USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Organizador: José Dantas Neto

Volver al índice

 

 

INTRODUÇÃO

Este livro representa o resultado dos trabalhos acadêmicos que foram desenvolvidos pelos Mestrandos e Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quando foi ministrada a disciplina Uso Eficiente da Água, sob minha coordenação.

O objetivo norteador desse trabalho se concentra em trazer fundamentos teóricos e práticos do uso racional da água ligado a diversos setores da atividade econômica onde a utilização desse recurso natural é de fundamental importância para o desenvolvimento dessas atividades.

Assim, o Capítulo 1 mostra que a Gestão dos Recursos Hídricos e as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico no Brasil, com seus desdobramentos específicos e pontos de contato merecem ser analisados conjuntamente, para permitir a integração de seus instrumentos nos processos de otimização e uso eficiente da água.

O Capítulo 2 apresenta alternativas de racionalização do uso da água em residências domiciliares, as quais têm como objetivo promover a conservação e a sustentabilidade deste recurso natural.

O Capítulo 3 se propõe a analisar a questão da oferta/demanda de recursos hídricos nessa região; destacar a precariedade do sistema de captação e abastecimento de água nas comunidades rurais; relatar a prática de algumas experiências de sucesso na região, que configura o delineamento de dois cenários distintos; e, por fim, ressaltar a necessidade de gestão adequada dos recursos hídricos na região em pauta, visando ampliar a quantidade/qualidade das fontes existentes, com um maior controle da poluição nas fontes de fornecimento doméstico, além de ampliação dos sistemas de tratamento de água de abastecimento na zona rural, visto que sua ausência e/ou precariedade poderá acarretar seqüelas à saúde da população local, que desprovida de água tratada, consume água de qualidade inferior.

O Capítulo 4 tem por escopo abordar aspectos conceituais e práticos do uso eficiente da água ligado ao setor industrial. Assim, num primeiro momento serão feitas explanações sobre alguns aspectos conceituais e técnicos do uso eficiente da água em indústrias, posteriormente serão apresentadas algumas experiências de indústrias brasileiras que implantaram sistemas de uso eficiente de água em seus processos produtivos com resultados sustentáveis.

Por fim, o Capítulo 5 se debruça sobre um problema que pode ser observado em todo o planeta, tendo por preocupação buscar respostas no sentido de saber como intervir no controle e no uso racional da água na indústria da construção civil, focando a etapa da produção das obras, na elaboração dos projetos e na utilização pelo usuário final.

José Dantas Neto, Dr. Professor da UFCG