SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL OPHIR LOYOLA EM BELÉM-PA

SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL OPHIR LOYOLA EM BELÉM-PA

Maria Estrela Costa de Sousa (CV)
Marcelo Santos Chaves
(CV)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Volver al índice

3.1 A VISÃO DAS ASSISTENTES SOCIAIS

Quadro 3: Concepções de saúde e trabalho

Profissionais

Saúde

Trabalho

A

 

“Saúde é o bem-estar da pessoa, é quando a pessoa está, com o bem-estar ela estar preparada tanto psicologicamente como fisicamente para enfrentar as atividades para desenvolver suas atividades mediante a sociedade.”

 

“É um esforço físico e mental do indivíduo.”

B

 

“Bem estar geral, necessidade de ser feliz, saúde não é só uma questão física, saúde é fundamental sim englobando qualidade de vida, amor ao próximo, direito de ir e vir, você sorrir, ter direito de decidir, as pessoas se agarram a saúde a uma questão muito física eu acho que é muito mais amplo.”

“Uma atividade laboratorial onde eu possa fazer o meu fazer.”

C

 

“Saúde estar relacionada ao bem estar físico, mental e emocional.”

 

 

“É o conjunto de atividades onde o ser humano desenvolve suas atividades e habilidades profissionais emocionais e físicas.”

D

 

“É o bem estar físico e mental do ser humano, porque se ele estiver bem físico e mentalmente ele estar bem de saúde”.

 

“É uma atividade que pode ser remunerada ou não, mas que eu entendo que qualquer trabalho remunerado ou não, braçal ou não, ele deve ser feito com muita dedicação. Dizer que o trabalho dignifica o homem é uma frase muito coloquial, mas eu acho que o trabalho ele faz com que o ser humano se sinta útil, se sinta necessário.”

 

Fonte: Elaboração dos autores com base na pesquisa de campo/entrevista, nov/2007.

 

Pode-se observar que as assistentes sociais descreveram que a saúde possui relação com o bem estar físico e emocional do ser humano. Isso significa que não dá para dissociar um do outro como se fossem aspectos totalmente separados. A partir dessa noção de saúde integral é importante frisar que a mesma deva ser cuidada para que não agrida o desempenho das atividades de trabalho e a vida pessoal da pessoa, mas isso só é possível quando se pode articular o bem estar no trabalho. Mas como fazer? De que forma melhorar o ambiente de trabalho e o fazer profissional sem que o mesmo afete a saúde? A saúde física e mental sente reflexo em detrimento do profissional querer resolver as mais variadas situações existentes nas novas determinações do serviço social.
Foi apreendido durante a investigação que a prática profissional das devidas assistentes sociais procura se voltar também para as legislações que referenciam o exercício profissional as quais vinculam à garantia de direitos do pacientes, como: O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, O Estatuto do Idoso, a Lei Orgânica da Saúde – LOS e a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Com essa prática preocupada em garantir a efetivação dessas leis torna-se um desafio e por isso é articulado e viabilizado formas de resolução, é o desenvolver habilidades como descreve a assistente social C.
Desenvolver habilidades não é aleatório, pois no cotidiano as situações não se apresentam exatamente do mesmo modo. Para Guerra (2007), o cotidiano só pode ser enfrentado pela apreensão das determinações objetivas e subjetivas que se apresentam na realidade da intervenção do profissional.
Assim, os trabalhos das assistentes sociais entrevistadas buscam realizarem uma prática que tenha consciência dos limites institucionais. Portanto, o trabalho com resultados deve ser a resposta da prática do profissional orientada por princípios éticos-políticos.