BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

GOVERNANÇA CORPORATIVA. ESTRATÉGIA DE VALOR EMPRESARIAL

Ísis Mota Krüger y Luciane da Silva Gomes




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (55 páginas, 197 kb) pulsando aquí

 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo teve por finalidade analisar a governança corporativa como um método de valorização da empresa como um todo, mostrando o potencial que as práticas de governança acrescentam às empresas, a colaboração e as vantagens que ela proporciona na relação acionista/empresa e cliente/empresa.

Analisando e relacionando os fatores de surgimento da governança corporativa com os resultados que ela apresenta para a empresa que utilizam dela em sua administração, podemos constatar um alto nível de eficácia das relações com os stakeholders e na imagem da empresa perante a sociedade.

Foram analisadas também as fases da governança corporativa no Brasil, mostrando que o Brasil já pode ser um modelo emergente, visto que muitas empresas estão aderindo às práticas de governança em suas administrações. Salientou-se também que a qualidade é uma grande aliada da governança corporativa, pois traz benefícios para as administrações por conseqüência de regras que devem ser seguidas para a aplicação da governança corporativa, exigindo competência e responsabilidade dos administradores..

Apresentamos a “boa” prática de governança corporativa, que é a idealização de uma maneira correta e ética da prática e que tem como ideal alinhar os objetivos de todos envolvidos na organização, mostrando que é possível trazer resultados alinhando os objetivos dos stakeholders com a empresa, pois a empresa se torna mais transparente e ética com a “boa” governança corporativa, conquistando assim, a confiança dos seus investidores e conquistando outros investidores, pois a empresa apresenta uma imagem respeitosa e responsável.

Outros pontos estudados foram os incentivos que existem no país para a implantação das práticas de governança corporativa nas gestões das empresas, e constatamos que na Bolsa de Valores de São Paulo é explícito e indispensável para as empresas a listagem nos Níveis 1 e 2 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa e no Novo Mercado, onde a empresa fica visível aos investidores e ainda em um posicionamento ético e correto, sendo transparente e administrando com qualidade a empresa, já que, para serem listadas nesses segmentos da Bovespa, as empresa precisam corresponder à algumas exigências apresentadas no regulamento.

O estudo também mostrou que, no Brasil, a governança corporativa está em constante crescimento e é um ponto relevante nas decisões dos investidores brasileiros. A importância que as empresas estão reservando à listagem na Bolsa de Valores é altamente expressiva, o que mostra que as organizações estão mais tolerantes perante a transparência, a ética e a qualidade de seus serviços.

Concluí-se assim, que a governança corporativa é uma alternativa que representa valor expressivo às companhias que a implantam em sua gestão e que, cada vez mais, as empresas brasileiras, com o desenvolvimento do mercado de capitais, estão buscando inovações em suas administrações e percebendo a importância dos acionistas e investidores minoritários, assim como, a disponibilidade das empresas em mostrarem e divulgarem seus balanços, dando mais ênfase a ética e transparência de suas gestões.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet