BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

EDUCAÇÃO X CRESCIMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO SOBRE OS INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL NO PERÍODO 1994 - 2004

Josafá Machado Pereira



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (69 páginas, 490 kb) pulsando aquí

 


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo central deste trabalho foi analisar a relação do nível educacional com o crescimento econômico entre os estados da Região Norte do Brasil no período 1994-2004.

Com relação aos investimentos governamentais em educação, foi observado, que os estados da Região Norte, vem apresentando taxas com patamares superiores ao da maioria dos estados brasileiros, entretanto, a obtenção de resultados está abaixo da mediana da maioria dos estados da federação. Diante destas evidências podemos concluir que a qualidade dos investimentos governamentais em educação entre os estados da Região Norte e Nordeste é inferior a média do Brasil.

Tal fato em parte é justificado em decorrência da dificuldade de se alcançar nível ótimo do desenvolvimento da educação, sendo necessário inicialmente taxas elevadas de investimentos para atingir resultados satisfatórios, enquanto que após alcança-lo, é exigido um menor esforço para a sua manutenção.

Os resultados mostram que o capital humano tem importante papel na determinação das diferenças interestaduais de renda per capita. No entanto precisamos aprimorar o sistema educacional, a capacitação científica e tecnológica local e estreitar elos com o Sistema de Inovação, promovendo novos arranjos institucionais e instrumentos de política de educação e de inovação.

Houve uma redução do analfabetismo, em 25 das 27 unidades da federação no período estudado, e os estados mais desenvolvidos tem menores taxas de analfabetismo.

Portanto, fica evidente a necessidade da adoção por parte dos governos, de políticas de estímulo à educação e obtenção de novas tecnologias, para obterem um crescimento mais vigoroso e sustentado de suas economias. Implementar políticas públicas dirigidas a educação e o desenvolvimento humano entre as populações mais pobres, assegurando a todos uma educação gratuita e de qualidade, perseguindo metas mais amplas do que a universalização do acesso ao ensino para crianças.

Pode-se constatar que a educação é um fator primordial e crucial para o crescimento econômico de longo prazo entre as regiões e estados, um aumento médio nos anos de escolaridade e nas desigualdades educacionais tende a reduzir o diferencial na distribuição de renda entre os habitantes e regiões, além de servir como fator de crescimento econômico da nação como um todo.

Os resultados obtidos no estudo realizado deixam evidente que os Investimentos em Educação, é um fator imprescindível para o crescimento econômico, o nosso estudo leva-nos a concluir que para alcançar crescimento econômico sustentável no longo prazo é imprescindível que se incremente o investimento público em educação.

Para termos uma nação justa, livre, soberana, democrática, desenvolvida, competitiva, com os direitos básicos garantidos, com cidadãos conscientes e participativos, precisamos de uma educação de qualidade, com acesso e permanência das crianças e jovens nas escolas, com sucesso escolar e valorização dos profissionais do magistério. A educação deve ser para todos, com respeito às diversidades, às diferentes culturas e necessidades.

É necessário que se garanta a todos os brasileiros uma escola pública que tenha compromisso com os resultados, com a participação da comunidade e gestão democrática, onde as crianças e jovens sejam preparados para construir um futuro com mais igualdade, dignidade humana e competitividade.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet