Produção ideal e excesso de capacidade
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Produção ideal e excesso de capacidade:

Para tratar deste assunto, faz-se necessário que se conheçam alguns termos que acabam de surgir, como produção associada ao custo médio mínimo de longo prazo, e de excesso de capacidade que é a diferença entre a produção ideal e a produção realmente atingida no equilíbrio de longo prazo (PINDYCK & RUBENFELD: 2000; p. 472).

O gráfico a seguir mostra esta análise, onde CMeL significa custo médio de longo prazo; e, CMeC e CMeC são respectivamente os custos médios de curto prazo 1 e 2. No eixo vertical tem-se os valores monetários e no eixo horizontal as quantidades produzidas. O ponto Ep quer dizer o ponto de tangência de custo médio de longo e de curto prazos se bem que o custo médio de longo não corta o custo médio de curto o seu mínimo, porque é

uma das plantas iniciais, ou tamanho pequeno que com o passar do tempo, tem-se uma planificação. A produção ideal está em Ec, porque está no mínimo da curva de custo médio de longo e de curto prazo. O excesso de capacidade fica na diferença entre Oqc - Oqe unidades de produção, sendo capacidade deficiente ou excesso de capacidade negativa.

Do ponto de vista social, a competição monopolistica não utiliza todos os recursos da sociedade, por causa simplesmente de um poder monopolistico que a ela compete, estipulando um preço a cobrar, ser bem maior do que o custo marginal, portanto, praticando uma exploração monopolistica sobre o consumidor.

A exploração monopolistica tem um argumento muito forte que é a diversificação, e isto faz encarecer o produto, conseqüentemente cobrar um preço pela distinção dos demais, e ter sua venda aumentada no mercado. Chamberlin considera Ep no gráfico anterior como uma espécie de ideal.

Todavia, Cassel (1936 - 37) dividiu o excesso de capacidade em partes, e em uma primeira parte ele coloca uma diferença entre o tamanho social e o individual, isto quer dizer que os pontos Ec e Em caracterizam esta distinção. Em uma segunda parte, ele explicita que a firma que opera no ponto de vista social é melhor em Em do que em Ec, e o excesso de capacidade é QeQc. Portanto, a competição monopolística é uma estrutura de mercado que mais se aproxima da realidade, mesmo sendo casos raros na economia atual.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet