BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales


NOVAS TRAJETÓRIAS ENERGÉTICAS

Sinclair Mallet Guy Guerra y Mariana Pedrosa Gonzalez



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (194 páginas, 2.56 Mb) pulsando aquí

 

 

PONTOS DE DISCUSSÃO

A primeira das recomendações que busca proporcionar o atendimento energético dos povos mais pobres é muito importante para qualquer plano de governo. O problema desse item está relacionado na forma como e quando será feito e principalmente, quais os reais motivos do trabalho realizado.

No trabalho é mencionada a necessidade de um levantamento de quais são os povos mais pobres do mundo, onde estão localizados e quais suas necessidades energéticas. O governo responsável pelo trabalho pode muito bem fazer uma propaganda fantástica e efetuar um planejamento que só o levantamento dos dados dure de 6 meses a até 10 anos, tudo dependerá da estratégia e das reais intenções de quem governa.

Segundo o FMI e o Banco Mundial, “o combate à pobreza está difícil”. Em matéria publicada no Portugal Diário em 24 de abril de 2009, o combate à pobreza mundial ficou mais difícil principalmente por causa da atual crise e da fome crônica que atinge cerca de 850 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento. Como pode se perceber, o problema mundial é muito maior, é claro que os povos precisam de gás, energia elétrica e gasolina. Mas se ele não tem comida para cozinhar, o que fazer com o gás fornecido? Na Ilustração 1 é divulgada a porcentagem de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia (2006).

Ilustração 1 - (The Glittering Eye, 2007, apud World Resources Institute)

Ao se analisar o mapa acima, fica claro que o continente africano é o mais carente do mundo e enfrenta problemas crônicos. Mas todos os países em desenvolvimento devem ter um planejamento bem elaborado que possa traçar metas para o desenvolvimento das pessoas e o combate à miséria.

O trabalho de Chu e Goldemberg (2007) também exige uma ação imediata e simultânea em três áreas:

• Esforços conjuntos devem ser feitos para aperfeiçoar a eficiência da energia e reduzir a intensidade de carbono na economia do mundo, incluindo a introdução mundial de preços para emissões de carbono.

• Tecnologias devem ser desenvolvidas e utilizadas para capturar e isolar carbono dos combustíveis fósseis, especialmente carvão.

• O desenvolvimento e a utilização de tecnologias energéticas renováveis devem ser acelerados de uma maneira ambientalmente responsável.

Estas três ações são importantes e podem ser utilizadas para ajudar os povos mais pobres. Um projeto de eficiência energética pode ser elaborado e implementado em uma região mais carente. Os governos mundiais podem criar incentivos para que as empresas façam investimentos nessas regiões. Não podemos nos enganar, o dinheiro é fundamental para a implantação de qualquer projeto, principalmente quando se fala em ambientes sociais de baixa renda, ou melhor, sem renda nenhuma.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet