PLANEAMENTO TURÍSTICO EM MIRANDA DO CORVO CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA

Luísa Daniela Moreira Adelino

3.3.1.3 Equipamentos e infra-estruturas de apoio à actividade turística

Em Paiviegas, perto da Vila de Miranda do Corvo localiza-se a Quinta da Paiva, um complexo turístico-cultural, constituído por um conjunto de equipamentos, espaços colectivos e áreas verdes, que participam activamente na vida da comunidade e desempenham um papel preponderante em actividades como o turismo, lazer e cultura.
Além das infra-estruturas que já existem neste local, estão a ser executados variados projectos que irão enriquecer mais a oferta turística a médio prazo. Desta forma concentrar-se-á, num espaço reduzido, uma densa rede de equipamentos e infra-estruturas para o turismo e ocupação dos tempos livres.
Contudo, apenas uma parte da sua área estará aberta ao público, área essa que corresponde aos Ateliers de Artesanato, o Picadeiro Coberto e Descoberto, o Centro de Informações, o Restaurante/museu da Chanfana, o Parque de Merendas, o Circuito de Manutenção, o Parque Infantil e o Anfiteatro. Todas as outras modalidades estarão inseridas num roteiro (Figura II).
            Ao longo do percurso têm vindo a ser recuperados e criados poços com engenhos de tracção animal, além das levadas de água que irão irrigar o engenho de uma azenha recuperada. Todos estes elementos apresentados irão constituir o ecomuseu da Quinta da Paiva.
Por fim está prevista a construção de um hotel que irá colmatar a grande carência de infra-estruturas de alojamento que existe actualmente no concelho de Miranda do Corvo.
A Quinta da Paiva será uma área densamente povoada de equipamentos e infra-estruturas que abrangerão as áreas do desporto, lazer e turismo, de promoção do contacto com as tradições, artes e ofícios locais e o contacto com a natureza, através dos animais e dos habitats onde estão inseridos.
            Actualmente é possível encontrar na Quinta da Paiva o Museu da Tanoaria, que resulta da doação de um espólio composto por mais de uma centena de peças relacionadas com esta actividade de um coleccionador particular à Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), a qual, aproveitando a antiga casa do caseiro dessa quinta a pôs em exibição aos visitantes, em homenagem aos tanoeiros de Portugal.
            O Museu/Restaurante da Chanfana pretende mostrar e proporcionar a degustação da gastronomia local, nomeadamente a Chanfana, os negalhos, o chispe e a sopa de casamento.
Paralelamente já existem as oficinas de artesanato vivo onde os visitantes poderão acompanhar o processo de produção dos produtos endógenos.
            Na Quinta Pedagógica da Quinta da Paiva é possível observar animais domésticos típicos da região e aprender muitas coisas sobre eles, tal como no Parque Biológico da Serra da Lousã é possível observar animais autóctones, mas de origem selvagem.
            Na freguesia de Vila Nova foram recuperadas azenhas ao abrigo do Programa Agris que, complementadas com o Percurso Pedestre das Azenhas serão possíveis de conhecer e aprender coisas sobre o seu modo de funcionamento e, consequentemente, dos modos de vida dos nossos antepassados.
            Por fim a Casa dos Reis, localizada na localidade de Vila Nova, resulta da reabilitação de um imóvel antigo, em avançado estado de degradação. Este espaço já acolheu uma exposição temporária de instrumentos musicais tradicionais da China.
Os locais de lazer encontram-se concentrados sobretudo na vila de Miranda do Corvo. Destacamos o parque verde da Quinta do Viso entre o Carapinhal e Miranda do Corvo, a Praça da Cruz Branca, o Rossio do Corvo e a zona Histórica da vila, também localizadas em Miranda do Corvo, tal como a Praça da feira da Sardinha e a Praça da Feira dos Bois. Nas traseiras do Monte do Calvário encontramos a Volta da Costa. Fora da vila encontramos uma quinta temática, o centro hípico da Quinta da Paiva em Pai Viegas e o parque eólico na freguesia de Vila Nova. A Praça Mota Pinto, localizada junto da rua com o mesmo nome, mesmo à frente do posto da GNR, veio dotar a vila de mais um espaço verde e de lazer, dedicado aos mais pequenos com equipamentos para se divertirem, como escorregas, baloiços, entre outros (Figura II).
Situados em áreas de densa vegetação, os parques de merendas distribuem-se um pouco por todo o concelho, nomeadamente em Vila Nova, no Senhor da Serra, no Gondramaz, na Chapinha, Corujeira e Moinho do Meio. Em muitas rotundas, praças ou em zonas de passagem importantes encontramos fontes e inúmeras estátuas de homenagem a valores ou a personagens do concelho, constituindo assim locais de interesse. Em zonas de altitudes mais elevadas também existem miradouros, nos quais é possível apreciar as belas paisagens.
Por todo o concelho encontramos equipamentos desportivos variados. A maioria encontra-se na sede de concelho, os restantes localizam-se essencialmente nas sedes de freguesia, sendo praticamente constituídos por polidesportivos cobertos e descobertos, campos de futebol, pavilhões e piscinas.
              Em termos de eventos desportivos, estes realizam-se maioritariamente na sede de concelho, pois esta apresenta mais infra-estruturas e atletas. Destacamos as modalidades de natação, futebol, futsal, judo e hipismo, ténis e downhill urbano. Na serra da Lousã ocorrem desportos radicais do tipo outdoor, como é o caso do downhill, com diferentes características (Night traildownhill nocturno; Kamikazedownhill em pista com quatro quilómetros onde se podem atingir velocidades de 80 km/h e Down’on Segade); embora haja potencialidade de ocorrerem eventos desportivos de outras modalidades, como provas de motocross, paintball e rali.
Um pouco por todo o concelho existem infra-estruturas de apoio à actividade turística, constituídas pelo posto de turismo, centros de informação e  interpretação ambiental (Casa dos Reis em Vila Nova e Quinta da Paiva em Pai Viegas) e espaços museológicos, até outros equipamentos de lazer e de apoio em caso de emergência.
Muitos destes equipamentos são muito recentes ou ainda não se encontram em pleno funcionamento e vão colmatar as graves falhas que existiam ate há relativamente pouco tempo.
              Os principais equipamentos de lazer do concelho localizam-se na sua sede e compreendem a Biblioteca Municipal Miguel Torga, localizada na Ladeira do Calvário, o cinema, junto à estação, o Espaço Internet na Rua da Estação e um espaço com Internet Wireless à frente da Câmara Municipal.
            As unidades de restauração apresentam-se dispersas por todo o concelho, embora a sua maior concentração seja na vila de Miranda do Corvo.
            Em termos de alojamento, o concelho conta com a Estalagem da Quinta do Viso, localizada nas imediações da sede de concelho, a Pensão Zé Padeiro e o Hotel da Quinta da Paiva, localizada da vila de Miranda do Corvo. Está em funcionamento, na aldeia do Gondramaz, uma casa de campo. Futuramente será construído um hotel na Quinta da Paiva, que irá responder à actual carência de alojamento no concelho.
            A Loja do Senhor Falcão1, localizada na localidade de Pereira, corresponde a um supermercado centenário e a uma taberna aí existentes que estiveram fechados durante muito tempo. Foi nessa habitação que nasceu o Dr. José Falcão, figura ilustre mirandense. Os herdeiros decidiram restaurar esse supermercado mantendo a sua traça antiga e recentemente abriam portas ao público em geral. Nesse espaço costumam realizar-se tertúlias sobre literatura e frequentemente são organizadas noites de fado.


1 A actual proprietária do imóvel pretende ampliar o mesmo a fim de abrir um espaço museológico associado ao espaço comercial e ao Dr. José Falcão.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga