BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE


Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (92 páginas, 306 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

O Mercado Interno

Feitas as considerações sobre o Mercado Externo, faz-se necessário tecer comentários sobre o Mercado Interno, uma vez que, para que sejam efetivadas as ações relativas ao marketing externo, é imprescindível que haja uma perfeita interação entre os dois mercados. Se o mercado interno não for devidamente motivado, é quase certo que os objetivos ao nível de mercado externo sofram alguns obstáculos. Essas são algumas definições do marketing interno:

“Marketing Interno é atrair, desenvolver, motivar e capacitar empregados qualificados com trabalhos – produtos que satisfaçam suas necessidades. Marketing Interno é filosofia de tratar os empregados como clientes internos”. (Berry e Parasuraman, 1993: p. 177).

“Marketing Interno é o conjunto de métodos e técnicas que, postos em prática em uma determinada ordem, permitirão à empresa aumentar seu nível de efetividade, em interesse de seus clientes e de seus próprios colaboradores”. (Levionnois, 1993: p. 9).

“São projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento adequado das suas tecnologias”. (Cerqueira, 1993: p. 51).

De acordo com o autor supracitado, esses projetos e ações têm como objetivo promover, dentre outras, as seguintes posturas: colocar em prática os valores estabelecidos na cultura do comprometimento; manter um clima que permita uma valorização e reconhecimento das pessoas; promover a comunicação integrada, implantar a gestão participativa.

O objetivo do marketing interno é fazer com que o pessoal da empresa internalize os objetivos dos clientes (consumidores) para que, através dessa postura, possam ser alcançados os objetivos da empresa. Dessa forma, busca: despertar a atenção do pessoal frente aos valores que se quer vender; fazer com que se tenha interesse por esses valores em prol da consecução de objetivos coletivos e pessoais; despertar o desejo por esses valores, como forma única de que o pessoal atinja seus objetivos e conseqüentemente a empresa possa alcançar também os seus e, por fim, atuar em função dos objetivos dos clientes que, no fundo, implicam os objetivos da empresa.

Funcionamento do Marketing Interno

Veja o funcionamento do Marketing Interno tomando por base um quadro comparativo entre o Marketing tradicional e o Marketing Interno.

QUADRO 2 Etapas do Marketing Tradicional e do Marketing Interno.

MARKETING TRADICIONAL

(VOLTADO PARA O CLIENTE EXTERNO)

ETAPAS

MARKETING INTERNO

(VOLTADO PARA O CLIENTE INTERNO)

Conhecimento das necessidades, desejos e expectativas dos usuários

INVESTIGAÇÃO

Conhecimento das características, aspirações e expectativas dos funcionários

Desenho de produtos e serviços que respondam as expectativas dos usuários em todas suas dimensões

 

DESENHO

Estruturação e seleção dos valores que deverão ser apresentados de forma tal que respondam as expectativas do funcionário.

Apresentação do produto ou serviço ao mercado externo pondo ênfase em suas bondades e vontades competitivas.

 

COMUNICAÇÃO

Apresentação dos valores pondo ênfase em como os mesmos respondem as expectativas das pessoas.

Apresentação da mensagem: adoção do produto ou serviço como norma de conduta em suas atuações como usuários

 

ADOÇÃO

Aceitação da mensagem: adoção de valores como norma de conduta em suas atuações como empregados da empresa.

Fonte: Las tres dimensionnes del marketing de servicios (1993: p. 88).

Pelo Quadro 2, percebe-se que existe um encadeamento muito estreito entre as duas abordagens do marketing. O êxito do Marketing Externo está intimamente ligado ao êxito do Marketing Interno. Dessa forma, é imprescindível que sejam trabalhadas as características, aspirações e expectativas dos funcionários, tais como: personalidade; nível cultural; conhecimentos e habilidades técnicas; experiência; valores morais, sociais, políticos, dentre outras, com o objetivo de treiná-los melhor, motivá-los de forma adequada e, principalmente, processar de forma mais conveniente a comunicação interna. Tudo isso irá refletir na imagem que a empresa espera transmitir para o mercado externo, no sentido de atraí-lo e conquistá-lo a longo prazo. Por que é tão importante para a empresa internalizar nos funcionários os valores, ou seja, a imagem que espera projetar lá fora?

Soriano[1] aponta duas razões que justificam tal postura. A primeira razão defende que, a partir do momento em que nossas ações implicam uma interação com os nossos valores, a tendência é que sejam efetivadas da melhor forma possível. Por isso, as empresas que trabalham com o marketing interno procuram auxiliar os valores organizacionais com a média dos membros da organização, com o intuito de operacionalizar a missão da empresa sem maiores obstáculos. A segunda razão diz respeito às bondades e vantagens competitivas do produto ou serviço. É necessário que o empregado esteja convencido dos reais benefícios e vantagens do produto/serviço, caso contrário, é impossível vender uma imagem para o cliente externo que exprima credibilidade, capacidade de resposta, profissionalidade, ou seja, características que irão levá-lo a qualidade externa.

Dos meios utilizados, no sentido de convencer o cliente externo de que o produto/serviço apresenta vantagem competitiva, deve-se fazer uso com os clientes internos, para que internalizem essas vantagens e, assim, possam vender da melhor maneira nossos produtos/serviços.

O Marketing Interno implica, pois, um conjunto de métodos e técnicas de gestão da relação pessoal-organização que tem como objetivo que o pessoal adote voluntária e espontaneamente a orientação frente à qualidade do serviço que é necessária para lograr altos, consistentes e estáveis níveis de qualidade tanto interna como externa em todos os serviços da empresa. Do exposto até aqui, observa-se que existem três elementos indispensáveis para a concretização do Marketing, são eles: a empresa, os produtos ou serviços e o mercado.

Considerando-se as abordagens do Marketing até agora expostas, observa-se que a empresa não varia segundo essas três visões. Entretanto, considerando-se os produtos ou serviços, no Marketing Interativo a orientação é que o serviço e as relações do pessoal da empresa com os clientes sejam vistas como um único produto; no Marketing Interno, os produtos que são comercializados são: identidade própria e a imagem da empresa, valores corporativos, planos e projetos de desenvolvimento, forma de gestão, o clima e o ambiente de trabalho que são oferecidos, sua organização, dentre outros.

Quanto ao mercado, cada abordagem tem o seu ponto de vista em relação ao mesmo. No Marketing Interno, o mercado é formado por todas as pessoas que colaboram com a empresa, ou seja, todo o seu pessoal. No Marketing Tradicional, o mercado é constituído por todos os usuários do produto, sob esse enfoque é dada pouca importância ao mercado interno.

Enfim, enquanto o Marketing Tradicional preocupa-se em atingir suas metas sem levar em consideração os desejos e expectativas dos seus funcionários, o Marketing Interno, pelo contrário, vê nos seus empregados a vantagem competitiva para alcançar seus objetivos, através de uma gestão baseada na relação empregados-organização. Então, através da cultura que permeia a organização, procura-se adequar os mercados externo e interno na obtenção da satisfação, em primeiro lugar dos clientes internos (empregados), conseqüentemente dos clientes externos (consumidores). Dessa forma, temos o que se chama de produto total ou oferta, que já foi visto anteriormente.


[1] Las Três Dimensionnes del Marketing de Servicios, p. 89-96.
Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios