OS TRANSPORTES URBANOS EM CAMPINA GRANDE
BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

 

ECONOMIA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Luiz Gonzaga de Sousa

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (209 páginas, 736 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

OS TRANSPORTES URBANOS EM CAMPINA GRANDE

Introdução

 

            Um dos problemas que afligem as cidades médias e grandes são os transportes coletivos urbanos, visto pelos seus diversos aspectos. Por um lado, os transportes coletivos urbanos causam problemas nas horas de congestionamento, pois uma cidade mal estruturada na distribuição de suas artérias faz com que o amontoado de automóveis fique interrompendo o trânsito e poluindo os ares da cidade com seus apitos estridentes. Por outro lado, os problemas são surgidos pela demanda excessiva aos transportes urbanos e a oferta não atender a contento a este fluxo. Todos estes problemas fazem com que os dirigentes municipais procurem resolver estas questões proporcionando o máximo de bem-estar a sua comunidade.

Os problemas com os transportes coletivos urbanos não são de hoje, Roma antiga já se preocupava com os seus meios de transportes. Nesta trajetória cronológica, acompanha-se toda uma luta na Europa recente em estruturar o seu tráfego urbano com programas e mais programas, sem encontrar aquele que satisfaça a toda uma atualidade geral. Para as cidades pequenas, os problemas não são tantos, mas quando a cidade começa a possuir um número mais elevado de população e seu parque industrial e comercial se expande, aí começa a surgir a hora de rush, o engarrafamento e muitos outros problemas pertinentes a cidades de porte médio e ou grande.

Aqui em Campina Grande já se encontra uma população de mais ou menos 300 mil habitantes e um número de automóveis bastante suficiente para causar os grandes problemas que ocorrem nas cidades grandes, do tipo Rio de Janeiro, São Paulo e muitas outras. Com isto, este trabalho tenta analisar a atuação dos transportes urbanos no Município; como se calcula a tarifa dos transportes coletivos e a atuação dos movimentos comunitários, como impedir que as autoridades municipais e os empresários dos transportes urbanos cometam os maiores absurdos na exploração sobre seus usuários. Sabe-se que a qualquer aumento nos preços dos derivados de petróleo, os empresários reivindicam reajustes em suas tarifas, sendo prontamente atendidos pelo governo municipal, mas os movimentos comunitários estão aí para coibir estes abusos que são cometidos pelos poderosos empresários campinenses.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet