PLANEAMENTO TURÍSTICO EM MIRANDA DO CORVO CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA

Luísa Daniela Moreira Adelino

3.2 Recursos e produtos turísticos

 

A análise dos factores geográficos relativos ao concelho de Miranda do Corvo mostra-nos que os recursos turísticos prendem-se essencialmente com o clima mediterrânico, a Serra da Lousã, o património natural e construído e a tradição/cultura. A proximidade com Coimbra poderá constituir uma mais-valia, uma vez que este é um centro importante no que toca à cultura e à saúde.
Desta forma deverão ser realizados planos estratégicos relacionados com a valorização do turismo de natureza, saúde e bem-estar. Estamos assim a falar num turismo alternativo, com forte conotação ecológica e cultural. Este tipo de turismo não atrai as massas mas apresenta-se como sustentável na medida em que, além de promover um enriquecimento cultural e bem-estar dos visitantes/turistas, também contribui para a protecção e conservação dos recursos naturais e patrimoniais, melhoria da qualidade de vida das populações locais e, consequentemente, um desenvolvimento sustentável do concelho.
A seguir iremos identificar algumas potencialidades turísticas do concelho de Miranda do Corvo que devidamente organizadas através de determinadas estratégias, podem constituir a oferta turística do concelho.

 

3.2.1 Dos recursos…

“A primeira condição para que possa existir um ou mais produtos turísticos num determinado destino é a existência de recursos turísticos susceptíveis de serem aproveitados – não haverá turismo se não houver recursos naturais ou paisagísticos, monumentos, oferta cultural etc.” (COSTA, 2007).
O concelho de Miranda do Corvo apresenta uma grande variedade de recursos turísticos, desde o património construído, natural, etnografia, até aos inúmeros locais de lazer modernos (Figura I), espalhados um pouco por todo o município, o que mostra que tem sido feito um grande investimento neste sector de actividade nos últimos anos.
Neste contexto, iremos identificar todos os recursos turísticos que consideramos relevantes para o município.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

17 al 31 de enero
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga