BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

EDUCAÇÃO X CRESCIMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO SOBRE OS INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL NO PERÍODO 1994 - 2004

Josafá Machado Pereira



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (69 páginas, 490 kb) pulsando aquí

 


2.3 Produto Interno Bruto (PIB)

De acordo com nota do IpeaData a fonte dos dados PIB: Para 2002-2005: provém do Sistema de Contas Regionais Referência 2002. Para 1994-2001: Antigo Sistema de Contas Regionais. As estimativas do PIB a custo de fatores e a preços básicos é igual à soma dos setores: agropecuária, indústria e serviços. Conceito utilizado antes de 1985: a custo de fatores. A partir de 1985 o conceito do PIB utilizado é o de preços de mercado, neste período deve ser acrescentado a dummy financeira e os impostos sobre produtos. As estimativas do PIB não são consistentes com o PIB por atividades. O problema se deve à utilização de conceitos distintos. O PIB refere-se a preços de mercado e as atividades a preços básicos.

Está variável é uma das mais importantes da nossa análise, pois é ela que nos dará a percepção do crescimento de uma economia.

2.4 PIB Per Capita e Crescimento Populacional

Segundo Pereira (1996 p. 369 – 376), o PIB per capita, que com todas as suas limitações é utilizado para avaliar a saúde econômica da nação, depende do crescimento populacional, pois é uma razão entre o PIB e a população. Por outro lado a distribuição da renda também encontra nos fatos demográficos sérios óbices, o excessivo crescimento da população desequilibra a situação do emprego e cria problemas sérios para o crescimento e desenvolvimento. Os países menos desenvolvidos são os que maiores porcentagens dos seus parcos recursos orçamentários têm que empregar na educação.

Fonte dos dados PIB per capita - R$ de 2000(Mil) - Deflacionado pelo Deflator Implícito do PIB nacional do IPEADATA, populacionais, já os dados populacionais foram retirados da Dissertação de mestrado “Como Crescimento e Desigualdade afetam a Pobreza?” De Rodrigo Octávio Orair.

2.5 Aspectos Metodológicos da Educação e Crescimento Econômico

A comparação entre os investimentos governamentais em Educação e o crescimento econômico neste trabalho foi feito através de gráficos que nos permitiram uma comparação entre tais investimentos e o crescimento do PIB, sendo que a maioria dos dados foram deflacionados para o ano de 2000 através do deflator implícito do PIB pelo IpeaData. Estes dados deflacionados nos permitem uma melhor comparação visto que se os mesmos estivessem em valores correntes poderia nos induzir a uma análise distorcida e irreal das variáveis.

A principal dificuldade encontrada para a confecção deste trabalho foi a abrangência da literatura a respeito do assunto, por isso foi necessário fazer a comparação de diversos artigos publicados em revistas livros especializados no assunto.

Cabe ressaltar que nos locais pesquisados faltavam alguns anos das séries, principalmente para o ano de 1994 e 2000, mais isso não é um fator de impedimento para o estudo em questão.

Em relação à idéia proposta neste trabalho, a principal fonte de inspiração foram os trabalhos desenvolvidos por Dias, Barros, que de forma análoga realizaram simulações para comprovar a correlação entre investimentos governamentais em e educação e o crescimento econômico.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet