INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE
Maria de Fátima Nóbrega Barbosa
Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP
(92 páginas, 306 kb) pulsando aquí
Introdução
O marketing é uma atividade complexa e interessante. Pelo menos duas observações preliminares sobre ele devem ser enfocadas. Primeiro, é necessário diferenciá-lo da propaganda, pois esta é apenas uma faceta daquele. Segundo, é imprescindível informar que o marketing é dimensão estratégica para as empresas de pequeno porte.
Diante do exposto, torna-se relevante uma abordagem introdutória do marketing, tendo por objetivo contribuir para que essa área da ciência administrativa seja melhor compreendida e utilizada pelas pequenas empresas.
Torna-se imperioso uma abordagem de conceitos e teorias fundamentais básicos que ajudem os iniciantes na seara do marketing a desconstruirem conceitos, rótulos e signos preconcebidos.
Assim sendo, o livro enfocará um breve histórico do marketing, abordando: sua evolução em cinco períodos; o conceito de marketing pautado em uma visão moderna em que é considerado não apenas do ponto de vista econômico, mas também pelo prisma social; o composto de marketing ou 4 Ps – produto, preço, praça e promoção - ; as novas tendências do marketing focando os conceitos de produto total e de qualidade; a diferença entre marketing tradicional e marketing interativo e a segmentação de mercado; a organização da empresa, dando ênfase à cultura organizacional e à estratégia de marketing para os clientes internos e externos.
Ademais, para se alcançar uma gestão efetiva nas empresas de pequeno porte, a aplicabilidade dos conceitos do marketing é basilar na busca de uma sustentabilidade de longo prazo.
Outrossim, conceitos, definições e teorias são informações contributivas na construção de paradigmas ético-sustentáveis ao redor da ciência administrativa, tão estigmatizada no cenário hodierno.
As considerações apresentadas servem de viés para que iniciantes, tais como, alunos, pequenos empresários e parte da sociedade em geral, adentrem na produção do conhecimento, de forma ética e organizada, respeitando as relações sócio-econômicas no processo global contemporâneo.