POTENCIAL DE USO EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Yvens Ely Martins Cordeiro

3 MATERIAL E MÉTODOS

3.1CONDIÇÕES EXPERIMENTAIS

O experimento foi conduzido em condições de campo no município de Igarapé-Açu (PA), (01 12’S, 47 36’W), Amazônia Oriental, no período de setembro de 2009 a dezembro de 2010.  O clima da região é megatérmico úmido, do tipo Am, segundo a classificação de Koppen, com temperatura máxima e mínima média, respectivamente em torno de 32,2 e 21,7ºC (Figura 1A e 1B). A precipitação anual é elevada e atinge 2499,3 mm (Figura 1C), com forte concentração de janeiro a junho e mais rara de julho a dezembro. O brilho solar anual permanece durante 2313,1 horas (Figura 1D) e a evaporação média anual em torno de 63,5 mm de H2O (Figura 1E). A umidade relativa do ar gira em torno de 84,33 % (Figura 1F).

 


Figura 1: Curso médio anual da temperatura máxima (A); temperatura mínima (B); precipitação pluviométrica (C), brilho solar (D), evaporação (E) e umidade relativa (F) no município de Igarapé-Açú, baseados na estação meteorológica da Embrapa Amazônia Oriental no período de 1994-2009.



Figura 2: Curso médio mensal da precipitação pluviométrica no município de Igarapé-Açú-PA, baseados na estação meteorológica da Embrapa Amazônia Oriental no ano de 2010.

Os dados de chuva foram fornecidos por um posto climatológico da Embrapa Amazônia Oriental, localizado a 800 m da área experimental. As maiores médias de precipitações pluviométricas no período chuvoso estiveram acima de 400 mm de H20 (Abril/2010), enquanto que as menores médias no período seco (outubro/2010) ficaram abaixo de 22 mm de H20 (Figura 2).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga