CAMINHOS DO JEQUITINHONHA: ANÁLISE DO PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURAL

Marcela de Oliveira Pessôa

3.3.2 – Fabriquetas de farinha

A produção de farinha tende a ser mais complexa que a produção de rapadura, devido às inúmeras atividades que envolvem. Primeiro a mandioca deve ser descascada e triturada. Depois é lavada e separa-se a água da massa com a prensa 1. A massa é torrada em uma fornalha, sendo sobre ela movimentada até que tome o ponto perfeito da farinha. Já a água é guardada em algum recipiente para que o pó da farinha se deposite ao fundo. Este pó, depois de separado da água, é chamado polvilho.

A primeira fabriqueta de farinha visitada foi a de Piauí Pereira. Nesta pode-se verificar os inúmeros procedimentos necessários para se realizar a atividade produtora a partir da introdução de maquinário.
É importante mencionar que a estrutura da fabriqueta também faz o tratamento da água utilizada no processo de fabricação para que não atinja os mananciais de água.
Do que se pode ressaltar do projeto da comunidade é até a visita à comunidade poucos beneficiários utilizaram a fabriqueta (no máximo 3), isto porque, de acordo com os entrevistados a mandioca que havia ainda não estava no ponto de ser colhida. E antes disto, também houve atraso para o início da atividade produtora porque a madeira da estrutura da prensa teve de ser modificada, dado que a primeira estrutura não ficou de acordo com o que era de interesse da comunidade. Diferentemente da produção manual, a fabriqueta de farinha tem condição de funcionar com apenas duas pessoas “tocando” as máquinas:

Semana que vem ela vai começar a funcionar... […] é uma experiência que a gente vai viver ainda, né! […] pra poder.. eu sei que ainda vai chegar […] com fé em Deus, na hora que o pessoal acreditar que tem uma torradeira sem coração...Que o quê que é uma torradeira sem coração: é a mulher máquina! […] A hora que ês acreditar na mulher máquina aí vai gerar renda, porque uma família só dá pra poder fazer farinha pra exportação, a hora que ês acreditar aí vai ter bastante renda. (E.G)

Mas até a visita na comunidade apenas duas pessoas detinham conhecimento sobre como operar o maquinário, de modo que para a atividade futura os beneficiários esperam ter um fiscal de produção para garantir que não haja o uso inadequado das mesmas.
Na fabriqueta de farinha da comunidade de Pedra Alta, além da estrutura de farinheira a instalação detém um moedor de café/milho, visto que também é atividade corrente na comunidade. Esta fabriqueta foi a mais antiga dos subprojetos do PCPR visitados, sendo de 2007, e por ser assim, os moradores detém uma maior experiência com relação à atividade produtiva; havendo também um número considerável de famílias que usufruem das instalações tanto para a produção de farinha como de café e farinha de milho.

Em média, eu não sei... porque às vez em dois anos, quinze família que tá ali desfrutando daquela farinheira, e às vez nos próximos dois anos, […] já são famílias diferentes por causa do plantio. […]
Hoje, […] o projeto da farinheira a gente pode falar que concluiu e, vamos supor, hoje em dia o trabalho que a gente tem é manutenção. Depois que veio a farinheira a gente teve que organizar como manter esta farinheira, né... porque tem contas pra pagar, tem o maquinário que precisa de manutenção. Então a associação, ela mesmo escolheu dentro dos associado alguma pessoa pra tá ali responsável. Pra não parar, porque vai que uma máquina dá problema, quem é que vai correr atrás, né! O presidente num pode tá resolvendo isso aí! Então a própria associação fez uma reunião e ali escolheu cada pessoa pra tá tomando conta ali.. Tem a máquina... o moinho de café, então escolheu a pessoa e então, sempre... era pra de dois em dois anos também tá trocando, mas né! A pessoa quebrou, a gente achou quem administrou muito bem então tá até hoje! (risos) […] Cada pessoa, ali, a questão da... do dia que a gente faz uma farinha mesmo, a pessoa, ele mesmo tem o direito de ir lá, lavar a farinheira... lavar as máquina que precisa de lavar. A questão das grade da prensa, estas coisa assim. A pessoa mesmo é responsável, né! Então a associação já colocou isto na consciência, disse “ó, isto aqui é seu, cê tem que cuidar!”, né! […] Chega e já encontra limpo, porque eu, quando faço... eu terminei hoje, então eu vou lá amanhã e limpo. Aí depois de amanhã quem fazer já encontra limpo... só que ele tem que deixar limpo sempre! Quem chega já acha limpo […] (E.L)

Nesta farinheira também houve modificações da estrutura produtiva. Na realidade nada internamente foi mudado, porém alguns produtores, por não gostarem do aspecto/sabor/densidade da farinha torrada no maquinário, optaram por anexar a farinheira uma torradeira manual, de modo que usufruiriam de todo o maquinário das instalações, exceto o forno industrial.

A farinheira da comunidade de Queimadã foi a única em que não se realizou nenhuma atividade produtiva, devido a dois fatores:
1) Assim como na comunidade de Alfredo Graça, a rede elétrica não favorecia o empreendimento da farinheira, tendo sido necessário trocar o transformador, o que só ficou pronto a pouco tempo.
2) As dificuldades que levam à escassez de água conforme mencionado na seção 3.2.4, também limita a produção de farinha que demanda uma quantidade considerável de água:

Pro projeto seria melhor.. […] depois que ês iniciar essa água, cair aí […] porque praticamente, as família aqui tem muitos que tem […] é beneficiado a água, e tem muitos que sequer... Carrega os baldinho na cabeça pr’as casa... Então, depois que pegar funcionar, que a água cair pra todos, pra todo mundo, pra nenhum precisar ficar pegando na casa de um e de outro, aí eu sei que seria bem melhor pra todo mundo.
No entanto, é a única fabriqueta que detém um descascador industrial conforme se pode visualizar à esquerda da figura 47, que foi obtido mediante projetos externos para complementar a atividade produtiva 2.  Até a data de visita à comunidade não havia previsão de quando a fabriqueta começaria a ser utilizada; até porque naquela semana a comunidade iria se organizar para iniciar uma “roça comunitária”, em que se plantaria a maniva para beneficiar a todos os produtores.


1 A prensa é utilizada quando o maquinário é disponível, quando a farinha é produzida artesanalmente o escoamento da água é feito através da coagem do material moído numa espécie de rede, conforme a figura 37.

2 Refere-se ao projeto não esclarecido citado na seção 3.2.4.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga