TURISMO E DESENVOLVIMENTO ESTUDOS DE CASO NO CENTRO DE PORTUGAL

Paulo Carvalho

Resumo

As dinâmicas recentes de desenvolvimento dos espaços de montanha (europeus) revelam a importância crescente das orientações e instrumentos normativos que pretendem promover a sua diversificação funcional, designadamente os lazeres turísticos, de forma recorrente no contexto das políticas e iniciativas relacionadas com o mundo rural, quando as orientações territorialistas, ambientalistas e patrimonialistas, começaram a valorizar a especificidade e o potencial dos seus recursos mais estratégicos.
A presente comunicação pretende analisar este quadro conceptual e explicitar o caminho percorrido e os novos desafios/oportunidades em matéria de turismo (na perspectiva da oferta) em Miranda do Corvo (Pinhal Interior Norte/Centro de Portugal).

1. Introdução

A diversidade de recursos e bens estratégicos fundamentais dos espaços de montanha configura uma plataforma ampla de oportunidades para a promoção do seu desenvolvimento.
Se durante muito tempo, os territórios rurais inseridos em contexto de montanha estiveram vinculados essencialmente a traços como o isolamento, o carácter inóspito e repulsivo, a subvalorização dos seus recursos, o afastamento/desinteresse por parte das entidades públicas, que tiveram efeitos negativos como o despovoamento, a desvitalização e o abandono, entre outros, nos últimos anos são visíveis sinais de preocupação e interesse crescente no que diz respeito ao desenvolvimento das montanhas.
Não obstante certos problemas como a desarticulação das políticas, a fragmentação das iniciativas, a ausência de visão e gestão adequadas, importa sublinhar os múltiplos exemplos de iniciativas, designadamente de base local/regional, que procuram atenuar ou contrariar o espectro negativo associado ao mundo rural e aos espaços de montanha.
Os lazeres turísticos e os recursos ligados ao património natural e cultural, cada vez mais valorizados pela sociedade pós-moderna, podem desempenhar um papel decisivo neste processo desde que integrados em estratégias de desenvolvimento adequadas.
Tendo como cenário de fundo, no plano teórico, as dinâmicas de desenvolvimento dos espaços de montanha e o papel do turismo, pretendemos explicitar esta temática através de uma análise geográfica centrada no concelho de Miranda do Corvo (Pinhal Interior Norte), no sentido de analisar as trajectórias e as novas oportunidades da actividade turística. Planos, projectos e iniciativas configuram eixos estruturantes de uma reflexão orientada segundo a perspectiva da oferta turística.
A base metodológica para a prossecução dos nossos objectivos inclui análise documental (trabalhos científicos, bases de dados, instrumentos de gestão territorial, artigos publicados na imprensa local e regional, entre outros), entrevistas e trabalho de campo.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga