BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE


Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (92 páginas, 306 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Pagina nueva 2

Capítulo 4. Organização da Empresa

Existem alguns fatores chaves quando é levada em consideração a organização de uma empresa, são eles: cultura, estratégia, recursos e habilidades, estrutura, sistema, pessoal (clientes internos) e a própria gestão. Sendo a cultura um processo dinâmico de toda a estrutura organizacional e um elemento que influencia todos os outros elementos da organização, torna-se, assim, necessário um esclarecimento sobre essa dimensão, uma vez que abordá-la implica termos uma idéia do conjunto que compõe a organização como um todo.

Segue algumas definições de cultura organizacional e a sua importância quando da definição da estratégia empresarial.

De acordo com Sérgio Alves[1], a cultura empresarial pode ser expressa da seguinte forma:

Um conjunto complexo de crenças, valores, pressupostos, símbolos, artefatos, conhecimentos e normas, freqüentemente personificado em heróis, que é definido na empresa pelos sistemas de comunicação e pela utilização de mitos, estórias, rituais, além de processos de endoculturação.

Cultura Organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização.[2]

Considerando a cultura organizacional de um ponto de vista antropológico, Maria das Graças de Pinho Tavares apresenta a seguinte definição:

Um conjunto de soluções observáveis, discerníveis e identificáveis, relativas à sobrevivência, manutenção e crescimento de um grupo humano delimitado, que denominamos empresa. Esse conjunto de soluções é um aglomerado de aspectos ideacionais, comportamentais e materiais. [3]

A supracitada autora mostra que essas soluções firmam-se através de ações coletivas fundamentalmente organizadas, nas quais a partir de experimentações e avaliações, obtêm-se respostas sobre a sobrevivência, permanência ou crescimento do negócio. Dentro dessa abordagem, a autora em pauta dá o enfoque de cultura organizacional dentro do esquema representado pela figura 1.

Cultura Organizacional

Conjunto de Soluções que o Grupo.

Figura 1 – Conceito de Cultura Organizacional de um ponto de vista antropológico.

Fonte: Tavares (1993: p. 68).

Finalmente, convém tecer algumas considerações sobre cultura organizacional na visão de Edgar Shein, sendo, pois, um dos autores que têm tratado da cultura organizacional de forma bastante aprofundada. Segundo esse autor a cultura pode ser vista através de três níveis que interagem entre si, quais sejam: artefatos e criações, valores e presunções básicas. A figura 2, a seguir, dá uma visão melhor de como esses elementos interagem.

O nível 1, sendo o mais visível, é constituído pelo conjunto dos elementos que podem ser visualizados através dos sentidos. Inclui o espaço físico, tecnologia, linguagem, produções artísticas, dentre outros; o nível 2 forma-se através dos valores que cada membro da organização tem como certo e através do qual baseia-se para atuar dentro da organização; o nível 3 compõe-se de pressupostos básicos tidos como certos, dessa forma incontestáveis, ou seja, a visão que a empresa tem de si mesma é internalizada por todos os membros da organização sem qualquer contestação[4].

Do exposto até agora, percebe-se que existe uma grande variedade de elementos que integram a cultura de uma empresa. Entretanto, sob um ponto de vista prático, esses elementos podem formar três grandes grupos: valores, comportamentos e símbolos, sobre os quais serão tecidas algumas considerações a seguir.

Valores - Conceito abstrato. Está muito ligado à personalidade de cada pessoa. Os valores na organização estão relacionados à própria história da empresa e ao perfil dos seus dirigentes. Elementos poderosos na cultura organizacional, os valores permeiam toda a organização e são bastante considerados quando da tomada de decisão. Têm uma força tão grande que é impossível opor-se aos mesmos sem risco de ser penalizado[5].

Comportamentos - Fazem parte dos comportamentos: os hábitos e costumes que se criam dentro da organização; as normas de conduta relacionadas com a gestão da empresa, principalmente, as atitudes que são adotadas pelos dirigentes no seu relacionamento com os níveis hierárquicos inferiores[6].

Símbolos - São os elementos físicos ou atividades que a organização utiliza, para mostrar a importância que ela atribui a determinados valores. São eles: ritos, heróis, crachás, dentre outros[7].

Enfim, os comportamentos se estruturam em função dos valores e os símbolos são as expressões dos próprios valores. Portanto, a cultura de uma empresa representa o conjunto de valores, comportamentos e símbolos que caracterizam as atuações de decisões das pessoas em todos os níveis. Daí a sua importância na formulação das estratégias da empresa.


[1] Revigorando a Cultura da Empresa: uma abordagem cultural da mudança nas organizações, na era da globalização, p. 10

[2] Stoner & Freeman, Administração, p.165

[3] Cultura Organizacionl: uma abordagem antropológica da mudança, p. 67

[4] Edgar Shein, p. 04 e segs.

[5] Ibidem.

[6] Ibidem.

[7] Ibidem.

 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet