El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

GRUPOS SOCIAIS

Por grupo social entende-se uma comunidade humana colectiva, real e concreta, mas parcial, que começa geralmente pelo estabelecimento de relações ocasionais, de forma empírica, que se vão estruturando pouco a pouco. A sua existência manifesta-se por um determinado número de factores que caracterizam a sua dinâmica. Entre esses factores podem destacar-se:

- existência entre os seus elementos de um ou mais objectivos e motivações, que assumem a forma de conteúdo socialmente valioso para o exercício duma actividade contínua e conjunta, localizada num determinado tempo e espaço;

- padrões próprios de conduta e uma coesão que assegure a formação de relações interpessoais e a integração do seus membros no grupo;

- responsabilidades comuns pelos resultados de acções conjuntas;

- formas de circulação da comunicação, embora dependentes da natureza e do nível dos meios existentes;

- estrutura identificada com o conjunto de funções assumidas pelo grupo;

- organização que implica a definição dum aparelho de orientação e controlo.

É frequente a existência dum comando formado por indivíduos escolhidos segundo determinados critérios que variam com o tempo, a dimensão e o objectivo do grupo. A responsabilidade de velar pelo cumprimento das funções de comando é atribuída, por vezes, à figura dum chefe ou líder, que assume o topo da hierarquia, e a quem os demais membros reconhecem ou aceitam o direito de tomar as decisões que afectam os interesses do grupo, determinam a orientação e a sua actividade. Em muitos casos a figura do líder limita-se a representar o grupo.

A posição e a actividade destes grupos não decorre de relações de propriedade dos meios de produção, pois de contrário assumiam a característica de classes sociais com posições antagónicas. Podem dedicar-se a uma actividade económica ou a funções e objectivos doutra natureza. Porém, mesmo neste casos, as relações de produção exercem uma importante influência.

No decorrer da sua existência, os homens formaram comunidades baseadas num interesse comum: rebanho primitivo, clã, tribo, família, parentesco, aldeia, oficina artesanal, etnia, colectividade, igreja, etc. Esse interesse pode ser apenas social, económico ou sócio-económico. Este último é em geral predominante.

A comunidade é a célula básica da sociedade humana, pequeno organismo mas com fortes laços no seu funcionamento interno, que se manifestam sob a forma de conteúdo social e individual. Os seus componentes identificam-se pelas mesmas motivações e responsabilidades na actividade conjunta. Ao conceito isolado do “eu” ou do “nós” contrapõe-se o conceito colectivo de “nós”. Este é um aspecto fundamental para entender o sistema comunitário.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades