POTENCIAL DE USO EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Yvens Ely Martins Cordeiro

2.7.2 Características gerais do jatobá

2.7.2.1 Aspectos botânicos

O jatobá (Hymenaea courbaril L.), árvore pertencente à família Leguminosae (Fabaceae). É uma espécie heliófita, característica de floresta latifoliada semidecídua. Apresenta dispersão ampla e irregular, porém sempre em solos bem drenados. Atinge altura de 6 a 9 m e diâmetro do tronco de 30 a 50 cm. A madeira é muito dura e resistente e bastante comercializada. Os frutos têm grande valor alimentar para as comunidades rurais e para a fauna. Pode ser plantado desde a condição de bordas e clareiras até fechamento de dossel. Em razão dos frutos destas espécies serem muito procurados pela fauna, ela é extremamente útil nos plantios de áreas degradadas destinadas à recomposição da vegetação arbórea (LORENZI, 2002).

2.7.2.2 Distribuição geográfica e ocorrência natural

O jatobá ocorre naturalmente desde o Piauí até o Norte do Paraná. Pouco exigente em fertilidade e umidade do solo, as mudas desenvolvem-se em ambiente a pleno sol, não podendo faltar na composição de reflorestamentos heterogêneos e em programas de recuperação de áreas degradadas (FILHO et al., 2003).

2.7.2.3 Características dendrológicas e fenológicas

O jatobá apresenta sistema radicular geralmente grande e superficial. As folhas são pecioladas, bifoliadas e com disposição alterna; os folíolos são subsésseis, com disposição oposta e formato oblongo lanceolado e falciforme; a base é desigual; o ápice é atenuado a acuminado; a margem é inteira; a lâmina é lustrosa, glabra e coriácea; a nervura central é proeminente e as secundárias são planas na face abaxial. As flores são actinomorfas, hermafroditas, unicarpelares e uniloculares, estando dispostas em panículas terminais; as 4 sépalas são verde-cremes; as 5 pétalas são brancas a creme-alaranjadas. O fruto é uma vagem indeiscente, lenhosa, glabra, oblonga a cilíndrica, que mede 8-15 cm de comprimento. As sementes, em número de 2 a 6 por fruto ou mais, apresentam formato obovóide a elipsóide, medem 1,8- 2,8cm de comprimento, 1,4-2,0cm de largura, 0,8-1,4cm de espessura e pesam 2,1-6,2g; o tegumento é pétreo, liso e pardo-claro a pardo-escuro. A plântula glabra apresenta cotilédones carnosos, sésseis e com disposição oposta; eófilos simples de disposição oposta, formato ovado, base reniforme assimétrica, ápice obtuso, margem inteira e coloração verde-escura; metáfilos bifoliolados com disposição alterna; folíolos elíptico-falcados, com base oblíqua, ápice acuminado, margem inteira e coloração verde-clara (FERREIRA e SAMPAIO, 2000; LOUREIRO et al 1979).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga