PLANEAMENTO TURÍSTICO EM MIRANDA DO CORVO CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA

Luísa Daniela Moreira Adelino

3.2 Recursos e produtos turísticos

 

A análise dos factores geográficos relativos ao concelho de Miranda do Corvo mostra-nos que os recursos turísticos prendem-se essencialmente com o clima mediterrânico, a Serra da Lousã, o património natural e construído e a tradição/cultura. A proximidade com Coimbra poderá constituir uma mais-valia, uma vez que este é um centro importante no que toca à cultura e à saúde.
Desta forma deverão ser realizados planos estratégicos relacionados com a valorização do turismo de natureza, saúde e bem-estar. Estamos assim a falar num turismo alternativo, com forte conotação ecológica e cultural. Este tipo de turismo não atrai as massas mas apresenta-se como sustentável na medida em que, além de promover um enriquecimento cultural e bem-estar dos visitantes/turistas, também contribui para a protecção e conservação dos recursos naturais e patrimoniais, melhoria da qualidade de vida das populações locais e, consequentemente, um desenvolvimento sustentável do concelho.
A seguir iremos identificar algumas potencialidades turísticas do concelho de Miranda do Corvo que devidamente organizadas através de determinadas estratégias, podem constituir a oferta turística do concelho.

 

3.2.1 Dos recursos…

“A primeira condição para que possa existir um ou mais produtos turísticos num determinado destino é a existência de recursos turísticos susceptíveis de serem aproveitados – não haverá turismo se não houver recursos naturais ou paisagísticos, monumentos, oferta cultural etc.” (COSTA, 2007).
O concelho de Miranda do Corvo apresenta uma grande variedade de recursos turísticos, desde o património construído, natural, etnografia, até aos inúmeros locais de lazer modernos (Figura I), espalhados um pouco por todo o município, o que mostra que tem sido feito um grande investimento neste sector de actividade nos últimos anos.
Neste contexto, iremos identificar todos os recursos turísticos que consideramos relevantes para o município.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga