TURISMO E DESENVOLVIMENTO ESTUDOS DE CASO NO CENTRO DE PORTUGAL

Paulo Carvalho

2.2 Percursos pedestres das Aldeias do Xisto

Os “Caminhos do Xisto” são 16 percursos pedestres, de pequena rota, implementados nos territórios das Aldeias do Xisto (quadro 4). Aproveitando caminhos antigos, os percursos desenvolvem-se a partir das aldeias, ou nas suas proximidades, possibilitando um contacto muito próximo com o território e os seus valores naturais e culturais (TOVAR, 2010).

Quadro 4. Os Caminhos do Xisto (Centro de Portugal)

 

 

Percurso

Aldeia(s) / Concelho

Forma

Extensão
(Km)

CX da Barroca

Barroca / Fundão

Circular

9,2

CX Rota das Aldeias Serranas

Talasnal, Casal Novo / Lousã

Circular

6

CX Rota dos Moinhos

Lousã

Circular

6

CX de Álvaro - Longra

Álvaro / Oleiros

Circular

7

CX Álvaro - Gaspalha

Álvaro / Oleiros

Circular

6

CX de Gondramaz

Gondramaz / Miranda do Corvo

Linear

5,6

CX de Sarzedas

Sarzedas / Castelo Branco

Circular

15

CX das Aldeias de Góis

Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira / Góis

Circular

9,2

CX de Casal de S. Simão

Casal de S. Simão / Figueiró dos Vinhos

Circular

5,1

CX de Figueira

Figueira / Proença-a-Nova

Circular

6,3

CX Acessível do Gondramaz

Gondramaz / Miranda do Corvo

Linear

0,45

CX de Água Formosa

Água Formosa / Vila de Rei

Circular

7,4

CX da Foz do Cobrão

Foz do Cobrão / Vila Velha de Ródão

Circular

11,3

CX de Fajão

Fajão / Pampilhosa da Serra

Circular

4

CX de Martim Branco

Martim Branco / Castelo Branco

Linear

9,5

CX da Benfeita

Benfeita / Arganil

Circular

10

TOTAL

 

 

118,05

Fonte: TOVAR (2010), com base em ADXTUR (2010).

De acordo com a ADXTUR, a implementação desta rede de caminhos, pretende ser um factor de inovação do produto turístico existente no território, aumentando a capacidade de atracção e a qualidade do mesmo, contribuindo para a criação de um destino de excelência de Turismo de Natureza, e permitindo ainda o alargamento das actividades de lazer, não só para os turistas como para a população local.
No total, são quase 120 quilómetros de percursos sinalizados, ligados a 17 das 24 aldeias que constituem a rede de Aldeias do Xisto. A maior parte dos percursos são circulares, com início e fim numa das aldeias. O Caminho do Xisto das Aldeias de Góis, une 4 aldeias: Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira. Apenas 3 dos Caminhos do Xisto assumem a forma linear, com o ponto de chegada diferente do ponto de partida (quadro 4).
Todos os percursos se encontram marcados/sinalizados (figura 2) de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e foram submetidos ao processo de homologação, que se encontra em curso (ADXTUR, 2010).

imagen1

 

 

 

 

 

Foto: Paulo Carvalho

Figura 2. Sinalização (placa indicativa) do Caminho do Xisto de Benfeita (Arganil)

A informação sobre os percursos encontra-se disponível, em português e inglês, na página de internet das Aldeias do Xisto. Para cada um, existe um folheto, disponível para download, com informação bastante detalhada, que inclui: identificação dos percursos, mapa/esquema, distância, duração, tipo (circular ou linear), desnível acumulado, altitude máxima e mínima, texto descritivo, pontos de interesse, altimetria, grau de dificuldade, época do ano aconselhada, informações e contactos úteis, sinalética, normas de conduta e identificação dos promotores. Adicionalmente, encontra-se disponível, online, informação para GPS. A disponibilidade de informação prática e completa, em português e inglês, é relevante pois a dificuldade de acesso a informação sobre percursos pedestres constitui um entrave à organização de programas de turismo de passeio pedestre e consequentemente ao desenvolvimento de destinos vocacionados para este tipo de turismo.
Os órgãos oficiais de turismo, quer nacionais, quer regionais, com responsabilidade ao nível da promoção turística, poderão ter um papel importante na centralização e difusão da informação existente.
O Visitportugal1 é o site oficial de promoção turística do destino Portugal desenvolvido pelo Turismo de Portugal, a autoridade turística nacional. Aqui é possível encontrar sugestões de passeios pedestres a realizar nas Aldeias do Xisto. Contudo não é disponibilizada informação sobre os trilhos em si, ou onde obter essa informação. As sugestões apresentadas, em 9 línguas, são:
– Serra da Lousã, recomendando a Rota das Aldeias Serranas;
– Aldeias de Góis, recomendando visita às aldeias de Comareira, Aigra Nova, Aigra Velha e Pena.
A página de internet da Entidade Regional de Turismo do Centro2, entidade responsável pela valorização turística e pelo aproveitamento sustentado dos recursos turísticos da sua área de actuação, que engloba o território das Aldeias do Xisto, e pela promoção no mercado interno não apresenta informação sobre os Caminhos do Xisto.
Utilizando a ferramenta de pesquisa, na página da Associação Turismo do Centro3, entidade com responsabilidade na promoção externa do destino Centro de Portugal, para encontrar “percursos pedestres”, não se obtém qualquer informação. Contudo, a página apresenta conteúdos sobre 8 dos Caminhos do Xisto, incluindo descrição da extensão de cada um dos percursos, pontos de partida e de chegada, tipologia, grau de dificuldade, desníveis, altitudes mínima e máxima, época do ano aconselhada e pontos de interesse. Não encaminha para a página das Aldeias do Xisto4, onde a informação, sobre os 16 Caminhos do Xisto existentes, é mais completa e actual.


1      http://www.visitportugal.com, 12-1-2010.

2        http://www.turismodocentro.pt/, 19-2-2010.

3      http:// www.visitcentro.com, 20-2-2010.

4        http://www.aldeiasdoxisto.pt, 20-2-2010.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga