BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


10.5.5 Sistemas Móveis e Estacionários

Os sistemas móveis à base de CaCs caracterizam-se principalmente pela constituição compacta, com as células operando com elevadas densidades de corrente. Esses sistemas, comumente à base de PEMFCs, são utilizados em substituição aos tradicionais motores de combustão interna, com muitas vantagens, entre as quais se incluem a elevada eficiência e a ausência de emissão de gases do efeito estufa.

Já os sistemas estacionários à base de CaCs caracterizam-se principalmente pela capacidade de geração de energia elétrica em local próximo à carga, garantindo, desse modo, vantagens incluídas nas já descritas para a GD no capítulo anterior. Desse modo, eles constituem casos particulares de GD, podendo ter as seguintes aplicações, entre outras: (a) geração de energia nas dependências do consumidor, que foi justamente a aplicação que deu visibilidade à tecnologia das CaCs, tornando-a comercialmente disponível desde o início dos anos 90 do século XX, com PAFCs de até 200 kW; (b) geração de energia conectada à rede de distribuição constituindo microrrede, conforme conceito apresentado no capítulo anterior; (c) geração concomitante de energia elétrica e calor, que pode ser utilizado para produzir eletricidade, para a produção de água quente ou para o abastecimento de sistemas de condicionamento de ar frio ou quente, muito empregado por hospitais, hotéis e outros estabelecimentos comerciais; ou (d) geração de energia em operação combinada com turbogeradores a gás.

As principais aplicações estacionárias de pequeno porte, de até 10 kW, são para a geração de

energia elétrica para uso residencial, sistemas do tipo no-breaks e sistemas remotos. Nesses casos, a PEMFC é a mais adequada e pode ser alimentada com H2 armazenado ou produzido a partir da reforma a vapor do propano, do metanol ou do gás natural. Este último combustível pode ser a opção preferencial para uso residencial quando já existe a rede para a distribuição dele. O calor residual dos sistemas residenciais pode ser aplicado para o aquecimento de água e ambientes, aumentando a eficiência energética das residências. As SOFCs também podem ser utilizadas para aplicações estacionárias de pequeno porte, apresentando vantagem competitiva com relação às PEMFCs quando se considera também a co-geração de calor.

Segundo Tolmasquim (2003), as aplicações estacionárias de médio porte, de 10 kW a 50 kW, e de grande porte, acima de 50 kW, podem ser atendidas com o uso de PEMFCs, PAFCs, MCFCs e SOFCs. Demandas da ordem de megawatts podem ser supridas por sistemas compostos por combinação de várias CaCs com potências individuais de 200 kW a 250 kW.

Uma vez que se trata de tecnologias novas, com diferentes estágios de desenvolvimento, os custos das células ainda variam muito de uma tecnologia para outra e de um fabricante para outro. Tolmasquim (2003) apresenta custos máximos da ordem de US$ 3.000/kW a US$ 4.000/kW para PEMFCs e SOFCs de potências variadas, considerando custos projetados para os primeiros produtos comerciais. Isso significa a expectativa de que, com os produtos plenamente desenvolvidos e com escala de produção, os custos serão bastante reduzidos.

10.6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

No Brasil, parte relevante da população ainda não dispõe de suprimento de energia elétrica, fato que torna a discussão acerca desse tema muito importante.

Nos dias de hoje, o atendimento a essa demanda pode ser feito por meio da utilização de GD, que pode ser implementada com base em muitas fontes primárias de energia e muitas tecnologias, associadas ou não.

Considerando essa enorme diversidade e que o escopo deste trabalho restringe-se à abordagem de fontes e tecnologias de GD para atendimento a comunidades isoladas, sem possibilidade de alimentação elétrica por conexão a rede elétrica de distribuição existente, limitou-se a análise pela consideração da necessidade de se minimizarem os custos de geração. Isso conduziu à exploração de fontes que utilizem recursos naturais renováveis abundantes e gratuitos, como é o caso, em muitas regiões do Brasil, da radiação solar e da água.

Sendo assim, neste trabalho, foram apresentadas as principais características dos sistemas de geração fotovoltaica e de geração a partir de células a combustível, usuárias, respectivamente, da radiação solar e do gás hidrogênio obtido por meio da hidrólise da água, mostrando-se e justificando-se a relevância deles para a atualidade do setor de energia elétrica no Brasil e no mundo, tendo em vista a real possibilidade de sua utilização como fontes de GD.

REFERÊNCIAS

ALDABÓ, Ricardo. Célula combustível a hidrogênio: fonte de energia da nova era. São Paulo: Artliber, 2004.

______. Energia solar. São Paulo: Artliber, 2002.

ALVES FILHO, João. Matriz energética brasileira: da crise à grande esperança. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

DOE – U.S. Department of Energy. Energy Efficiency and Renewable Energy (EERE). Solar Energy Technologies Program. Disponível em: <www.eere.energy.gov/solar>. Acesso em: 2 de Junho de 2007.

ELECTROCELL – Grupo Electrocell Células a Combustível. Disponível em: <www.electrocell.com.br/oqueeacc_pt.htm>. Acesso em: 26 de Maio de 2008.

EL-KHATTAM, W; SALAMA, M.M.A. Distributed generation technologies, definitions and benefits. In: Electric Power Systems Research, Elsevier Science, Oxford, UK, v. 71, n. 2, p. 119–128, 2004.

FARRET, Felix Alberto. Aproveitamento de pequenas fontes de energia elétrica. Santa Maria: UFSM, 1999.

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin. Energia e meio ambiente. Tradução técnica de Flávio Maron Vichi e Leonardo Freire de Mello. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. Tradução da 3. ed. norte-americana.

IEA – International Energy Agency. IEA Energy Statistics. Disponível em: <www.iea.org>. Acesso em: 4 de Dezembro de 2005.

______. Key world energy statistics 2007. Disponível em: <www.iea.org>. Acesso em: 24 de Maio de 2008a.

______. PVPS annual report. Disponível em: <www.iea-pvps.org>. Acesso em: 10 de Maio de 2008b.

LABOURET, Anne et al., Cellules solaires: les bases de l’énergie photovoltaïque. 4ème ed. Paris: Dunod, 2005.

LORA, Electo Eduardo Silva; HADDAD, Jamil (Coord.). Geração distribuída: aspectos tecnológicos, ambientais e institucionais. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

MME – Ministério de Minas e Energia. Brasília: MME, 2008. Disponível em: <www.mme.gov.br>. Acesso em: 20 de Maio de 2008a.

______. Balanço energético nacional (BEN) – 2003. Brasília: MME, 2007. Disponível em: <www.mme.gov.br>. Acesso em: 20 de Maio de 2007a.

______. Balanço energético nacional (BEN) – 2006. Brasília: MME, 2007. Disponível em: <www.mme.gov.br>. Acesso em: 20 de Maio de 2007b.

______. Balanço energético nacional (BEN) – 2007. Brasília: MME, 2008. Disponível em: <www.mme.gov.br>. Acesso em: 24 de Maio de 2008b.

PALZ, Wolfgang. Energia solar e fontes alternativas. Tradução de Noberto de Paula Lima. Curitiba: Hemus, 2002.

PORTALH2. Disponível em: <www.portalh2.com.br>. Acesso em: 26 de Maio de 2008.

REIS, Lineu Belico dos. Geração de energia elétrica: tecnologia, inserção ambiental, planejamento, operação e análise de viabilidade. 3. ed. Barueri: Manole, 2003.

REIS, Lineu Belico dos; SILVEIRA, Semida (Org.). Energia elétrica para o desenvolvimento sustentável: introdução de uma visão multidisciplinar. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2001.

RODRÍGUEZ, Carlos Roberto Cervantes. Mecanismos regulatórios, tarifários e econômicos na geração distribuída: o caso dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede. 2002. 118 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos)–Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

RÜTHER, Ricardo. Edifícios solares fotovoltaicos: o potencial da geração solar fotovoltaica integrada a edificações urbanas e interligada à rede elétrica pública no Brasil. Florianópolis: UFSC: LABSOLAR, 2004.

RÜTHER, Ricardo; LIVINGSTONE, J. Amorphous and crystalline silicon solar modules: choices of technologies. In: CONFERÊNCIA SOLAR’93, Perth, Australia. Anais... Perth: Australian and New Zealand Solar Energy Society, 1993.

SCHEER, Hermann. Economia solar global: estratégias para a modernidade ecológica. Rio de Janeiro: CRESESB: CEPEL, 2002.

SEVERINO, Mauro Moura. Avaliação técnico-econômica de um sistema híbrido de geração distribuída para atendimento a comunidades isoladas da Amazônia. 2008. 335 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)–Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

SHAYANI, Rafael Amaral. Medição do rendimento global de um sistema fotovoltaico isolado utilizando módulos de 32 células. 2006. 205 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)–Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

TESTER, Jefferson W. et al. Sustainable energy: choosing among options. Cambridge: MIT Press, 2005.

TIBA, Chigueru; FRAIDENRAICH, Naum; BARBOSA, Elielza Moura de Souza. Instalação de sistemas fotovoltaicos para residências rurais e bombeamento de água: texto para curso de instalador de sistemas fotovoltaicos. 2. ed. Recife: UFPE, 1999.

TOLMASQUIM, Mauricio Tiommno (Coord.). Geração de energia elétrica no Brasil. Rio de Janeiro: Interciência: CENERGIA, 2005.

TOLMASQUIM, Mauricio Tiommno (Org.). Fontes renováveis de energia no Brasil. Rio de Janeiro: Interciência: CENERGIA, 2003.

WALTER, Arnaldo. Fomento à geração elétrica com fontes renováveis de energia no meio rural brasileiro: barreiras, ações e perpectivas. In: Encontro de energia no meio rural (AGRENER), An. 3, [S.l], 2000. Disponível em: <www.proceedings.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 2 de Maio de 2007.

WIKIPEDIA: the free encyclopedia. Disponível em: <www.en.wikipedia.org>. Acesso em: 6 de Abril de 2007.

WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <www.pt.wikipedia.org>. Acesso em: 30 de Abril de 2008.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles