MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA DA IGREJA CATÓLICA: A FESTA DE SÃO TIAGO NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO VELHO – AP

Ione Vilhena Cabral (CV)
Tatiane da Silva Cardoso (CV)
Roberto Carlos Amanajás Pena (CV) robertoamanajas@yahoo.com.br

Leer gratis este libro en páginas web

Bajarse este libro gratis en formato PDF

Comprar este libro

ISBN-13: 978-84-15547-92-1
Nº Registro: 201292201

Sinopsis

Todas as culturas são movimentos independentes para idealizar uma efêmera e estreita viajem pela vida, são heranças de outras gerações que antecede o nosso viver, nada possuímos a não ser o legado de nossos passados, o sofrimento e a árdua temperança de dias que antecederam o ser agonizante pelas verdades da vida. E para subjugar tais domínios que vem ao longo do viés da história, a Festa de São Tiago é uma interpretação das dores e sofrimentos de um povo que conta sua aflição em momentos melancólicos de pesar. A Festa de São Tiago é mais que cultura, é uma consciência viva que, identifica-se com passado e se altera com o futuro conforme pensamento de tempo e espaço, promovendo um liame de miscigenações voltadas para vida espiritual das pessoas que participam,  afinal todo pensamento é para a sua época.
O tempo é o lugar de destino que guarda toda a reflexão histórica do mundo, com frutos colhidos ou caídos ao longo desta narrativa religiosa. Porém, à história nos remete que os sofrimentos são causados pelo canto da fúria que transforma a aflição em martírio. Observa-se com a Festa de São Tiago uma volta às raízes, um retorno a reminiscência dos tempos em que, o mundo é uma absolvição de costume, uma produção mecanicista de momentos.
Contudo, o momento que a Festa de São Tiago é exposta como ritual e cerimônia que envolve a aflição de um povo abatido pela ignorância do escravismo, reacende uma luz que, desperta ao arvorecer uma nova concepção idearia, ilustrada com sua representação momentânea, não deixa apagar esta chama que, a cada período renasce com a força do hábito de construir um novo tempo baseado no legado de seus ancestrais.    
  

Os autores

“O homem é esta consciência operante da vida, sujeito de suas idéias”.
ROBERTO AMANAJÁS

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga