliminar deste projeto constituiu-se em desenvolvimentos de campanhas de arrecadação de livros com foco em escolas particulares da cidade de João Monlevade, instalação de pontos de coletas de livros nas escolas estaduais e nas universidades que estão no território da cidade como UFOP-Universidade Federal de Ouro Preto e UEMG - Universidade Estadual de João Monlevade, em prol do acervo da nova biblioteca CEMEI Luz aos Pequeninos.
Após a arrecadação foi feita a primeira triagem selecionando os livros que possuíam condições de uso e adequação a leitura na Educação Infantil.
O resultado da campanha foi a arrecadação de um total de 531 livros infantis, além de 102 livros didáticos com abordagens desde a Educação Infantil até alunos do 5º ano.  Dos 531 livros infantis arrecadados, 496 foram aproveitados, sendo 330 doados para o CEMEI Luz aos Pequeninos Nova Monlevade, 66 para o CEMEI Luz aos Pequeninos, Filial – Loanda e 100 para o CEMEI Imaculada Conceição no Bairro Promorar localizado na mesma cidade do projeto, como se pode ser visualizado no gráfico 02.

Como o número de livros arrecadados foi maior que a expectativa, outros dois CEMEIs, com bibliotecas já organizadas, porém com acervo menor, também foram agraciados pelas doações de livros sendo estes didáticos assim foram doados para a Escola Estadual Eugênia Scharle e para o Cemei Imaculada Conceição.

Subsequente a essas campanhas e a triagem, iniciou-se a organização do local com a aquisição de mobiliários e decoração (Estantes, prateleiras, tapete, cortina, quadro branco e almofadas). Para a integração da comunidade envolvida, o nome da Biblioteca foi escolhido por meio de votação, tendo alunos, pais, professores e todos os funcionários como eleitores sendo sugerido nomes de autores infantis como candidatos dentre eles Monteiro Lobato, Maurício de Souza e Ziraldo.
Após uma eleição na escola o autor proposto para dar nome a biblioteca do projeto com 72℅ dos votos foi Monteiro Lobato, assim a demonização do espaço de leitura se apresentou como Biblioteca Infantil Cemei Monteiro Lobato.
A inauguração foi agendada para a semana que antecedia o Dia das Crianças, 12 (doze) de outubro, junto aos eventos ocorridos no CEMEI. As crianças foram responsáveis pela programação, com apresentações de teatro e recital de poesias, antes de conhecerem a nova Biblioteca conforme, (Figuras 02,03,04)
Segundo Vicente et al.(2014) “A biblioteca tem um papel fundamental dentro da sociedade, pois leva o conhecimento ao público leitor, formando a ideia de cidadania e exercendo a democracia.”
A citação de Vicente et al.(2014) demonstra que um dos alicerces para a constituição de uma sociedade de cunho crítico e com oportunidades iguais passam pelo viés da literatura, esta personificada na instituição Biblioteca. Nesse paradigma temos o contexto da biblioteca pública que compõem e atribui informação em forma de leitura à sociedade, desenvolvendo o gosto pela leitura nos cidadãos do território onde ela se encontra. Como relatado por Vicente et al. (2014):

Promova o desenvolvimento cultural, social e artístico dos seus usuários, proporcionando e estimulando o prazer pela leitura e pela cultura, de modo que supra a carência de cultura e apoiar a educação das crianças. (VICENTE et al., 2014, p. 11)

Parece claro que as buscas por recursos literários desenvolvem um dos fatores que socializam a humanidade em suas eras, denominado a comunicação escrita e falada, está considerada um importante recurso para existência do homem no seu meio, como se observa a seguir:

A leitura de imagens, o trabalho com diferentes tipos de documentos, a narrativa, os filmes, as fotografias, os textos literários, os jornais, as revistas, os estudos do meio poderão prosseguir, entretanto, com autonomia, e com aumento das competências para leitura, escrita e cartográfica dos alunos e possível aperfeiçoar procedimentos tais como entrevistas, enquetes, pesquisas em livros, jornais, consultas em arquivos, atlas, mapas, registros de ordem tecnológica, cadernos de campo. (BRASIL,1998, p.111-112)

Assim o projeto permitiu concluir que é de notória e significativa importância a utilização de livros para a educação infantil ampliando o leque do desenvolvimento da leitura no ser humano.
Ao proporcionar um local e acervo para esse fim, tal como apresentar e ver a reação das crianças foi gratificante.
A utilização da Biblioteca tem sido incentivada e trabalhada, explorando a imaginação e a criatividade das crianças após a leitura dos livros.

ConclusÃO

Esse projeto permitiu concluir que é de notória e significativa importância a utilização de livros para a educação infantil.
Algumas crianças não têm um ambiente favorável à leitura em casa. Se for criado um ambiente de leitura nas escolas, as crianças levarão a prática para as suas casas e provavelmente para suas vidas, podendo influenciar seus familiares a também criarem o hábito de ler. A médio e longo prazo, essas crianças podem se tornar leitores fluentes, aumentando assim os índices de leitura desenvolvendo sua criatividade, se tornando um cidadão crítico e analítico sobre o meio em que vive e transformando a realidade em seu entorno.

Referências bibliográficas:

  1. COSTA, Vicente ET AL . BIBLIOTECA RECRIAR: projeto de implantação de biblioteca infanto-juvenil atuante na comunidade Cidade de Deus – RJ. RJ, 2014. 15 f.
  2.  DE FATO ONLINE. Município assumirá Creche Luz aos Pequeninos. Disponível em:<http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/13-04-2014/municipio-assumira-creche-luz-aos-pequeninos> Acesso em: 7 de maio de 2015 as15:45h.

  3. MACHADO, Elisa Campos; VERGUEIRO, Waldomiro. Bibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/44/45> Acesso em: 08 de maio 2015.
* Possui graduação em Geografia pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (2007), Pôs Graduação em Geoprocessamento e Analise Ambiental pela UNIBH 2008,Mestrado em Educação Gestão Social e Desenvolvimento Local (2015),Doutorando em Geografia Tratamento da Informação Espacial na PucMG. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas GeraisUEMG, Faculdade Pitágoras e da Fundação Comunitária de Ensino Superior de ItabiraFUNCESI. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia,Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto atuando principalmente no seguinte tema: Mina,Geoprocessamento e Desenvolvimento Social e analise Ambiental.

Recibido: 07/04/2017 Aceptado: 11/04/2017 Publicado: Abril de 2017

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.
Este artículo es editado por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.