Estrategias de marketing em pequenas empresas CONSIDERAÇÕES
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

LAS MIPYMES EN LATINOAMÉRICA

Estudios e Investigaciones en la Organización Latinoamericana de Administración

 

Rafael Regalado Hernández

 

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (276 páginas, 1,75 Mb) pulsando aquí

 

 

 

 

5. CONSIDERAÇÕES

Essas estratégias têm ação relevante sobre os problemas levantados, por meio do estudo, que as pequenas empresas apresentam, a saber: falta de informação, capacitação, monitoramento e planejamento. A existência destes problemas leva às seguintes considerações: o que falta às pequenas empresas é a estratégia e a grande maioria das atividades é executada sem o devido embasamento e é justamente estas questões que merecem maior atenção: a análise e a definição do que fazer, o que leva à concepção de um modelo focado na parte estratégica, com o intuito de reparar essa deficiência.

Embora as pequenas empresas tenham muitas limitações, identificando e respeitando seus limites e também concebendo soluções criativas para ultrapassá-los, os proprietários dirigentes podem obter sucesso na implantação de estratégias de marketing.

Apesar da relevância das pequenas e médias empresas na estrutura econômica vigente no Brasil, o valor e os problemas dessa modalidade ainda não estão sendo totalmente reconhecidos e equacionados a partir de um entendimento que as possa colocar em seu devido lugar.

Normalmente, as pequenas e médias empresas não são apresentadas como tendo características administrativas próprias, mas somente como uma curiosidade de um universo dominado por grandes companhias.

A importância das pequenas empresas no atual cenário econômico, a constatação de que existem inúmeras potencialidades a serem nelas desenvolvidas, mas também inúmeros problemas que impedem muitas destas empresas de sobreviverem e prosperarem, são fatores que apontam para a necessidade de uma reestruturação.

Vários são os problemas enfrentados pelas pequenas empresas. Estratégias de marketing podem auxiliar a resolvê-los, mas é essencial que haja também uma mudança da cultura organizacional. A forma de gestão das pequenas empresas impõe sérios empecilhos à implantação de estratégias de marketing e à própria continuidade de sua existência.

O marketing precisa ser desmistificado, pois ainda segundo RIBEIRO (1998:13) “marketing tem muito mais a ver com postura do que com estrutura, podendo ser usado, com a mesma eficácia, por uma grande corporação multinacional como por uma pequena empresa familiar”.

Para fazer frente às mudanças, é essencial planejar, baseando-se em informações e tendências, definir um mix de marketing adequado à nova realidade e monitorar constantemente a reação dos consumidores para adequar-se a elas.

KOTLER (2003: 154) complementa, “para que o marketing funcione, é preciso gerenciar o mix de marketing de forma integrada” É necessário que as empresas conheçam e apliquem os conceitos de marketing para diferenciar-se em nível de serviços, marca e comunicação com os consumidores.

Saber o que o mercado deseja, espera e necessita e como é a imagem que os clientes fazem de sua empresa; o que implica na realização de pesquisas de mercado e, além das pesquisas, também é necessário trabalhar para que as descobertas sejam utilizadas para satisfazer as necessidades apuradas, o que significa planejar e avaliar a real necessidade de mudanças e suas conseqüências, ou seja, se o cliente irá realmente valorizar essas mudanças.

Estratégias de marketing são perfeitamente aplicáveis a pequenas empresas, desde que exista, por parte da direção, uma decisão consciente sobre a sua necessidade e sobre os benefícios por elas proporcionados. A necessidade advém de vários fatores, mas ressalta-se aqui a evolução constante a que são submetidas as empresas no que se refere a negociações com clientes. O ritmo acelerado das mudanças e a presença de novas tecnologias que aproximam as pessoas e criam relacionamentos, como a Internet, tendem a revolucionar os modelos de negócios no futuro.

A Internet mudou o conceito de valor do serviço e tornou as informações parte do conteúdo da maioria dos mais corriqueiros produtos. A informação, tão presente hoje na vida dos consumidores, exige da empresa um tratamento individualizado no que tange aos seus clientes. As empresas precisam planejar meios de comunicação com o cliente, de modo a integrar o marketing aos sistemas de informação. Porém, esta inter-relação ainda está muito distante de grande parte das pequenas empresas brasileiras, que não possuem conhecimento de marketing e nem tampouco de sistemas de informação. Por isso, as pequenas empresas necessitam reagir e iniciar um processo de flexibilização a fim de acompanhar essas mudanças, pois, caso contrário, não se manterão ou não evoluirão num mercado globalizado.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet