Estado Misto
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Estado Misto:

No mundo moderno o que prevalece é um Estado misto, isto significa dizer obedece de uma forma geral ao princípio liberal, ou neoliberal, e ao mesmo tempo tem o seu ponto de atuação ditadorial, ou intervenção forte quanto à tendência unilateral para um grupo em particular que exerce o seu poder de mercado.

A concorrência monopolística e os oligopólios são formas de monopólios que tem um certo poder de mercado como um agente particular que não deve proceder de tal forma, porém o faz por conta de insegurança e riscos que as relações sociais oferecem aos participantes, e quanto menos perturbadores existam na atuação mercadológica melhor.

Principalmente o oligopólio que por si só já é concentrador, por conta de seu processo de acumulação que exerce ao longo dos tempos, e poucos competidores participando do mercado ao dividir mercado e estabelecer preços cobrados dentro de sua área de ação, conseqüentemente explorando ao seu bel-prazer os consumidores que estão em competição perfeita (REZENDE: 1979; p. 48).

Todavia, é justamente na hora de dominação de pequenos grupos explorando de forma predatória o mercado, ou tendendo a fazê-lo, que intervém o Estado, com vistas a dirimir as desregularidades existentes na economia, e por extensão na sociedade como um todo que necessita de uma certa liberdade vigiada.

A atuação de um Estado que trabalha de forma mista, isto significa dizer, utilizar-se do princípio do laissez faire, ou hedonismo de forma vigiada para que não haja o exagero por alguns atores sociais que primam por tirar vantagens em tudo que faz em sua atuação mercadológica, e não se pode deixar que isto aconteça de forma desordenada (WHYNES & BOWLES: 1982; p. 120).

Assim, em todos os recantos do mundo o que prevalece é uma economia ou atuação estatal de forma mista, pois não existe o capitalismo puro, nem tão pouco o socialismo como foi pregado pelos utópicos pensadores do século XIX, e imaginado pelos idealistas da modernidade, daí a importância do neoliberalismo com a presença do Estado em todos os pontos da sociedade, e da economia como um todo.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades