BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


5.2 LOCALIZAÇÃO

A comunidade Boa Esperança faz parte da Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado da Mumbuca – Associação Capim dourado, cuja sede está situada no Povoado da Mumbuca, CEP: 77.593-000, Município de Mateiros – TO, CGC Nº 05010011/0001-76. A comunidade está localizada no município de Mateiros a 60 km da sede do município no Parque Estadual do Jalapão. A figura 1.a, mostra a região do Jalapão onde está localizada a Comunidade Boa Esperança. A figura 1.b pontua a localização desta comunidade.

(a) (b)

A figura 02 mostra a distância, em linha reta, da sede da Associação Capim dourado e a comunidade Boa Esperança.

Foram atendidas pelo projeto, diretamente, dez residências que estão mais perto da oficina comunitária já instalada pela própria comunidade. A figura 03 mostra a distribuição das casas. Esta localização foi obtida através de georeferenciamento.

5.3 CRITÉRIOS DE DECISÃO SOBRE O SISTEMA DE GERAÇÃO

A comunidade Boa Esperança é formada por vários agrupamentos de casas, totalizando 54 casas. No entanto devido à dispersão o projeto atendeu ao processo produtivo de 10 casas, conforme mapa da figura 03.

Conforme a tabela 02, a energia elétrica é necessária para vários processos produtivos da comunidade. Neste caso o grupo de pesquisa “Energia no Meio Rural” foi convidado pela comunidade para instalar o projeto GERAR a fim de apoiar o projeto “BENEFICIAMENTO DE FRUTOS DO CERRADO DO JALAPÃO” com apoio financeiro do Programa de Apoio ao Agroextrativismo da Amazônia / MMA cujas metas eram:

• Estruturação física de uma unidade de beneficiamento;

• Produção de sabão vegetal e medicinal;

• Óleos comestíveis e medicinais à base de buriti e do coco de piaçava;

• Beneficiamento do coco de piaçava e do buriti no período de safra dos frutos, dentro dos padrões de qualidade exigidos para a comercialização;

• Conseguir pelo menos dois compradores para os óleos comestíveis e sabão até o final do projeto;

Assim, a demanda de energia seria para atender a este processo produtivo que seria desenvolvido na oficina comunitária (Fig. 04), um galpão coberto com palha de buriti com 14,2m de comprimento e 6,7m de largura, pé direito de 4m. Área útil de 95,15m2.

No entanto este projeto não foi implantado. A equipe responsável por ele deixou a localidade antes da conclusão do projeto que seria apoiado pelo projeto GERAR. Assim houve a necessidade de se fazer alguns ajustes que serão descritos adiante, já que os objetivos do projeto GERAR, estavam unicamente relacionados com a implantação da micro central híbrida de geração de energia elétrica, o que foi feito.

5.4 DEMANDA DE ENERGIA

A demanda de energia foi definida em função do processo produtivo que se pretendia desenvolver na oficina comunitária. No total são 6,36 kW com uma produção mensal de 806,40 kWh/mês e um total de 9.676,80 kWh/ano. Na realidade a demanda inicial seria de 300kWh/mês, mas a planta foi dimensionada com capacidade para expansão do processo produtivo.

(a) (b) (c)

Os adobes dispostos ao fundo foram confeccionados pela comunidade para fechar as paredes à meia altura da oficina comunitária.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet