O longo prazo e a maximização de lucros
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

MERCADOS: DA ABSTRAÇÃO À DESIGUALDADE SOCIAL

 
 
Luiz Gonzaga de Sousa

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (74 páginas, 991 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

O longo prazo e a maximização de lucros:

O longo prazo é caracterizado dentro de uma perspectiva de horizonte de planejamento, no qual as firmas têm condições de mudarem conjuntamente todos os seus custos totais.

Esse período de tempo revela-se muito longo, a ponto dos economistas sentirem dificuldades na quantificação desse tempo.

No longo prazo, a firma muda consideravelmente sua planta, pode sair, ou entrar em uma indústria dependendo dos lucros se favoráveis, ou não.

Em uma visualização gráfica podem-se caracterizar as curvas de curto prazo designadas objetivamente como CMe ,CMe ,CMe e CMe , com Cmg , CMg , CMg , e CMg são custos médios e marginais respectivamente.

O símbolo P significa o preço cobrado em regime competitivo, igual a receita média, marginal e demanda. A curva de custo marginal de longo prazo é derivada da interseção da curva de custo marginal de curto prazo com a projeção do menor custo médio com o eixo horizontal, surgindo os pontos A, B, C, D. A maximização de lucros está no ponto onde CMgL é igual a RMg, RMe, P e demanda, depois dos ajustamentos necessários exigidos pela economia, isto é, o ponto D do gráfico anteriormente analisado.

O lucro econômico quer dizer que a empresa está recebendo mais do que receberia se aplicasse seus recursos em outras indústrias. Assim, o lucro econômico faz com que novas firmas entrem na indústria, e façam com que a curva de oferta se desloque para a direita do ponto original.

Equilíbrio de longo-prazo na indústria:

O ajustamento na indústria se dá até onde o preço seja igual ao custo marginal de longo prazo, pois aí já se tem o lucro contábil, e já não existe o prejuízo extra-normal.

O equilíbrio de longo prazo tem-se onde existe a igualdade dos custos médios de curto prazo, com os de longo prazo; cujo preço, iguala-se com as receitas marginais e médias, portanto ficando no mínimo dos custos médios de longo prazo, e de curto prazo. O gráfico a seguir retrata este tipo de análise, pois depois de todo ajustamento, o preço fica em P e a quantidade em OQ no longo prazo. No ponto B, onde a demanda é igual ao preço, que por sua vez, é igual à receita marginal, tem-se o lucro econômico igual a zero (0), mesmo que se esteja maximizando lucros. Isto decorre do fato de que a entrada e saída de empresas em busca de um lucro máximo é ambição maior do empresário que luta pela obtenção de conseguir o lucro maximizado possível, nas condições de igualdade, para sua empresa.

Uma curva de custo médio em forma de U, e que esteja no longo prazo, reflete as economias de escala de longo prazo, ou os rendimentos de escala no curto prazo conseguidos pela alocação eficiente, ou ineficiente dos recursos da empresa.

Estes elementos causadores das economias de escala não constantes furam os princípios da competição perfeita, mas serão analisados nos tópicos que seguem.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet