NÚMEROS COMPLEXOS: HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA

NÚMEROS COMPLEXOS: HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA

Marcelo Santos Chaves (CV)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Volver al índice

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As descobertas matemáticas muitas vezes parecem ser, a principio, totalmente dissociáveis de qualquer correspondência com a natureza, fazendo-nos ter a impressão de que não possuem aplicação prática. Ante a tal premissa, faz-se necessário compreender que o estudo dos Números Complexos não deve ser um fim em si mesmo, pois este deve estar intimamente relacionado ao conhecimento de sua evolução histórica, bem como no domínio de seus fundamentos e em suas variadas aplicações, afim de que esses aspectos possam caminhar juntos, através de uma análise histórica e aplicativa.
É com esta perspectiva que o conceito de Números Complexos é formado no presente trabalho. Este ultimo se propõe a apresentar, em 3 (três) capítulos, o processo de evolução histórica dos Números Complexos ao longo de quatro séculos; seus fundamentos; e suas aplicações em outros ramos da ciência como na geometria plana e Engenharia Elétrica.
No primeiro capitulo trataremos de dar conta do surgimento dos Números Complexos na Europa Renascentista do século XVI, apresentando todos os conhecimentos agregados nesta temática em quatro séculos, desde Girolamo Cardano até sua total sistematização na forma algébrica com William Hamilton no século XIX. No segundo capitulo apresentaremos, com riqueza de detalhes e ilustrações gráficas, os fundamentos dos Números Complexos, dissecando todo acumulo produzido por grandes ícones da matemática como Bombelli e Gauss, ao longo de quatro séculos. No terceiro capitulo trataremos de identificar a aplicabilidade dos Números Complexos no ramo das rotações de coordenadas no plano cartesiano, assim como sua aplicação no estudo da teoria dos circuitos elétricos de corrente alternada.
Este trabalho fundamentou-se em uma ampla bibliográfica (artigos, dissertações e principalmente em Livros) capaz de dar conta do surgimento e resgate histórico dos Números Complexos; capaz de dar conta de seus fundamentos a partir de deduções de formulas e resolução de problemas, através dos mais variados exemplos; capaz de dar contar da constituição de ilustrações de aplicabilidades dos complexos nos diversos ramos da ciência.