BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


CAPÍTULO VII. BASES TECNOLÓGICAS DA OBTENÇÃO DE BIODIESEL

Marco Antônio Baleeiro Alves
Juan Carlos Valdés Serra

“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”

Aristóteles

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo mostrar a configuração da produção atual de biodiesel de maneira global, verificando as bases para aplicações tecnológicas industriais. Descreve os parâmetros de processos utilizados na produção de biodiesel em pequena/grande escala e aponta suas perspectivas tecnológicas.

Palavras-chave: Agroenergia; Tecnologia; Biodiesel.

7.1. INTRODUÇÃO

A reação de transesterificação é tida como uma maneira mais viável para se reduzir a viscosidade de óleos animais e vegetais refinados para uso energético. O produto principal obtido são os ésteres alquílicos, os quais se denominam biodiesel, o biocombustível propriamente dito, e como subproduto a glicerina, um álcool de três hidroxilas, que possui inúmeras aplicações.

O processo de obtenção de biodiesel é simples, porém depende do controle de suas variáveis e pode ser melhorado a partir do estudo e da otimização das mesmas. A composição química do óleo, o tipo de álcool empregado, o tipo e as quantidades de catalisadores utilizados, a temperatura e o tempo de reação têm sido as variáveis consideradas mais importantes. Na composição química do óleo bruto dois componentes são decisivos no processo: o índice de acidez e a presença de água. Ambos contribuem para a formação de reações de saponificação reduzindo o rendimento final.

Óleos com alto índice de acidez podem passar por uma pré-transesterificação ou esterificação antes do início do processo, com o objetivo de assegurar uma maior porcentagem de conversão em biodiesel. Para resolver o problema da umidade, métodos de secagem a vácuo têm sido os mais promissores, somando-se aos cuidados no processo de extração, transporte e armazenamento dos óleos.

O álcool mais utilizado nesse processo tem sido o metanol, devido ao se menor custo relativo em países que produzem e consumem grandes quantidades de combustíveis fósseis. Contudo, o etanol desponta como uma possibilidade interessante, sob o ponto de vista econômico nos países que possuem aptidão agrícola para produzí-lo, uma vez que isso reduziria a dependência pelo petróleo, apresentando-se, dessa forma, como uma alternativa com menores impactos ambientais. Muitos estudos têm demonstrado que é possível produzir biodiesel pela via etílica obtendo-se altos rendimentos. As bases iônicas: hidróxido de potássio e hidróxido de sódio tem sido consideradas catalisadores convencionais, uma vez que apresentam alto rendimento. Estes são catalisadores homogêneos, os quais exigem uma purificação do biodiesel ao final do processo. No entanto, a via heterogênea tem sido apresentada como uma proposta economicamente favorável já que seria capaz de oferecer catalisadores eficientes e reutilizáveis, dispensando também processos de purificação do produto final.

Em suma, inúmeras são as propostas para o melhoramento da tecnologia de obtenção do biodiesel, talvez os maiores avanços fossem os processos que pudessem dispensar os processos de purificação do biodiesel, seja pela via homogênea, com um catalisador residual não agressivo ao motor e ao meio ambiente ou pela via heterogênea através de catalisadores imiscíveis. No entanto, para aplicações industriais, o tempo deverá ser cada vez menor, a partir do momento em que etapas extras sejam descartadas em função da otimização dos outros parâmetros.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet