BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

VISÕES SOBRE A ECONOMIA COLONIAL: A CONTRIBUIÇÃO DO NEGRO

Yolanda Vieira de Abreu y Carlos Alexandre Aires Barros


Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (66 páginas, 218 kb) pulsando aquí

 

 

2.2 Os clássicos

2.2.1 Os pensadores da Escola Clássica

No último quarto do século XVIII e início do século XIX, surge um grupo de pensadores que vão dar forma e tratamento científico às ideias econômicas. Entre os principais pensadores aparecem Robert Malthus, John Stuart Mill, David Ricardo e Adam Smith. Para Hugon (1995, p.101), a “Escola Clássica propriamente dita, consiste, portanto, naquela corrente científico-econômica iniciada, em 1776, com Smith, continuada particularmente com Malthus e Ricardo e completada, em 1848, por Stuart Mill e seus Princípios de Economia Política”.

2.2.2 Teoria do valor-trabalho

Um dos pilares teóricos da Escola Clássica é a teoria do valor-trabalho. Segundo Hunt (1981, p.69), ainda que Adam Smith não tenha apresentado uma teoria do valor com a devida coerência, não se pode negar que ele apresentou as bases da teoria do valor-trabalho que posteriormente fora melhorada por Ricardo e Marx.

Na concepção de Smith (apud Feijó, 2001) o “valor de uma mercadoria é a quantidade de trabalho que a mesma permite comprar ou comandar. Assim, o trabalho é a medida real do valor de troca de todas as mercadorias”. O valor de um bem, segundo Smith, divide-se em valor de troca e valor de uso. Este está associado à ideia de utilidade e aquele corresponde ao poder de compra que o bem possui no mercado.

Conforme Feijó (2001), a visão de Smith sobre o valor se complementa com a ideia de que o valor de uma mercadoria não é regulado somente pelo trabalho, mas por três componentes: salário (w), lucro (l) e renda da terra (r). Supõe-se que o preço de uma mercadoria é determinado somente por estes três componentes numa economia capitalista, já que os juros se incluem nos lucros, ao passo que é a remuneração do capital.

De acordo com Hunt (1981, p.70), Adam Smith conseguiu ver o trabalho como determinante do valor de troca apenas nas economias pré-capitalistas, porque após a apropriação dos meios de produção pelos capitalistas e a monopolização das terras pelos proprietários de terra, o valor de troca, isto é, o preço das mercadorias passou a ser determinado por esses três componentes: salário, lucro e renda da terra.

A versão da teoria do valor-trabalho de Ricardo, conforme Hugon (1995, p.130), é uma continuação da teoria de Smith, porém, uma teoria elaborada de forma mais sistemática. Inicialmente, Ricardo rejeitou a utilidade como medida de valor, distinguindo os bens em duas categorias: os bens não suscetíveis de reprodução (por exemplo: um quadro de um artista famoso) e os bens suscetíveis de reprodução indefinida, isto é, aqueles que podem ser produzidos em larga escala, ocasionados por um custo de produção.

Para Ricardo, citado por Hugon (1995, p.131), o valor das mercadorias era determinado pelo trabalho humano: “considero o trabalho como a fonte de todo valor e a sua quantidade relativa à medida que regula, quase que exclusivamente, o valor das mercadorias”. O trabalho, neste caso, aparece tanto como força de trabalho humano quanto quantidade de trabalho incorporado ao capital, mais especificamente as máquinas e equipamentos usados na produção.

A teoria dos preços da escola clássica é baseada nos custos de produção. Smith estabeleceu uma distinção entre preço natural e preço de mercado. O preço de mercado era o “verdadeiro preço da mercadoria”, em determinado momento e em determinado mercado. Já o preço natural era o preço ao qual a receita da venda fosse apenas suficiente para dar - aos capitalistas, trabalhadores e proprietários de terra – lucros, salários e aluguéis equivalentes aos níveis necessários de sobrevivência (Hunt, 1981).


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios