BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

A UTOPIA NEGATIVA: LEITURAS DE SOCIOLOGIA DA LITERATURA

Jacob J. Lumier




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Comunicação e Valor Literário

A importância de Goethe ou de Shakespea-re não provém de sua filosofia, mas de terem criado um objeto novo que é o objeto literário.

Desde o ponto de vista da finalidade literária e em face dos esforços de interpretação, o fato literário não pode ser reduzido a significações sociais nem a significações psicológicas, para compreender, ajuizar e classificar as obras.

A significação considerada como atributo de uma visão de mundo mais ou menos coerente (uma weltanschaung) levaria a que os escritores surgiriam com espantosa in-significância ao lado dos pensadores: que seria um Rous-seau ao lado de Kant? Gide comparado a Nietzsche? Por contra, as noções de objeto literário e eficácia estética le-vam a repensar em outro modo a significação aplicada ao fato literário: a importância de Goethe ou de Shakespeare não provém da sua filosofia, mas de terem criado um ob-jeto novo que é o objeto literário. Nesse objeto se encon-tram dotadas da máxima eficácia estética certo número de idéias (uma visão de mundo), mas também certo nú-mero de emoções.

Mas não é tudo. Favorecendo a especificidade do fato literário como configuração de valor, se alguém admitir que a eficácia esteja mais próxima da afetividade do que da idéia, teria confirmada a constatação de que algumas idéias afetivamente muito significativas podem ser infini-tamente mais eficazes do que uma weltanschaung. Nesta perspectiva sobressai que a sociologia da literatura deve ser também uma sociologia da fantasia, de sorte que, ao se orientar para a apreensão do desejado em literatura, assume um ponto de vista interior ao fato literário, tra-zendo para o campo da sociologia as significações que a própria fantasia comporta ou elucida.

Antes de nos ensinar coisas, tais significações são a-quelas de que nos ocupamos: a fantasia elucida de ma-neira tão indireta e tão variada que todos os achados, dis-farces, fugas, subterfúgios estranhos devem ocupar-nos pelo menos tanto quanto podem ensinar-nos. Albert Memmi sustenta que uma "sociologie du voeu" implica e ultrapassa a noção de consciência possível aplicada na sociologia da literatura por Lucien Goldmann, entendida como noção que dá conta das aspirações tendenciais. Portanto, sendo um fato de valor, o objeto literário deve ser examinado como composto não somente de um ele-mento de significação, mas de jubilo, de relação com o criador, de relação com os leitores, etc.


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