MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA DA IGREJA CATÓLICA: A FESTA DE SÃO TIAGO NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO VELHO – AP

Ione Vilhena Cabral
Tatiane da Silva Cardoso
Roberto Carlos Amanajás Pena

Considerações Finais

A pesquisa de campo realizada na comunidade de Mazagão velho, sobre a manifestação religiosa da igreja católica – a festa de São Tiago –, mostrou o quanto essa festa significa para os devotos de São Tiago e São Jorge, a mesma tem um significado de paz, alegria, devoção, fé e tradição para os moradores mazaganenses. Um outro elemento observado foi com relação ao simbolismo da festa que narra a história do conflito entre cristãos e mouros no continente africano no século VXIII, essa guerra é encenada até hoje pelos seguidores de São Tiago como forma de agradecimento ao santo pelas vitórias e milagres alcançados e também para a propagação do cristianismo.
Assim, comprovou-se que a festa de São Tiago faz parte da história de Mazagão Velho, onde os portugueses, ainda em continente africano, catequizaram os habitantes daquele lugar para seguir o catolicismo, onde enviaram para realização do trabalho missionário os evangelizadores Tiago e Jorge, iniciando, assim, o conflito entre cristãos e mouros. Como estes lutaram ao lado dos cristãos vencendo os mouros, tornaram-se santos da igreja católica, passando, então, a serem adorados pelos seguidores do cristianismo e dando início as celebrações em homenagem a São Tiago e São Jorge que, segundo o depoimento dos moradores, realizaram milagres e são tidos como poderosos.
Atualmente, a festa de São Tiago ainda mantém suas características essenciais, narrando passo a passo os acontecimentos da batalha entre cristãos e mouros como: descoberta do atalaia, morte do atalaia, armadilha, captura e venda dos meninos cristãos, troca do corpo do atalaia, batalha e vominé. Constatou-se, sobretudo, a importância do caráter sagrado para os moradores da comunidade, onde 59% dos entrevistados participam só da parte religiosa da festa. Por outro lado, para os moradores é importante ter o lado profano, pois este serve para divertir as pessoas da comunidade e as que vem de fora e não tem onde ficar hospedado, passando as noites nas festas, além disso, a comunidade arrecada com estes dois rituais renda e benefícios para o santo e para eles mesmos.
Vale ressaltar ainda, que as pessoas de outras localidades que participam da festa não vão a Mazagão Velho somente pelo caráter profano, muitas vão justamente pelo caráter sagrado, para pagar suas promessas e agradecer aos santos pelos milagres, deixando para São Tiago ofertas como o pagamento do dízimo e muitas fitas coloridas.
Sendo assim, a pesquisa mostrou, ainda, o quanto a festa de São Tiago apresenta um simbolismo muito grande para os moradores da comunidade e a cada ano que passa mais pessoas visitam o lugar para homenagear o santo e acabam se encantando com as apresentações da batalha pelos moradores de Mazagão Velho. No período da festa a comunidade se transforma e se reporta para o século em que ocorreram as batalhas e passam a reviver a mesma como se estivessem lá. Além disso, há, ainda, uma movimentação intensa de pessoas nas ruas, no balneário, nas casas dos moradores, fato este que não se verificou no período fora da festa de São Tiago, onde a comunidade fica vazia e não se vê as pessoas nas ruas.
Portanto, observou-se o quanto a questão religiosa é forte e marcante na vida dos moradores de Mazagão Velho, pois 92% da comunidade segue a religião católica, participando ativamente de todas as festas de celebração aos santos e das missas quando o padre vai para rezá-las. Além disso, a fé que depositam em São Tiago é tão grande que, para eles, se o santo não existisse a comunidade mazaganense também não existiria. De acordo com o depoimento dos moradores, “toda vez que clamavam pedindo um milagre, eles eram atendidos”. Dessa forma constatou-se o quanto eles são fiéis a São Tiago.
Assim, verificou-se que a tradição ainda, se faz presente na comunidade de Mazagão Velho, pois a festa de São Tiago conseguiu ultrapassar mais de dois séculos e se adaptar aos avanços da tecnologia sem perder suas características essenciais, completando, em 2006, 229 anos, e guardando e mostrando para o público que se faz presente na comunidade como ela surgiu e o que significa cada ato encenado por seus moradores. Para a realização desse evento a comunidade passa por uma transformação, todos os moradores tanto crianças, jovens e adultos se organizam para enfeitar as ruas com bandeirinhas, ornamentar a igreja, divulgar a festa, entre outros, para que no dia esteja tudo preparado para receber os visitantes. Portanto, a festa de São Tiago continua sendo “alegria, diversão, fé, paz e devoção” para os moradores de Mazagão Velho.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga