MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA DA IGREJA CATÓLICA: A FESTA DE SÃO TIAGO NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO VELHO – AP

Ione Vilhena Cabral
Tatiane da Silva Cardoso
Roberto Carlos Amanajás Pena

2.2 A DEVOÇÃO DOS FIÉIS AOS SANTOS

Visto que os moradores de Mazagão Velho se caracterizam como uma comunidade que segue e que professa a fé católica, assim, verificou-se que 92% por cento participam da festa sagrada, como mostra o quadro abaixo:
Quadro 07: Participação dos entrevistados na festa de São Tiago.

Participação

Quantidade

%

Sim

46

92

Não

04

08

Total

50

100

Fonte: Pesquisa de Campo realizada em 07 e 09/ 2006, no município de Mazagao Velho, AP.

Justifica-se essa participação em massa dos moradores na festa de São Tiago pela devoção que eles têm em São Tiago e São Jorge, o momento religioso (o sagrado) significa tradição, emoção, fé e devoção nesses santos. Assim, observou-se que os moradores de Mazagão Velho, mesmo estando fora do período da festa de São Tiago, participam do culto dominical e da missa quando o padre vai para a comunidade, pois ele mora em Mazagão Novo. Para eles o santo é muito milagroso e poderoso e, sempre que rezam para ele, logo são atendidos os seus pedidos, como é o caso dos depoimentos de duas moradoras que dizem:

“A festa de São Tiago é uma tradição muito velha, tem que ter que ele era um santo, um padroeiro e é ele que livra a gente de muita coisa aqui em Mazagão Velho. Uma vez meu filho tava doente, muito grave mesmo, eu fiz promessa que iria dá uma caixa de pistola para São Tiago e ele ficou bom, desde daí nunca mais deixei de não acreditar nele, ele é muito poderoso” (Maria do Carmo Nunes Câmara, 39 anos, entrevistada em 13/09/2006).

“A minha mãe tava muito doente, pensei que ela ia morrer ai eu pedir a melhora dela a São Tiago, minha mãe ficou boa e voltou para casa, eu prometi que se a mamãe ficasse boa ela iria comigo na igreja pagar a promessa e agradecer o milagre recebido de São Tiago” (Maria Dulcinéia Ferreira dos Santos, 48 anos, entrevistada em 13/09/2006)

De acordo com estes depoimentos, percebe-se o quanto São Tiago é poderoso e milagroso para os moradores de Mazagão Velho. Assim, é uma alegria muito grande para eles quando chega o período da festa deste santo, pois aproveitam para louvar, agradecer e adorar o santo que, segundo eles, é quem “guarda e protege a comunidade mazaganense”.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga