BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ESTUDO SOBRE DETERMINAÇÃO DE PONTOS OTIMOS PARA LOCALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE USINAS DE BIODIESEL NO ESTADO DO TOCANTINS

Karyn Siebert Pinedo



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (150 páginas, 3.31 Mb) pulsando aquí

 

 

4.3.3. Composição do terceiro cenário: Cenário Geral

O cenário geral partirá da lista de municípios com potencial de recebimento de implantação de usina, mais as que se destacaram por estarem perto dos modais de transporte e as que foram listadas para zona de consumo.

Os municípios que aparecem mais perto dos modais de transporte e com flexibilidade maior de uso de um ou mais destes foram: Araguaína, Guaraí, Tupiratins, Porto Nacional. Os que se destacaram na zona de consumo e também nos cenários dos modais de transporte são: Araguaína e Guarai. Pelos resultados do capítulo anterior, os municípios em destaque para receber a implantação de usina, resultado da execução do modelo são: Porto Nacional, Araguaina, Guarai, Araguatins, Formoso do Araguaia.

O quadro 4.10 apresenta os municípios que foram incluídos na construção do cenário geral.

A cidade de Porto Nacional já possui uma usina que pode abastecer todo o consumo de biodiesel da cidade e de outras maiores por ser uma usina de grande porte. Por isso, mesmo tendo despontado no modelo matemático como a primeira cidade na lista para implantação de uma usina, não foi considerada nas outras análises e, neste cenário geral, será também descartada.

Araguaína, segunda maior cidade do Estado do Tocantins, ocupa o segundo lugar na lista de municípios com potencial para receber a usina de biodiesel (segundo modelo matemático utilizado), segunda cidade em relação à zona de consumo e sua localização possibilita a utilização de 2 modais ( rodoviário e ferroviário).

Guaraí é uma cidade situada entre Araguaína e Palmas, ocupa o terceiro lugar na implantação de usinas (segundo modelo matemático utilizado). Pode se utilizar de dois modais de transporte (rodoviário- ferroviário) e apresenta-se no quinto lugar na zona de consumo.

Araguatins ocupa o quarto lugar na relação de implantação de usinas de biodiesel (segundo modelo matemático utilizado) e o terceiro em zona de consumo.

Formoso do Araguaia ocupa o quinto lugar para implantação de usinas de biodiesel. Sua principal vantagem é possuir matéria-prima e zona de consumo na cidade e nas que estão próximas como: Lagoa da Confusão, Gurupi e Alvorada.

Segundo a descrição dos municípios listados, para esse cenário geral e pela análise realizada dos pontos que têm maior potencial para receber as primeiras usinas de biodiesel, são elas: Araguaína, Guarai, Formoso do Araguaia, Araguatins.

A preferência por Formoso do Araguaia em detrimento a Araguatins vem do fato da primeira estar estrategicamente localizada em relação à zona de consumo e a de produção de matéria-prima. O fato dessa cidade não constar como preferencial em relação à utilização dos modais, não a prejudica totalmente, porque está perto da BR 153 e possui produção de matéria-prima nos municípios ao seu redor, evitando custo de transporte e necessidade de uso de vários modais para o recebimento da mesma. Levou-se em consideração que a implantação de uma usina, nesta cidade, poderá propiciar melhor qualidade de vida à população local e dos agricultores familiares tocantinenses e pela proximidade com a cidade de Gurupi, terá fácil acesso fácil a mão-de-obra especializada.

Araguatins mesmo sendo preterida nos resultados obtidos no modelo matemático para implantação da usina terá que importar matéria-prima do Sul Maranhão e de outras regiões.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet