BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE


Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (92 páginas, 306 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Estratégias de Formação

Nesse estudo, formação será entendida com o mesmo significado de treinamento.

Segue algumas considerações gerais sobre treinamento sob o ponto de vista de Idalberto Chiavenato.

O autor em pauta apresenta a seguinte conceituação para o termo treinamento:

É o processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, através ao qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidade em função de objetivos definidos. No sentido usado em administração, treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. [1]

Quanto ao conteúdo do treinamento, busca mudar comportamentos através das seguintes abordagens: transmissão de informações, principalmente sobre o trabalho; desenvolvimento de habilidades, preocupando-se com o desempenho do cargo atual ou cargos futuros; desenvolvimento ou modificação de atitudes, nesse caso, a preocupação maior é com a motivação, no sentido de transformar atitudes negativas em proativas; e, finalmente, apresenta-se o desenvolvimento de conceitos, procurando-se aliar conhecimentos teóricos à prática organizacional.[2]

Considerando os objetivos do treinamento, o autor supracitado destaca os abaixo relacionados:

Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas peculiares a organização;

Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada;

Mudar a atitude das pessoas, com várias finalidades, entre as quais criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência.[3]

Outro fator a ser considerado no treinamento, sendo de fundamental importância, são as etapas do treinamento, quais sejam: levantamento de necessidades de treinamento, planejamento do treinamento, execução e avaliação dos seus resultados. Essas etapas devem funcionar de forma harmônica no sentido de promoverem a sobrevivência e crescimento organizacional.

Com base no treinamento sob a ótica de Carvalho e Nascimento[4], algumas considerações serão descritas.

De acordo com os autores supracitados, o treinamento, além de aumentar a produtividade, representa um grande motivador para os empregados. Dessa forma, apresenta vantagens como: identificar necessidades de treinamento, considerando-se todos os níveis hierárquicos; enfocar prioridades observando objetivos setoriais; descrever tipos e formas de desenvolvimento de pessoal, visando a viabilidade, custos, vantagens, dentre outros aspectos; confeccionar planos de treinamento empresarial de curto, médio e longo prazos, focando as metas gerais da empresa.

O treinamento efetivo envolve respostas para os seguintes questionamentos:

Qual o conteúdo programático?

Quem serão os treinandos?

Qual será a época para o treinamento?

Onde será o treinamento e qual a metodologia ideal?

Existem vários métodos e técnicas de treinamento. No momento cabe salientar o método de treinamento individual e sua técnica de treinamento mais utilizada.

O método de treinamento individual tem como princípio o ensino dirigido ao treinando, no sentido de prepará-lo para enfrentar obstáculos profissionais de toda ordem, quando do momento da aprendizagem. Para esse método, uma das técnicas mais freqüentes é o treinamento no próprio serviço.

Nesse caso, as habilidades, os conhecimentos e atitudes são adquiridos em máquinas, equipamentos, materiais e outros recursos na própria empresa e que serão postos em prática logo após a aprendizagem. É um tipo de técnica muito utilizada em tarefas operacionais, tanto na indústria como na administração.

Uma vantagem na utilização dessa técnica é facilitar a curva de experiência, sem maiores gastos.

Enfim, Formação ou Treinamento é o modo pelo qual procura-se manter ou melhorar o desempenho no trabalho atual. As atividades de formação preocupam-se fundamentalmente em buscar em cada empregado o maior grau de qualidade que estão dispostos a imprimir quando da realização de uma determinada tarefa. Isso implica um certo grau de motivação por parte dos empregados, conseqüentemente, que a empresa tenha políticas de valorização dos funcionários em todos os níveis.

Pelo exposto, percebe-se que existem algumas condições a serem consideradas quando uma empresa tem em mente um programa de formação, sendo as mais importantes: em primeiro lugar, fazer um diagnóstico para verificar as reais necessidades de treinamento; depois, definir objetivos e propósitos da formação, escolher o pessoal que irá realizar o treinamento, colocar os empregados a par do que se espera deles e avaliar o rendimento.

Das estratégias voltadas para os funcionários, apreende-se quão importante é a maneira como a empresa comunica-se com os seus funcionários, no sentido de promover um equilíbrio entre o alcance dos objetivos individuais e organizacionais para o equilíbrio da organização como um todo.


[1] Recursos Humanos: edição compacta, p. 286-310.

[2] Ibidem.

[3] Ibidem.

[4] A exposição da temática, estratégias de formação foi pautada nos argumentos do livro, Administração de Recursos Humanos.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet