MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA DA IGREJA CATÓLICA: A FESTA DE SÃO TIAGO NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO VELHO – AP

Ione Vilhena Cabral
Tatiane da Silva Cardoso
Roberto Carlos Amanajás Pena

2.2 A DEVOÇÃO DOS FIÉIS AOS SANTOS

Visto que os moradores de Mazagão Velho se caracterizam como uma comunidade que segue e que professa a fé católica, assim, verificou-se que 92% por cento participam da festa sagrada, como mostra o quadro abaixo:
Quadro 07: Participação dos entrevistados na festa de São Tiago.

Participação

Quantidade

%

Sim

46

92

Não

04

08

Total

50

100

Fonte: Pesquisa de Campo realizada em 07 e 09/ 2006, no município de Mazagao Velho, AP.

Justifica-se essa participação em massa dos moradores na festa de São Tiago pela devoção que eles têm em São Tiago e São Jorge, o momento religioso (o sagrado) significa tradição, emoção, fé e devoção nesses santos. Assim, observou-se que os moradores de Mazagão Velho, mesmo estando fora do período da festa de São Tiago, participam do culto dominical e da missa quando o padre vai para a comunidade, pois ele mora em Mazagão Novo. Para eles o santo é muito milagroso e poderoso e, sempre que rezam para ele, logo são atendidos os seus pedidos, como é o caso dos depoimentos de duas moradoras que dizem:

“A festa de São Tiago é uma tradição muito velha, tem que ter que ele era um santo, um padroeiro e é ele que livra a gente de muita coisa aqui em Mazagão Velho. Uma vez meu filho tava doente, muito grave mesmo, eu fiz promessa que iria dá uma caixa de pistola para São Tiago e ele ficou bom, desde daí nunca mais deixei de não acreditar nele, ele é muito poderoso” (Maria do Carmo Nunes Câmara, 39 anos, entrevistada em 13/09/2006).

“A minha mãe tava muito doente, pensei que ela ia morrer ai eu pedir a melhora dela a São Tiago, minha mãe ficou boa e voltou para casa, eu prometi que se a mamãe ficasse boa ela iria comigo na igreja pagar a promessa e agradecer o milagre recebido de São Tiago” (Maria Dulcinéia Ferreira dos Santos, 48 anos, entrevistada em 13/09/2006)

De acordo com estes depoimentos, percebe-se o quanto São Tiago é poderoso e milagroso para os moradores de Mazagão Velho. Assim, é uma alegria muito grande para eles quando chega o período da festa deste santo, pois aproveitam para louvar, agradecer e adorar o santo que, segundo eles, é quem “guarda e protege a comunidade mazaganense”.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga