BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ESTUDO SOBRE DETERMINAÇÃO DE PONTOS OTIMOS PARA LOCALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE USINAS DE BIODIESEL NO ESTADO DO TOCANTINS

Karyn Siebert Pinedo



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (150 páginas, 3.31 Mb) pulsando aquí

 

 

3.2.3. Programação Linear Inteira Mista (PLIM)

A programação Linear Inteira Mista (PLIM) é a metodologia mais comum usada em modelos de localizações comerciais, a grande vantagem da programação inteira é permitir que sejam incluídos na análise os custos fixos, bem como diferentes níveis de custos variáveis para as instalações. A variável continua corresponde às variáveis de processo (temperatura, peso, medida, distância, etc.). Os modelos baseados na Programação Linear inteira mista têm solução mais complexa em relação àqueles que utilizam a Programação Linear (HAFFNER, 2007).

• Na Programação Linear, existem condições necessárias e suficientes de otimização teoricamente provadas que podem ser utilizadas para testar eficientemente se uma dada solução viável é uma solução ótima ou não. Estas condições têm sido utilizadas para desenvolver métodos algébricos tais como o simplex e outros métodos para resolver problemas da Programação Linear.

• Na PI e a PLIM não existem condições de otimização conhecidas para testar se uma dada solução viável é ótima a não ser através da comparação explicita ou implícita desta solução com cada uma das soluções viáveis do problema. Este é o motivo pelo quais estes são resolvidos por intermédio de métodos de enumeração que buscam solução ótima no conjunto de soluções viáveis.

Assim, utilizando o tema de estudo desta dissertação como exemplo, pode-se supor que existem n pontos elegíveis (n-máximo) para a instalação das usinas e desejamos instalar certa quantidade de usinas (n-mínimo), sabendo que existem m pontos (municípios) que devem ser atendidos pelas usinas. Devido às restrições econômicas, o número de usinas a serem instaladas deve ser superior ao n-mínimo e inferior ao n-máximo. Supondo que cada usina possui uma capacidade máxima de produção e estoque e cada cliente tem uma demanda , que deve ser integralmente atendida, utiliza-se, então, uma variável aleatória (0 ou 1) para representar a decisão de instalar uma usina em cada um dos n pontos possíveis:

=

1, se o local j é escolhido para a instalação de uma usina

0, se não

e uma variável contínua que representa o percentual da demanda do cliente j que foi atendida pela usina i.

i = 1, 2, 3, ,…,m, j = 1, 2, 3, 3,. . . . , n

Associam-se um custo fixo de instalação da usina a cada um dos n pontos, que representa o custo de construção da usina e os custos fixos de operação. O custo de transporte de produtos entre o depósito (da usina) e o cliente, os custos variáveis de operação e suprimentos do depósito (inclusive o custo de transporte de produtos entre os pontos de suprimentos primários e os depósitos) são representados pelo custo variável de suprimentos ( ). Pode-se, então, formalizar o problema de localização das usinas através da função-objetivo e do conjunto de restrições a seguir:

min Z = min + minimizar o custo total

sujeita às restrições;

= 1, cliente i = 1, 2, 3, . . . , m (3.0)

j = 1, 2, 3, . . . , n (3.1)

a procura do município i deve ser satisfeita apenas pela usina selecionada

n-mínimo ≤ ≤ n-máximo (3.2)

 {0, 1} onde:

= custo de instalação de uma usina no local j

= custo de satisfazer a procura total de i a partir de j

A igualdade (3.0) garante que todos os clientes (municípios) serão totalmente atendidos. A expressão (3.1) garante que nenhuma usina ultrapassará sua produção máxima. A equação (3.2) determina que o número de usinas esteja limitado ao intervalo (n-mínimo, n-máximo).


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet