BIODIESEL NO BRASIL EM TRÊS HIATOS: SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL, EMPRESAS E LEILÕES. 2005 A 2012.

Hugo Rivas de Oliveira
José Eustáquio Canguçu Leal
Yolanda Vieira de Abreu

3.2.1 Agricultura familiar brasileira em números.


A agricultura familiar está presente em todas as regiões geográficas do Brasil. De acordo com o último censo agropecuário divulgado pelo MDA (2006c), a Região Nordeste concentra-se a maior parte do número de estabelecimentos da agricultura familiar correspondendo por todas as demais regiões juntas. Más quando se verifica a distribuição da área dos estabelecimentos desse modelo agrícola por Região, constata, comparativamente com a distribuição de estabelecimentos, algumas alterações.
A agricultura familiar concentra-se, em sua grande maioria (50%), na Região Nordeste. No entanto, a área ocupada pelos agricultores familiares dessa Região não é compatível com a média ocupada em outras regiões. A Região Nordeste apresenta o menor coeficiente de área por estabelecimentos (0,70 1 a/n°. est.), a Região Centro-Oeste, mesmo tendo o menor número de estabelecimentos (5%), apresenta o maior coeficiente de área por estabelecimento, comparativamente com as demais regiões, estando por volta de 2,40 a/n°. est. Isso representa que as maiores propriedades rurais encontram-se, teoricamente, nesta Região.
Observa-se também no Gráfico 3.2 que apenas 10% do número de estabelecimentos rurais encontram-se na Região Norte, porque mesmo sendo a maior Região geográfica do país, possui baixa densidade demográfica e boa parte de seu terrítório esta ocupado por densa floresta ou por áreas de pastagens que, possívelmente, caracterizam-se como latifundios.
De acordo com o censo agropecuário divulgado pelo MDA (2006c), a agricultura familiar brasileira responde por 4.367.902 dos estabelecimentos, ocupa aproximadamente de 24% de toda a área rural brasileira, emprega 12,3 milhões de pessoas, produz em sua maioria alimentos com opção, atualmente, de produzir insumos para “energia”. Enquanto a agricultura não familiar responde por 807.587 destes estabelecimentos, ocupa 84,4% da área rural total e emprega somente 4,2 milhões é em sua maioria produz produtos para exportação. Entretanto está última detém 89 bilhões do Valor Bruto da Produção (VBP) enquanto a agricultura familiar responde por 54 bilhões desse valor (MDA, 2006c). Esses dados podem ser mais bem visualizados através do Quadro 3.2.
Quadro 3.2 Números da agricultura brasileira

Total de Estabelecimentos (%)

Área total (%)

VBP (%)

Pessoal Ocupado (%)

Agricultura familiar

84,4

24,3

38

74,4

Agricultura não familiar

15,6

75,7

62

25,6

Fonte: elaboração própria com base no MDA, 2006c.
Verifica-se no Quadro 3.2 que a agricultura familiar gera aproximadamente três vezes mais empregos em uma área, aproximadamente, três vezes menor que a agricultura não familiar. Tal fato comprova que a agricultura familiar, por ter menos mecanização consegue gerar mais empregos no campo que o modelo agrícola para exportação. Ao gerar mais empregos no campo, a agricultura familiar contribui para diminuir o êxodo rural.
Observa-se também no Quadro 3.2 que agricultura familiar mesmo sendo a que tem maior quantidade de estabelecimentos, responde apenas por 38% do VBP. Pode-se observar também que em consideração a área total ocupada por esta (24,3%), esse valor é representativo porque a agricultura não familiar ocupa 75,7% de toda a área rural e produz 62% VBP brasileiro.


1 O coeficiente de área por estabelecimentos é calculado dividindo-se a área dos estabelecimentos pelo número destes, ao fazê-lo encontra-se: 0,70 para a região Nordeste; 0,84 para a região Sul; 1,0 para a região Sudeste; 2,10 para a região Norte e 2,40 para a região Centro-Oeste.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga