TURISMO E DESENVOLVIMENTO ESTUDOS DE CASO NO CENTRO DE PORTUGAL

Paulo Carvalho

4. Conclusões

Apesar da actividade termal e o termalismo se ter alicerçado durante muitos anos nas suas características distintivas conferidas pelas águas e actividades terapêuticas, o facto é que, a evolução do próprio conceito por via das novas exigências dos mercados e sociedades tem levado a uma reformulação de objectivos e da oferta que se posiciona agora na dimensão da saúde e bem-estar assente em conceitos como a prevenção e reabilitação, e associada a novos hábitos de lazer e turismo.
Os gestores/administradores inquiridos, para além de fazerem um retrato do que é a actividade termal e estâncias termais na actualidade, sem se furtarem de esclarecer as razões que levaram a que a situação hoje não seja a mais favorável, sublinham, apesar de todos os constrangimentos, a importância e urgência da sua revitalização que só encontrará viabilidade através da necessária complementaridade entre duas vocações que sempre estiveram presentes nestes espaços.
Em síntese, segundo os inquiridos, as estâncias que têm apostado na diversificação e qualificação de serviços têm sido casos de sucesso e a vertente de saúde e bem-estar que ganha expressão nas termas portuguesas constituem as características que melhor espelham a realidade actual do termalismo e estâncias portuguesas. Já a falta de investigação científica e a legislação obsoleta e descontextualizada que vigorou durante décadas são apontadas como as principais causas do actual funcionamento das mesmas.
Neste sentido, a necessidade de acentuar e consolidar o seu papel enquanto pólos de desenvolvimento e a necessidade em reactivar o seu papel no imaginário turístico do público constituem os principais motivos à sua reestruturação que, na voz dos inquiridos, deverá incidir sobretudo na realização de pesquisas científicas e na captação de público mais jovem, incluindo ainda outros serviços e actividades como programas terapêuticos para crianças com necessidades especiais e percursos turístico-educativos.
Contudo, na sua perspectiva, as dificuldades em captar investimento e em estabelecer parcerias com os actores territoriais locais e regionais, constituem os principais entraves à sua reestruturação. A favor apontam o facto de serem potenciadores de desenvolvimento local através da criação de postos de trabalho e indução de outras actividades e a importância actual da saúde e bem-estar.
E, segundo eles, a estratégia a adoptar passa pela complementaridade entre as vertentes turística/lúdica e terapêutica, e não uma especialização de mercado, embora reconheçam que nem todas possuem, actualmente, condições para receber um público mais diferenciado, reiterando, inclusive, que há estâncias com serviços de má qualidade a operar, e como tal defendem a iniciativa privada assim como a categorização das estâncias com vista a serem garantidos altos níveis de qualidade, afinal um dos factores estratégicos e competitivos do actual turismo. Competitividade que alcançarão se o seu caminho for planeado e construir-se de forma integrada com outros actores no sentido de maximizarem as sinergias positivas das quais só beneficiarão aproveitando potencialidades e ultrapassando obstáculos.
É nesta linha que os gestores/administradores das 11 estâncias termais em estudo mostram as suas reservas quanto à actividade termal em geral, mas vêem com optimismo a evolução da estância da qual são responsáveis.
Neste sentido, a dotação das termas de vantagens competitivas e diferenciadas, num ambiente concorrencial cada vez mais estreito e dinâmico, exige uma constante reinvenção das mesmas através de caminhos diversos. Será este sentido da mudança pelo qual se deverão pautar as novas estratégias de relançamento dos “territórios termais” como pólos de turismo mas também como espaços de actividades múltiplas, de modo a responder a um turismo e turistas contemporâneos mais exigentes motivados pela busca de experiências únicas. Desta forma, a revitalização das estâncias termais passa por uma reestruturação e diversificação de toda a estrutura termal e turística associada, numa apologia da diferenciação e para que as mesmas se possam (re) constituir como destinos turísticos de excelência.

Bibliografia

Ambm (2008). Programa Territorial de Desenvolvimento 2008-2013 do Baixo Mondego, Lisboa, Associação de Municípios do Baixo Mondego.
Amrdl (2008). Programa Territorial de Desenvolvimento da Região de Dão-Lafões, Associação de Municípios da Região de Dão-Lafões.
Atp (2008). Estratégia de Eficiência Colectiva: Programa de Valorização das Estâncias Termais da Região Centro, Lisboa, Associação das Termas de Portugal.
Barros, J. C. (2004). A Projecção do Quotidiano no Turismo e no Lazer, Lisboa, Instituto Superior da Ciências Sociais e Políticas.
Cavaco, C. (2005). “A diferenciação regional da função turística”, In Geografia de Portugal. Actividades Económicas e Espaço Geográfico (vol.3), Lisboa, Círculo de Leitores, Lisboa, pp. 385-394.
Cavaco, C. et al. (2008). Turismo de Saúde e Bem-Estar: Termas, Spas Termais e Talassoterapia, Colecção Estudos e Documentos, nº 15, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa.
Ccdrc (2007). Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013. Coimbra, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.
Ccdrc (2008). Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013. Lisboa, Edição Observatório do QREN.
Ccdrc (2009). Valorização das Estâncias Termais da Região Centro. Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC) – PROVERE, Lisboa, QREN.
Cedru (2008). Estratégia de Desenvolvimento e Plano de acção 2007-2013 da Beira Interior Sul, Lisboa, Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano.
Cunha, L. (2003). Introdução ao Turismo, Lisboa, Editorial Verbo.
Didascalou, E. et al. (2009). “Wellness tourism: evaluating destination attributes for tourism planning in a competitive segment market”, Tourismos, Volume 4, nº 4, pp. 113-126.
Escada, P. (1999). Turismo Termal e Desenvolvimento em Monte Real, Tese de Mestrado em Geografia Humana, Coimbra, Universidade de Coimbra.
Ezaidi, A. et al. (2007). “El patrimonio geológico de Marruecos: una potencialidad para el desarrollo de un turismo de salud, como factor de lucha contra la pobreza”, PASOS, Volume 5, nº 3, pp. 371-382.
Fernandes, J. (2006). Thalassa, Thermae, Spa – Salute Per Aqua. Colecção Viver Melhor, Lisboa, Plátano Editora.
Fernandes, J. et. al. (2008). Spas, Centros Talasso e Termas: turismo de saúde e bem-estar, Lisboa, Gestão Plus Edições.
Fonseca, M. A. (2005). Espaço, políticas de turismo e competitividade, Natal, EDUFRN.
Incm (2004). Decreto-Lei 142/2004 de 11 de Junho, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Ine (2002). Censos 2001 – Centro: Resultados Definitivos, Lisboa, Instituto Nacional de Estatística.
Ine (2009). Anuário Estatístico da Região Centro 2008, Lisboa, Instituto Nacional de Estatística.
Inédia (2009). “Oferta termal de nível europeu”, Revista Cultos (Jornal Público), Lisboa, Edições Inédia.
Magdalini et al. (2009). “The wellness tourism market in Greece – an interdisciplinary methodology approach”, Tourismos, Volume 4, nº 4, pp. 127-144.
Mangorrinha, J. (2000). O lugar das termas – património e desenvolvimento regional e as estâncias termais da região do Oeste, Lisboa, Livros Horizonte.
Mei (2007). Plano Estratégico Nacional do Turismo, Lisboa, Ministério da Economia e da Inovação, Turismo de Portugal, IP.
Mueller, H. et al. (2001). “Wellness tourism: Market analysis of a special health tourism segment and implications for the hotel industry”, Journal of Vacation Marketing, Volume 7, nº 1, pp. 5-17.
Olivares, D. et al. (2004). “Propuestas de desarrollo turístico integrado para un destino maduro de turismo de salud: Benassal”, Cuadernos de Turismo, nº 13, pp. 27-49.
Palma, F. (2006). “Spa Termal - Oportunidades de investimento e de negócio”, Actas do 11º Congresso da European Spas Association, S. Pedro do Sul.
Ramos, A. (2005). O Termalismo em Portugal: dos factores de obstrução à revitalização pela dimensão turística, Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro, Aveiro, (2005).
Santos, N. (2005). “Organização social e consumo. Práticas e lugares de consumo. O tempo livre e o lazer”, In Caetano, L. (org.). Território e Trajectórias de Desenvolvimento, Coimbra, Centro de Estudos Geográficos, pp. 105-134.
Sharpley, H. et al. (2002). Tourism and Development – concepts and issues,Clevedon, Channel View Publications.
Silva, S. (2010). O Turismo de Saúde e Bem-Estar. Uma Estratégia de Desenvolvimento para a Região Centro, Tese de Mestrado em Geografia (Ordenamento e Desenvolvimento), Universidade de Coimbra, Coimbra.
Silva, S. e Carvalho, P. (2011). “Turismo Termal em Portugal: as Perspectivas dos Gestores das Estâncias Termais da Região Centro”, Actas Oficiales del 5º Congreso Internacional Virtual sobre Turismo y Desarrollo, Málaga, Grupo de Investigação EUMED (Universidade de Málaga), 19 pp.
Tcp (2009). Plano de Actividades e Orçamento 2009. Entidade Regional de Turismo do Centro, Aveiro, Turismo do Centro de Portugal, (2009).
Tp (2006). 10 produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo em Portugal – Saúde e Bem-Estar, Lisboa, Turismo de Portugal, IP.
Tp (2008). O turismo em 2006. Portugal, Continente e Regiões Autónomas, Lisboa, Turismo de Portugal, IP.
Tp (2009). Termas em Portugal – a oferta e a procura em 2008, Lisboa, Direcção de Estudos e Planeamento Estratégico/Departamento de Informação Estatística, Turismo de Portugal, IP.
 Tp (2010). Termas em Portugal – a oferta e a procura em 2009, Lisboa, Direcção de Estudos e Planeamento Estratégico/Departamento de Informação Estatística, Turismo de Portugal, IP.
Vargas, R. et al. (2002). “Las estaciones termales en Andalucía. De la explotación tradicional a la configuración de un nuevo producto turístico integral”, Cuadernos de Turismo, nº 10, pp. 101-122.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga