Estado ditatorial
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Estado ditatorial:

Por outro lado, alguns outros cientistas pensam de forma totalmente oposta, isto é, o mercado deve ser orientado de acordo com um planejamento governamental, e todos devem seguir fielmente para que não apareçam de forma persistentes os ganhos exploratórios de alguns poucos que almejem tirar proveitos das relações sociais.

Um estado ditatorial é aquele que todas as condições mercadológicas são ditadas pelos órgãos de planejamento do Estado, sem a participação organizativa dos atores sociais que sabem o que é bom ou é ruim para os seus desejos, de tal modo que as relações sociais não exercem algum efeito sobre o ajustamento econômico que o sistema necessita (WHYNES & BOWLES: 1982; p. 33).

Este sistema oferece ganhos e perdas incalculáveis, visto que, de um lado os desajustes sociais são mínimos diante de um campo muito grande de incerteza e insegurança que um mercado livre lhe impõe; por outro, o progresso tecnológico não acelera uma competitividade que direciona a um rápido processo de acumulação de capital, para um crescimento de acordo com as condições reais da sociedade.

Um estado que organiza a produção e o consumo em uma determinada sociedade, em forma de planejamento das necessidades que a população precisa para o seu consumo, prescinde da aplicação de incentivos, e da disponibilidade de subsídios, por um lado, isto significa dizer, é a colocação de impostos diretos e/ou indiretos na produção e no consumo para que as desigualdades não sejam implementadas dentro de uma economia desigual (REZENDE: 1979; p. 25).

Mesmo um estado ditador não significa que ele esteja fechado para o resto do mundo, pois um país produz as suas necessidades internas, mas algumas outras coisas devem ser importadas, ou exportadas para completar o que falta internamente, ou no exterior, daí uma relação com o mercado internacional que também está sob as ordens de respeito à soberania aos governos outros, pois cada um deve proteger as suas fronteiras.

Deste modo, a intervenção no Estado sempre é fundamental por conta das transformações que o mundo tem passado que culminaram com a formação de oligopólios, multinacionais, transnacionais, big corporations, ou qualquer uma outra forma de concentração que prejudica os consumidores, e os que não têm poder de participação no mercado.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet