BIODIESEL NO BRASIL EM TRÊS HIATOS: SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL, EMPRESAS E LEILÕES. 2005 A 2012.

Hugo Rivas de Oliveira
José Eustáquio Canguçu Leal
Yolanda Vieira de Abreu

Conclusão

O presente estudo teve como objetivo identificar as vantagens estratégicas genéricas competitivas usadas pelas dez maiores empresas produtoras de biodiesel no ano de 2010, segundo ranking da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Foram construídos critérios de avaliação para estas empresas a fim de detectar seus diferenciais de mercado em relação às demais tendo como pontos principais as seguintes estratégias competitivas: diferenciação, liderança de custo e enfoque.  Tais critérios foram baseados em Porter (1986) com inclusão de pontuação numérica para que se pudesse quantificar e classificas as empresas nas quatro variáveis desenvolvidas para cada uma das estratégias competitivas.

Após aplicação dos critérios de avaliação estipulados observaram-se características nos diferenciais mercadológicos de cada empresa. Como resultado geral obteve-se as quatro primeiras empresas que mais se destacaram nos critérios construídos por este estudo. Em relação aos critérios de estratégias genéricas competitivas de diferenciação a Petrobrás destacou-se em primeiro lugar, para liderança de custo a líder foi a BSbios e nas de enfoque, três empresas obtiveram o mesmo total de pontos: ADM, Petrobrás e BSbios.

A Granol apesar de ser líder de mercado em produção efetiva para o ano de 2010 (ANP) figurou-se no quarto lugar na pontuação relacionada às estratégias genéricas de competitividade, utilizando os critérios desenvolvidos neste trabalho. Esta apresentou uma pontuação equilibrada e fixa no total de 75 pontos para todos os itens analisados. Este resultado é significativo, porque mostra que a empresa que não se destacou em primeiro lugar em nenhum dos itens estratégicos, figura no primeiro lugar no ranking da ANP (2010). Pode-se concluir que pelo fato do mercado de biodiesel ser regulado pelo governo e a empresa Granol obter um equilíbrio médio nos seus investimentos em relação à de P&D, diversificação, utilização de matéria prima, insumo dentro dos parâmetros de mercado e dos incentivos do governo federal conseguiu se destacar em primeiro lugar no ranking da ANP (2010).

 Portanto, pode-se verificar que as que sobressaíram investiram mais em P&D ou em diversificação de matéria prima ou em investimento cruzados ou em liderança de custo e outros, não foram as que obtiveram o primeiro lugar no ranking da ANP (2010) e sim a que investiu de modo equilibrado em cada um destes itens e outros dos critérios estipulados por este trabalho.

Como resultado da aplicação do modelo de estratégias competitivas de Porter (1986), adaptado por este estudo para o mercado de biodiesel, mostrou que as empresas em destaque são a Petrobras, a Granol e a ADM, que coincidem com as empresas no ranking da ANP (2010), porém não na mesma ordem. O modelo utilizado e adaptado por este estudo, para o mercado de biodiesel, se mostrou viável, coerente e poderá ser utilizado para analisar as empresas de biodiesel e de outros biocombustíveis.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga