POTENCIALIDADES LOCAIS, TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL CARIRI PARAIBANO

Luiz Gonzaga De Sousa

3.0.3 Medidas de Desenvolvimento local

            Para saber o grau de desenvolvimento do local, utilizaram-se alguns índices para verificar o desempenho econômico e social e melhorar a qualidade de vida da população, da economia e do meio ambiente, em uma localidade. O primeiro índice que se trabalhou foi o “Índice de Pobreza de Fishlow” (SOUSA, 1977), que demonstra o nível de desenvolvimento ou subdesenvolvimento de um local.
            Tal índice é uma função crescente do salário da população de uma região, cuja função pode ser comparada com outras diferentes; assim, dado um certo nível de salário mínimo, pode-se calcular o quanto será redistribuído aos que ganham menos do que este nível; daí, estimarem-se os que ganham menos àquele nível de salário estipulado; depois, calcula-se o rendimento dos pobres àquele nível; também o salário da classe de altos rendimentos a ser transferida para os de baixo salário; finalmente, calculam-se o salário da classe alta e o índice de pobreza de tal localidade.
            Outro índice importante na medição de grau desenvolvimento local é concernente ao índice de qualidade de vida; assim aparece o de Villota (1981), onde ele orienta sobre os aspectos mais elementares da qualidade de vida de um ser humano, ao incorporar em sua fórmula a esperança de vida ao nascer, a mortalidade infantil e o grau de alfabetização da população, que explica a forma de acumulação de capital humano, ao envolver benefícios e custos em tal processo.
            Na fórmula se apresentam as seguintes informações em termos de índices que participarão de uma maneira geral; para o primeiro caso, o Índice de esperança de vida ao nascer, daí que:
grafico1=     0, si a esperança de vida no ano é de 38 anos;
= 100, si a esperança de vida no ano é de 77 anos.
=    0, si a taxa de mortalidade infantil é de, 229 mortos por 1.000 nascidos vivos.
grafico1A fórmula para o índice dos dados de esperança de vida no ano de nascer, como o primeiro indicador, é:

 

grafico1Para o segundo caso, vem o Índice de mortalidade infantil, dado da seguinte maneira:
= 100, si a taxa de mortalidade infantil é de 7 mortos por 1.000 nascidos vivos.

            Para se obter os valores de segundo índice, a fórmula é:
grafico1 


grafico2A taxa de alfabetização denota a porcentagem da população maior de 15 anos que sabe ler e escrever; portanto, pode se passar automaticamente ao índice do terceiro indicador designado por:
Em fim, o Índice de qualidade de vida (IQV) define-se como a média aritmética simples dos índices de indicadores. De tal maneira que:
grafico4 


grafico1Sendo:
grafico1 - índice de esperança de vida no ano de nascer.
grafico3 - índice da taxa de mortalidade infantil.
 - índice (taxa) de alfabetização.
O IQV estará compreendido entre zero e cem. A ponderação explícita é igual para os três indicadores-componentes; ela depende da maneira como se constrói a escala.
            Um terceiro índice que foi utilizado é o de desenvolvimento humano, que faz parte da metodologia de Delgado e Feijó (2007), composto de esperança de vida, educação e produto interno bruto, cujo índice fica representado pela seguinte fórmula:
grafico5 

 


            Esse índice oscila entre 0 e 1, pois para esperança de vida ao nascer o IDH utiliza o mínimo de 25 anos e um máximo de 80 anos; para a componente educação o mínimo é de 0 e seu máximo é 100%; e, para o nível de renda tem-se 100 no mínimo e 40.000 no máximo U$ para o PIB PPA per capita.
            Um quarto índice importante é o de Sicsú & Crocco (2003) que analisa a questão da localização de um empreendimento frente às variáveis que denotam a distribuição no local, no caso salário frente à população. Para este trabalho o índice de distribuição espacial ficou estabelecido da seguinte forma:   
grafico6

Esse índice relata a quantidade de assalariados no município (SALlocal) com relação à microrregião (SALmicrorregional) distribuído pela população local (POPlocal) pela microrregional (POPmicrorregional); isto indica se há uma distribuição concentrada, ou desconcentrada, ou se está uniforme; ao mesmo tempo indica uma carência ou excesso dentro da localidade.
Esse índice quando se apresentar maior do que a unidade significa dizer que o município possui uma quantidade de assalariados, ad hoc, em relação ao total microrregional, mais que proporcional ao tamanho da população local, frente à microrregião. Em termos de desenvolvimento econômico, isto quer dizer, é uma sociedade que possui uma distribuição salarial acima da média, mas concentrada.
Quanto ao índice com valor menor que a unidade, infere-se que o município possui uma quantidade de assalariados em relação ao total da microrregião, menos que proporcional ao tamanho da população do local, em relação à microrregional, assim pode ser considerado um município com nível de assalariado abaixo da média, carente de assalariamento por habitante e isto cria dificuldades para o desenvolvimento local.
Para Castro e Nascimento (2007) em seu Índice de Desenvolvimento Turístico (IDT), verifica-se um primeiro índice que trabalha os benefícios do turismo para o local (DE) é caracterizado por: a) DE1 é a proporção do número de vagas de trabalho geradas pelo turismo ocupadas pela população tradicionalmente da localidade; b) DE2 é a proporção da renda dos trabalhadores tradicionalmente locais ocupados no setor turístico em relação á renda geral de todos na atividade turística; c) DE3 é a proporção do número total de empresas ligadas ao turismo de propriedade de pessoas tradicionalmente locais.
Assim,          grafico7;
Um segundo índice explica a infra-estrutura local, que é: a) IB1 é a proporção dos indivíduos de um determinado território que não sofreram algum tipo de violência, em um período de tempo determinado; b) IB2 é a proporção total do lixo produzido no território que é dada uma destinação final adequada; e c) IB3 é a proporção total do volume de esgoto produzido por dia que é dado tratamento certo.
Portanto,              grafico8;
Um terceiro índice explica a preservação do meio ambiente natural, histórico e cultural, calculado pela proporção de participação relativa no total das despesas públicas com a manutenção, preservação e valorização da identidade cultural do território e do patrimônio histórico e natural somado aos gastos ligados diretamente com o turismo.
Daí,              grafico9; finalmente,
Esses sub-índices se congregam em um índice geral que denota o nível em que se encontra o turismo numa localidade.
Portanto, grafico10. Quanto mais próximo da unidade, melhor é o Índice do turismo no território em questão.
Essas técnicas de trabalho foram utilizadas para indicar o nível de desenvolvimento ou atraso do Cariri Paraibano; assim formular estratégias que melhorem o processo de desenvolvimento local e sair do atraso. Os dados que foram coletados para uso nas fórmulas, estão no site do IBGE, divulgação municipal pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP); internet, cidade@) e revistas ou teses sobre o assunto.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga