El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

SISTEMA COMUNITÁRIO

No Sistema Comunitário podemos distinguir dois modos de produção:

1. O modo de produção recolector que se caracteriza por uma procura sistemática pelo homem dos bens necessários à sua subsistência, mediante a simples apropriação ou aproveitamento dos produtos que a natureza lhe oferece para se alimentar, tais como: frutos, grãos, raízes, crustáceos, insectos, animais selvagens. Para facilitar esta recolha produz e utiliza os primeiros artefactos e instrumentos de trabalho, ainda que rudimentares. A procura de alimentos obriga o homem a deslocações frequentes pelo que esta fase é, por vezes, denominada de nómada.

2. O modo de produção de bens de subsistência que se caracteriza por uma produção consciente, resultante da própria iniciativa do ser humano, já planeada e que altera profundamente as relações sociais no interior da comunidade e entre elas. A agricultura predomina como forma de produção, inicia-se a domesticação e criação de animais e plantas, novos instrumentos de trabalho são criados ou aperfeiçoados. Os meios de obtenção de alimentos ampliam-se e as populações tendem a fixar-se em espaços próprios, iniciando um modo de vida sedentário. O homem consegue adaptar, em certas condições, o ambiente às suas necessidades.

Apesar das diferenças antropológicas e das diferenças ambientais que os povos encontraram ao espalharem-se pelo mundo, muitos conservaram as características de um modo de vida comum, mesmo em períodos históricos muito diferenciados. As alterações entretanto surgidas no processo produtivo e o seu desenvolvimento foram-se reflectindo no comportamento, na estrutura e organização dos grupos humanos e, consequentemente, no tipo de relações económicas e sociais até então existentes. Na actualidade ainda persiste a existência de povos, em algumas regiões, que praticam as suas actividades produtivas utilizando meios primitivos e mantêm hábitos e costumes herdados das comunidades primitivas.

A base económica do sistema comunitário consiste:

- em assegurar a subsistência do indivíduo, integrado na sua comunidade

- no trabalho conjunto dos seus membros

- na posse colectiva dos meios de produção, limitada à sua comunidade

- na distribuição igualitária dos produtos conseguidos

- na ausência de divisão de classes e antagonismos sociais

- no começo da manipulação das condições naturais em benefício do homem.

Na forma de vida destas sociedades predominam a partilha colectiva, recíproca e solidária.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades