BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

GOVERNANÇA CORPORATIVA. ESTRATÉGIA DE VALOR EMPRESARIAL

Ísis Mota Krüger y Luciane da Silva Gomes




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (55 páginas, 197 kb) pulsando aquí

 


CAPITULO I

1. GOVERNANÇA CORPORATIVA

1. 1 O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO E A BUSCA POR INOVAÇÃO

Com o crescimento da privatização e a acirrada competitividade no mercado atual, a transparência e confiabilidade têm sido fator de relevância nas decisões tomadas pelos clientes e acionistas, o que faz com que as empresas busquem cada vez mais a inovação para continuarem competindo no mercado. Basear-se no desenvolvimento e no futuro é de extrema importância para o sucesso da organização.

A mudança constante do mercado é colocada por Siffert Filho (1999, p.25):

A partir dos anos 80, passamos por uma série de dificuldades, mas houve transformações estruturais na economia, sendo a principal delas a própria abertura comercial, a maior integração do Brasil com o comércio internacional. A privatização é também um processo significativo.

Muitos fatores transformam constantemente a economia e, conseqüentemente, o mercado tornando mais competitiva à disputa das empresas em busca de uma colocação favorável no cenário da economia e a sua sobrevivência diante das mutações. Para as organizações de sucesso continuar no topo é preciso muita criatividade, pois é necessário que conquistem constantemente o público-alvo e ainda conseguirem manter seus atuais clientes. As empresas que querem crescer ainda necessitam de mais criatividade e inovação para se desenvolverem e conquistarem seu espaço em meio a tanta competitividade.

No mercado em que estamos atualmente, é necessário preocupar-se com o futuro. Para Graeml (2000, p.19):

Projetar as experiências e resultados passados para o futuro é uma prática cada vez menos eficaz, em face das enormes transformações e descontinuidades e do ritmo frenético em que elas vêm ocorrendo. Prever, lançando mão da experiência acumulada, mas consciente de que o futuro repete cada vez menos o passado, passa a ser uma condição de sobrevivência das empresas. Quem fechar os olhos para as grandes transformações a sua volta, acreditando que o sucesso passado vai assegurar posição confortável para sempre, ficará para trás.

É com esse pensamento que as empresas devem buscar alternativas de crescimento, o passado já não pode servir como base para o desenvolvimento ou estabilidade para a empresa no mercado. É preciso projetar o crescimento baseado no presente e futuro, lembrando que em 10 anos o mercado cresceu muito e a informação tornou-se uma ferramenta indispensável para a empresa.

O mercado aberto é uma saída para as organizações conseguirem recursos e uma alternativa de valorização da sua empresa. Mas isso já não é novidade, e cada vez mais os investidores se tornam mais exigentes quanto às empresas quais eles investem.

Existem muitas técnicas e maneiras de alcançar o sucesso da empresa, mas é pensando nos stakeholders (colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, enfim, todos que estão ligados à organização, direta e indiretamente) que a organização pode desenvolver e acelerar seu crescimento e manter em bases firmes seu progresso.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet