GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

2.4.4 Cadeia produtiva do biodiesel

A cadeia produtiva do biodiesel pode ser organizada em quatro etapas: a primeira compreende o suprimento da matéria-prima básica (óleo vegetal) para a etapa industrial, representada pela indústria de insumos, os produtores rurais e a indústria de extração de óleo bruto e refino; a segunda se refere à produção industrial propriamente dita, representada, principalmente pela fábrica de biodiesel; a terceira diz respeito à cadeia de distribuição do biodiesel puro ou misturado e, compreende os distribuidores atacadistas e varejistas e em alguns casos outros intermediários e por último o consumidor final que pode ser representado pelo mercado externo, mas também pelo pequeno ou grande consumidor interno (GARCIA, 2007).

A Figura 2.12 apresenta os principais elos da cadeia produtiva do biodiesel, que são: a produção do grão, a extração do óleo, a produção de biodiesel a partir do grão, a distribuição e a revenda ao consumidor.

 

Figura 2.12 - Cadeia produtiva do biodiesel
Fonte: Santos (2005) apud Leiras (2006, p.22)

 

A cadeia produtiva do biodiesel gera alguns subprodutos, os quais devem ser focos de análises mais detalhadas, pois podem ser um fator determinante para a viabilidade econômica da produção desse combustível. Entre os principais pode-se citar: a glicerina, lecitina, farelo e a torta da oleaginosa. Observa-se que estes subprodutos podem agregar valor e constituir outras fontes de renda importante para os produtores agrícolas e industriais. Entretanto, deve ser levado em consideração que este aproveitamento apresenta-se como um desafio para buscar novas aplicações para estes, pois a oferta aumentará bastante em decorrência da produção do biodiesel (RATHMANN et al., 2005).

A introdução do biodiesel possibilitará progressivamente a diminuição da dependência externa do diesel. A adição de 2% de óleo vegetal tendo como referência o consumo em 2006 demandará um volume de 812 milhões de litros deste combustível. Como a Lei nº 11.097/2005 estabelece a obrigatoriedade de 5% de biodiesel a partir de 2013, o volume necessário de biodiesel será de 2.030 milhões de litros, considerando-se o consumo de diesel para o ano base de 2006. Entra em vigor, a partir de 1º de julho de 2008, uma medida do governo federal que altera o percentual de biodiesel de 2% para 3%, o que gerará uma demanda de 1.200 milhões de litros (ANP, 2008 apud MOURAD, 2008).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga