BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE


Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (92 páginas, 306 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

2.2 - Os 4 Ps

Tendo em vista uma melhor transparência do assunto, faz-se necessário uma explanação mais detalhada dos elementos que compõem os 4 Ps.

2.2.1 - Produto

Kotler & Armstrong[1] discutem o que venha a ser um produto e chegam a conclusão de que é produto qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para aquisição, utilização ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade. Embora considerem que a maioria dos produtos seja de natureza física, quando visualizados de maneira ampla, passam a incorporar além de objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e idéias.

Outro fator a ser considerado em relação ao produto, em consonância com os autores supracitados, é que o produto deve enquadrar-se em três níveis, no sentido de realmente atender de forma plena aos anseios e necessidades dos consumidores. Esses três níveis incluem o produto básico, incluindo a solução de problemas que o consumidor espera alcançar, quando da compra de um produto; o produto tangível, em que são considerados sua qualidade, aspectos, estilo, nome de marca e embalagem e, por fim, o produto ampliado, representado por algo além do que o consumidor espera em termos de produto básico. Também chamam a atenção para a estratégia que poderá ser adotada em relação à classe que o produto pertence, ou seja, cada produto, de forma individualizada, irá responder efetivamente a um determinado tipo de estratégia. Para os bens especiais, por exemplo, o fator preço será o elemento que menos irá influenciar a decisão de compra, uma vez que o consumidor quando da aquisição de um bem especial está adquirindo justamente algo que tem características difíceis de serem encontradas em outros produtos de mesma categoria[2].

No livro, Princípios de Marketing: uma perspectiva global, percebe-se haver uma convergência de pensamento dos teóricos Semenik e Bamossy com Kotler e Armstrong, quando aqueles afirmam que

um produto é mais do que um objeto tangível que desempenha papéis específicos e requer certas matérias-primas e atividades de produção para o seu fabrico. Precisamente um produto é projetado para servir aos usuários e proporcionar resultados evidentes e identificáveis. Todavia, o sucesso de um produto no mercado está geralmente relacionado não a seus atributos tangíveis, mas à percepção do seu valor pelos consumidores (...) produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor[3].

Em relação aos benefícios esperados de um determinado produto, a ênfase será dada para a qualidade que o mesmo apresenta em relação ao concorrente e será discutida posteriormente, quando forem abordadas nesse livro as novas tendências do Marketing.

Enfim, em relação ao produto, pode-se desenvolver atividades diversas. Tudo vai depender da estratégia geral da empresa em consonância com a estratégia básica de Marketing. Dessa forma , o dono da empresa poderá fazer alterações em: qualidade do produto, seus aspectos, design, marca, embalagem, rótulos, serviços de apoio, garantia, dentre outras. O importante é que qualquer decisão tomada promova cada vez mais a satisfação global do cliente, o que implica uma satisfação acima do que os concorrentes estão dispostos a promover para seu cliente.


[1] Princípios de Marketing, p.173-188.

[2] Kotler & Armstrong, 1995, passim.

[3] Semenik & Bamossy, p. 258-260.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios