BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales


AGLOMERAÇÕES INDUSTRIAIS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO NORDESTE BRASILEIRO

Cid Olival Feitosa


Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (63 páginas, 318 kb) pulsando aquí

 

 

3.3 – A Concorrência e a Cooperação Interfirmas

3.3.1 – O problema da cooperação

Em Tobias Barreto as atividades de confecção e bordado estão espalhadas por todos os lugares da cidade. A influência dos laços socioculturais gera um sistema de valores comuns, dando início a um espírito de confiança e atitudes cooperativas, o que torna possível a colaboração, a troca de informações e a redução de conflitos.

As ações cooperativas entre os agentes do setor produtivo têm sido intensificadas nos últimos anos, mas ainda são pouco significativas, quando leva-se em consideração a dinâmica dos distritos industriais. Vale registrar a participação do SEBRAE no município, na criação de uma cultura associativa e empreendedora junto a comunidade empresarial local.

Um dos poucos exemplos bem-sucedidos da organização cooperativa foi a criação da Coperbordados (Cooperativa Artesanal de Bordados do Sertão Sergipano Ltda.), primeira experiência empresarial na área de artesanato, que instalou sua sede em Tobias Barreto devido ao maior grau de autonomia das associações de produtores já existentes nos povoados do município.

A Coperbordados congrega atualmente 56 profissionais, com potencial de associar 250 artesãos, de 17 municípios do semi-árido sergipano. Funciona, ainda, como “agente intermediário” do processo produtivo – fornecendo algumas matérias-primas e assumindo a comercialização do produto final dos subcontratados.

A cooperação entre as empresas é um dos fatores essenciais no sucesso dos distritos industriais. Em Tobias Barreto essa cooperação aparece sob a forma de subcontratação da produção, fazendo com que as empresas possam aceitar encomendas que superam a sua capacidade normal de produção. Contudo, o espírito cooperativo precisa ser estimulado, para que os produtores possam se beneficiar das externalidades e das economias de aglomeração, buscando aumentar a produtividade das firmas.


 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet