BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

RACIONAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DE 2001: O ESTADO DO TOCANTINS

Yolanda Vieira de Abreu y Marcelo Romão Manhães de Azevedo


Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (105 páginas, 1.47 Mb) pulsando aquí

 

 

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O crescimento econômico brasileiro foi acentuado ao longo do século passado. Entre a era Dutra até o governo de FHC o país passou de primário-exportador para um país industrializado e moderno. Os projetos de industrialização urbana e rural desenvolvidos culminaram em um aumento substancial da complexidade da economia doméstica. Foram implantadas as indústrias de base (siderúrgica, petroquímica, mineração, cimento, papel e celulose, etc.), dando início à cadeia de produção de diversos bens finais, como automóveis, máquinas e equipamentos, plásticos, vestuário, eletroeletrônicos, etc.

Este processo foi acompanhado por um aumento da demanda de infra-estrutura de transporte de bens e pessoas, telecomunicações, energia elétrica, saneamento básico, saúde e habitação, assim como por um aumento da dívida externa e de um processo inflacionário. Somente com a implantação da moeda Real os preços foram estabilizados e a população agora retomava a assimilação do seu poder de compra. Esta mesma estabilização de preços, aliada ao aumento da renda familiar real e à disponibilidade de créditos com períodos para pagamentos mais longos ao consumidor para a compra de eletrodomésticos, contribuiu para aumentar as vendas destes produtos. Desta forma, entre 1995 e 2001 houve o aumento mais acentuado de demanda de eletricidade já visto desde 1970 e, somado à falta de investimentos no setor e a uma hidrologia bastante adversa desde 1996, provocou a falta de abastecimento de energia elétrica e no racionamento em 2001, acarretando uma redução permanente na curva de consumo de eletricidade.

De forma semelhante no Estado do Tocantins ocorreu este processo de aumento da demanda residencial de eletricidade. A implantação do Plano Real trouxe a estabilidade de preços, maior facilidade de crédito ao consumidor, aumento do poder aquisitivo da população e, como conseqüências destes fatores, o aumento do consumo de eletrodomésticos. A combinação destes fatores resultou em um aumento da taxa do consumo residencial de eletricidade 44% superior ao aumento da taxa do crescimento do número de domicílios particulares no período de 1995 a 2002. O quadro econômico propiciou o aumento das aquisições de rádios, televisões e geladeiras como influência da queda do índice de preço real de eletrodomésticos e a disponibilidade de crédito ao consumidor com prazos mais longos. Este quadro trouxe maior conforto e comodidade às famílias brasileiras. A crise de abastecimento e o racionamento de energia elétrica em alguns períodos fizeram com que o governo federal enfrentasse o problema com maior planejamento e investimentos para o setor de energia. Os últimos investimentos neste setor tinham sido realizados no II PND e vinham garantindo o crescimento econômico e social até a década de 1990. Porém, quando houve um novo processo de crescimento, desenvolvimento e melhoria do poder aquisitivo da população, percebeu-se um déficit acumulado neste setor devido a quantidades insuficientes de investimentos. Tal deficiência se deu nas áreas de transmissão e geração, sendo que a primeira apresentou o maior déficit e urgência na sua adequação. A partir deste momento percebeu-se que o setor precisava voltar a ter um planejamento a longo prazo, em nível nacional, conduzido pelo Estado.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet